Prova de interpretação para 6º EF

Neste artigo vamos fazer mais alguns exercícios referentes à interpretação de textos. A partir de alguns pequenos fragmentos de obras consagradas, poderemos verificar conceitos básicos relacionados à semântica.

mulher-lendo-um-livro

Exercícios de compreensão de textos para 6º EF

TEXTO 1

ESTILO

- Que é isso?
- É um requerimento.
- Você que escreveu? Deixa eu ler. “ O abaixo-assinado vem requerer a V.S.a ...” Mamãe, puxa, você nunca escreveu tão grã-fino.

(LISPECTOR, Clarice. Para não esquecer. 3. ed. São Paulo, Ática, 1984, p. 34.)

QUESTÃO 1 (Descritor: reconhecer níveis de registro – formal e informal)

Assunto: Reconhecimento de variedades linguísticas e de níveis de registro da língua

A caracterização feita pelo personagem, (“grã-fino”), refere-se essencialmente:
a) ao fato de a mãe ser sofisticada a ponto de escrever requerimentos.
b) ao destinatário do requerimento, uma pessoa muito importante.
c) à formalidade da linguagem num gênero como o requerimento.
d) à forma irônica com que o filho trata o estilo da mãe.

TEXTO 2

Petição ao Prefeito
Governador desta cidade,
Excelentíssimo Prefeito
General Mendes de Morais,
Ouça o que digo, e tenho que há de
Mover-se-lhe o sensível peito
Dado às coisas municipais!
Há no interior do quarteirão
Formado pelas avenidas
Antônio Carlos, Beira-Mar,
Wilson e Calógeras, tão
Bem traçadas e bem construídas,
Um pântano que é de amargar!
Não suponha que eu exagero,
Excelência: é a verdade pura,
Sem nenhum véu de fantasia.
Já o pintei uma vez: não quero
Fabricar mais literatura
Sobre tamanha porcaria!
Reporters, a quem nada escapa,
Escreveram sueltos diversos
Sobre esse foco de infecção.
Fotógrafos bateram chapa...
Coisas melhores que os meus versos
De velho poeta solteirão!
Fiz, por sanear-se esta marema,
Uma carta desesperada
Ao seu ilustre antecessor,
Uma carta em forma de poema:
O homem saiu sem fazer nada...
Pelo martírio do Senhor,
Ponha o pátio, insigne Prefeito,
Limpo como o olhar da inocência,
Limpo como – feita a ressalva
Da muita atenção e respeito
Devidos a Vossa Excelência –
Sua excelentíssima calva!
(BANDERIA, Manuel. Mafuá do Malungo. In: Estrela da vida inteira. 2. ed. Rio de Janeiro, José Olympio/INL, 1970, p. 347.)

Vocabulário: sueltos: pequenos artigos de jornal; marema: terreno insalubre, pantanoso; martírio: sofrimento; insigne: ilustre, distinto; ressalva: exceção, restrição; calva: careca.

QUESTÃO 2 (Descritor: Inferir o sentido de uma palavra ou expressão considerando o contexto e/ou universo temático e/ou a estrutura morfológica da palavra – radical, afixos, flexões)

Assunto: Procedimentos de leitura – inferir o sentido de palavras ou expressões

O contexto em que foi usada a palavra nos permite deduzir que “petição” é:
a) um pedido.
b) uma ordem.
c) uma reclamação.
d) um processo.

QUESTÃO 3 (Descritor: Localizar informações num texto)

Assunto: Procedimentos de leitura – identificação de informações num texto

O que motivou a petição foi o fato de:
a) o autor do texto, Manuel Bandeira, ser um poeta.
b) o seu destinatário ser uma autoridade, o Prefeito.
c) o antecessor do prefeito merecer sérias críticas.
d) o atual prefeito precisar fazer uma obra de saneamento.

QUESTÃO 4 (Descritor: relacionar uma informação identificada no texto com outras pressupostas pelo contexto)

Assunto: Identificação do humor como recurso expressivo do texto

A passagem que dá ao texto um toque de humor é aquela em que o poeta:
a) afirma que já fez literatura sobre uma grande porcaria.
b) acusa o ex-prefeito de não ter feito nada em seu mandato.
c) confessa que escreve pior do que os repórteres.
d) compara a futura limpeza do local com a careca do prefeito.

TEXTO 4

clip_image002

(Veja, 18/12/2002.)

QUESTÃO 5 (Descritor: avaliar a adequação do texto considerando sua finalidade em função do gênero (propaganda e persuasão; notícia e informação) e veículo de divulgação (jornal, revista, livro)

Assunto: Associação entre texto, gênero, intenção e veículo de divulgação

O texto que você leu foi publicado na Revista VEJA, em 18/12/2002. Considerando também essa informação, só NÃO podemos afirmar que:
a) se trata de uma propaganda do Mini System Titanium da Gradiente.
b) é um exemplo típico de anúncio veiculado às vésperas do Natal.
c) tem como alvo um público bastante diversificado economicamente.
d) sugere que os jovens usem esse modelo de carta para fazer seu pedido.

QUESTÃO 6 (Descritor: estabelecer relação entre uma tese (global ou local) e os argumentos oferecidos para sustentá-la)

Assunto: Identificação do principal argumento de um texto

Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que apresenta o melhor argumento do locutor/narrador do texto para ganhar o que deseja:
a) ele, locutor/narrador, está muito a fim de ter um Mini System Titanium da Gradiente.
b) o Mini System Titanium da Gradiente reproduz MP3 com 5000 watts de potência.
c) o aparelho permite ouvir o som da hora trocando umas ideias com uma garota.
d) com o Mini System Titanium, o locutor/narrador vai conquistar muitas mulheres.

QUESTÃO 7 (Descritor: inferir o sentido de uma palavra ou expressão considerando o contexto e/ou universo temático e/ou a estrutura morfológica da palavra – radical, afixos, flexões)

Assunto: Procedimentos de leitura – inferir o sentido de palavras ou expressões

Dentre as palavras destacadas nas passagens abaixo, a única que foi INCORRETAMENTE interpretada é:
a) “A parada é a seguinte...” (situação)
b) “... eu queimo uns CDs MP3...” (gravo)
c) “... convido a mina para ouvir um som da hora...” (na hora exata)
d) “Quebra essa pra mim, mano.” (Ajude-me)

TEXTO 5

TREM FLUTUANTE

O Trem Bala vai ser ultrapassado. Está chegando o trem mais rápido do mundo: o Transrápido 07. Os viajantes embarcarão a 500 quilômetros por hora sem qualquer atrito ou trepidação. Isso porque o trem não possui rodas nem trafega sobre trilhos. Estranho? Que nada. Um poderoso sistema de eletroímãs o levanta a um centímetro de altura para que flutue sobre os pilares de cimento. Aperte o cinto e uma boa viagem!
(Revista Zá, nº 44)

QUESTÃO 8 (Descritor: relacionar uma informação identificada no texto com outras oferecidas no próprio texto ou em outro(s) texto(s))

Assunto: Associar o título ao objetivo do texto

A escolha da manchete “TREM FLUTUANTE” tem como objetivo principal:
a) interessar o leitor, pois “trem flutuante” é, a princípio, um absurdo.
b) indicar o assunto básico sobre o qual o texto tratará.
c) sugerir que o texto diz respeito a inovações tecnológicas.
d) apresentar uma hipótese a ser confirmada.

QUESTÃO 9 (Descritor: depreender de uma informação explícita outra informação implícita no texto)

Assunto: Procedimentos de leitura – deduzir informações

A respeito do texto só NÃO podemos concluir que:
a) o atrito e a trepidação são os principais fatores que impedem a um trem comum atingir grandes velocidades.
b) A maioria das pessoas acha normal um trem não possuir rodas e não trafegar sobre trilhos comuns.
c) o Transrápido 07 é o trem mais veloz do mundo por causa dos poderosos eletroímãs que o fazem flutuar.
d) o Trem Bala, até o surgimento do Transrápido 07, era considerado o mais rápido trem do mundo.

QUESTÃO 10 (Descritor: analisar o efeito de sentido consequente do uso de linguagem figurada – metáfora, hipérbole, eufemismo, repetição, gradação, etc.)

Assunto: Reconhecimento da oposição entre sentido literal e sentido figurado

Tomar uma palavra ou uma frase em sentido literal, ao pé da letra, é um risco: pode-se chegar a uma interpretação absurda de um fato. No texto que você leu, “TREM FLUTUANTE”, há um exemplo de frase que se encaixa nessa situação. Devemos saber lê-la para não termos uma ideia errada (e absurda!) do que realmente o locutor quer dizer. Essa frase é:
a) “Está chegando o trem mais rápido do mundo: o Transrápido 07.”
b) “Os viajantes embarcarão a 500 quilômetros por hora sem qualquer atrito ou trepidação.”
c) “Isso porque o trem não possui rodas nem trafega sobre trilhos.”
d) “Um poderoso sistema de eletroímãs o levanta a um centímetro de altura...”

Postar um comentário

0 Comentários