Questões de interpretação para 6º EF

Nos dois artigos anteriores falamos a respeito de interpretação de textos. Nestes exercícios abaixo você poderá resolver algumas questões abertas de interpretação. Com isso poderá também exercitar a capacidade de organizar suas respostas de forma lógica e coerente

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(Mafalda, São Paulo: Martins Fontes, 1998. V. 1, p. 113.)

QUESTÃO 1 (Descritor: relacionar uma informação identificada no texto com outras oferecidas no próprio texto ou em outro(s) texto(s).)

Assunto: Procedimentos de leitura – identificação das relações entre partes do texto

Ao referir-se a “empresários”, o personagem principal do texto, Manolito, usa o pronome “nós”, ou seja, ele também se inclui naquela categoria, a dos empresários. Que fato lhe permite fazer isso?

QUESTÃO 2 (Descritor: depreender de uma informação explícita outra informação implícita no texto)

Assunto: Procedimentos de leitura – deduzir informações

Na concepção de Manolito, ele deve mostrar às pessoas que os empresários são humanos. De acordo com a situação mostrada na tirinha, o que torna um empresário humano?

QUESTÃO 3 (Descritor: Analisar o efeito de sentido consequente do uso de recursos gráficos – diagramação, forma, tamanho e tipo de letras, disposição espacial, etc.)

Assunto: Recursos expressivos e efeitos de sentido – a relação entre recursos visuais e a intencionalidade e o sentido do texto

Com que intenção o autor da tirinha destaca, em letras bem grandes, a palavra “UM” no 3º quadrinho? Justifique bem a sua resposta.

QUESTÃO 4 (Descritor: estabelecer relações sintático-semânticas na progressão temática – temporalidade, causalidade, oposição, comparação)

Assunto: Identificação das relações de fato e causa

Manolito, com certeza, não será bem-sucedido na sua tentativa de mostrar que os empresários são humanos. Por quê?

TEXTO 1

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QUESTÃO 5 (Descritor: estabelecer relação entre uma tese (global ou local) e os argumentos oferecidos para sustentá-la)

Assunto: Coerência e coesão – uso de argumentação consistente

O slogan “Só se acaba com a fome abrindo a boca” parece não ter criatividade, ao contrário do que acontece com a maioria dos anúncios. Escreva um pequeno parágrafo, comprovando essa afirmativa.

QUESTÃO 6 (Descritor: inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão considerando o contexto e/ou universo temático e/ou a estrutura morfológica da palavra - radical, afixos, flexões)

Assunto: Procedimentos de leitura – deduzir o sentido de uma palavra ou expressão

Ao contrário, porém, do que se pode julgar inicialmente, o anúncio é, sim, bastante criativo. O que ele faz é explorar o duplo sentido do slogan. Com base nessa informação, explique o duplo sentido de “Só se acaba com a fome abrindo a boca”.

TEXTO 2

Marcelo entrou em casa correndo:

- Papai, papai, embrasou a moradeira do Latildo!

- O quê, menino? Não estou entendendo nada!

- A moradeira, papai, embrasou...

- Eu não sei o que é isso, Marcelo. Fala direito!

- Embrasou tudo, papai, está uma branqueira danada!

Seu João percebia a aflição do filho, mas não entendia nada... Quando Seu João chegou a entender o que Marcelo estava falando, já era tarde. A casinha estava toda queimada. Era um montão de brasas. O Godofredo gania baixinho... E Marcelo, desapontadíssimo, disse para o pai:

- Gente grande não entende nada de nada, mesmo!

(ROCHA, Ruth. Marcelo, marmelo, martelo. 46. ed. Rio de Janeiro: Salamandra, 1995, p. 20-1.)

QUESTÃO 7 (Descritor: estabelecer, na construção do sentido do texto, articulações entre termos pertencentes a uma família lexical ou de um mesmo campo semântico)

Assunto: Estabelecimento de relações entre radical, campo semântico e o sentido atribuído a uma palavra

Como você pôde observar, o personagem principal do texto, Marcelo, criou algumas palavras: “moradeira”, “Latildo”, “embrasou”. Apesar de inexistentes em nosso vocabulário, tais palavras obedecem a um princípio lógico e (por que não dizer?) bastante inteligente. Com base nessas informações, responda: que raciocínio Marcelo usou para criar as palavras de maneira tão lógica?

QUESTÃO 8 (Descritor: relacionar uma informação identificada no texto com outras pressupostas pelo contexto)

Assunto: Procedimentos de leitura – relacionamento entre texto e contexto

Apesar de original e inteligente, a invenção de Marcelo lhe trouxe um grave problema: qual foi ele?

TEXTO 3

A professora ensina como deve ser usada a vírgula e faz um ditado para os alunos colocarem as vírgulas. Eis a redação de Chico:

O homem saiu de casa na cabeça, trazia um chapéu amarelo nos pés, sapatos de lona escura nos olhos, óculos contra o sol na lapela, um bonito cravo vermelho.

(BUCHWEITZ, Donaldo, org. Piadas para você morrer de rir. Belo Horizonte: Leitura, 2001, p. 182.)

QUESTÃO 9 (Descritor: avaliar a adequação do texto considerando sua finalidade em função do gênero – propaganda e persuasão; notícia e informação – e veículo de divulgação – jornal, revista, livro)

Assunto: relacionamento entre texto, intencionalidade e portador

A intenção primeira do texto é provocar o humor, e isso já pode ser antecipado a partir de uma informação dada ao leitor. Que informação é essa?

QUESTÃO 10 (Descritor: analisar o efeito de sentido consequente de uma transgressão intencional ou involuntária dos padrões ortográficos ou morfossintáticos da modalidade escrita)

Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido – o sentido e a intenção de uma transgressão

O humor do texto não está no fato em si de Chico ter errado a pontuação, mas, sim, na consequência principal de seu engano. Que consequência foi essa?

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Comentário sobre as questões de interpretação

QUESTÃO 1

O fato do texto que lhe permite fazer isso é que ele é filho de um empresário. Obviamente, ele pensa em, no futuro, dar continuidade aos negócios do pai.

QUESTÃO 2

De acordo com a tirinha, o que torna um empresário humano é o fato de ele oferecer, gratuitamente, para as pessoas experimentarem, produtos de sua empresa.

QUESTÃO 3

A palavra UM, no texto, vem em destaque para demonstrar que Manolito gritou com Susanita, a fim de alertá-la para o fato de poder experimentar apenas um caramelo, e não vários.

QUESTÃO 4

Obviamente, Manolito não será bem-sucedido em sua tentativa de convencer as pessoas de que os empresários são humanos. Isso porque ninguém vai acreditar na humanidade de um empresário que é capaz de gritar com seus clientes por causa de simples caramelos.

QUESTÃO 5

O slogan realmente parece não ter nenhuma criatividade, pois afirmar que só se acaba com a fome abrindo a boca é dizer, a princípio, algo muito óbvio, que todas as pessoas sabem.

QUESTÃO 6

O slogan usa o duplo sentido para fugir do óbvio e garantir a força da mensagem. O duplo sentido é que só se pode acabar com a fome, de fato, fazendo com que as pessoas abram famintas abram a boca e comam. Mas não se trata só disso: acabar com a fome é abrir a boca no sentido de ligar para o número indicado no texto e se informar sobre as diversas maneiras de ajudar a quem tem fome.

QUESTÃO 7

Marcelo usou o seguinte raciocínio: as palavras devem ter uma relação direta com os seres e objetos que elas nomeiam. Se uma característica básica de um cachorro é latir, nada mais lógico do que seu cão se chamar “Latildo”. Se a função de uma casa é permitir que as pessoas tenham um lugar para morar, o nome mais adequado seria “moradeira”, e assim por diante.

QUESTÃO 8

A invenção de Marcelo lhe trouxe um problema grave: ele não foi compreendido pelo pai, o que acabou por impedir qualquer possibilidade de salvar a “moradeira do Latildo”.

QUESTÃO 9

A informação que nos permite tal conclusão é a de que o texto foi retirado de um livro de piadas.

QUESTÃO 10

A consequência foi que Chico criou um texto que tem como característica principal o absurdo, afinal, suas frases dizem, entre outras coisas, que o homem trazia um chapéu amarelo nos pés.

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