Atividade de interpretação com tema Democracia

A atividade de hoje consiste em três pequenos exercícios de interpretação textual que exigem do candidato a análise de um tema bastante pertinente na atualidade: democracia.. Muitos me perguntam qual será o tema da redação do enem e eu afirmo com segurança que dificilmente o tema será política, mas pode ser qualquyer coisa que tangencie este tema como, por exemplo, o engajamento do cidadão em questões políticas. Toda e qualquer leitura sobre o tema, portanto, é bem-vinda.

O texto abaixo é referência para as questões 01 a 03.

A democracia no Brasil

Democracia é um ideal de sistema político criado no Ocidente, cujo conteúdo e exercício têm passado por constantes modificações ao longo da história. Se a definirmos como um conjunto de valores que incluam igualdade, liberdade e participação, podemos dizer que os países se alinham de acordo com a maior ou menor aproximação desse modelo, tendo cada um seguido um percurso próprio. Idas e vindas devem-se ao fato de que os três componentes são muitas vezes incompatíveis. Nesse sentido, não há uma democracia à brasileira. Há um percurso brasileiro de busca do modelo, iniciado em 1822.
Algumas características desse percurso? Primeira: é "looongo"! Segunda: é particularmente falho na parte do tripé que corresponde à igualdade. Terceira: é tortuoso, mas vai para a frente. Democracia, ainda que tardia. Somos eternos inconfidentes. No caso dos direitos sociais, nossa legislação social foi bastante precoce, implantada ao estilo alemão, de cima para baixo. Seu problema hoje é gerencial e financeiro.
No caso dos direitos civis, estão na constituição desde 1824. Mas são até hoje os menos garantidos. Enfrentaram ao longo da história os obstáculos formidáveis da escravidão, do latifúndio e do patriarcalismo, que os tornavam letra morta para a maioria da população. Hoje, enfrentam o problema da violência urbana, da corrupção policial, da ineficiência do Judiciário. O cidadão do campo, indefeso diante do senhor de terras, continua hoje indefeso no mundo urbano diante do crime, do arbítrio policial, da inacessibilidade ao Judiciário. Assim como a escravidão era o grande obstáculo à democratização no século XIX, pelo lado da liberdade, da igualdade e da participação, a desigualdade é hoje a escravidão que impede o avanço democrático.
Assim como o país no século XIX foi muito lento em abolir a escravidão, continuou no século XX lentíssimo em reduzir a desigualdade. A liberdade e a participação, em vigor desde 1985, ainda não produziram a redução dos índices de desigualdade. Esse é o nó de nossa democracia.

(CARVALHO, José Murilo de. Cult, n. 85, out. 2004.)

01  - Segundo o texto, é correto afirmar:


ebook-gratisa)    O Brasil copiou o modelo alemão de legislação social.
b)    Os países democráticos apresentam diferentes modelos de democracia porque o conjunto de valores que define esse sistema inclui componentes incompatíveis entre si.
c)    A legislação social no Brasil não foi fruto de amadurecimento a partir de discussões democraticamente realizadas.
d)    Existem três tipos de democracia, conforme os valores em que se pautam: um pautado na igualdade, outro na liberdade e outro na participação.
e)    O Brasil já resolveu dois dos três aspectos fundamentais do ideal democrático: a liberdade e a participação; só falta resolver o problema da desigualdade.

02 - Segundo o texto, a lentidão do percurso brasileiro em direção ao ideal democrático se deve:
a)   À falta de leis que garantam o direito de participação a todos os cidadãos.
b)   À redução dos índices de desigualdade.
c)   À falta de programas que diminuam o êxodo rural e evitem que os trabalhadores sofram os problemas urbanos.
d)   À nossa condição natural de "eternos inconfidentes".
e)   À falta de ações governamentais que ataquem a questão central em cada época.

03 - Indique a alternativa que explicita o sentido que tem no texto a frase "Somos eternos inconfidentes":
a)   Os brasileiros nunca estão satisfeitos com os avanços que a democracia vem proporcionando.
b)   Os brasileiros estão sempre às voltas com atitudes antidemocráticas do governo.
c)   Os brasileiros rejeitam os conselhos de representantes de democracias mais sólidas e buscam construir seu próprio sistema de governo.
d)   Os brasileiros não encontraram formas de superar problemas sociais como a violência urbana e a corrupção policial.
e)    As manifestações pró-democracia no Brasil não passam de uma farsa, pois o país nunca teve intenções autenticamente democráticas.

Postar um comentário

1 Comentários