Exercícios de estruturação sintática com gabarito

Os exercícios que trago hoje são uma coletânea de atividades sobre estruturação sintática. Eles podem ser usados em exercícios de análise sintática, mas são mais adequados para atividades sobre coerência e coesão e também em situações em que o professor esteja trabalhando com dêixis, anáfora, catáfora, pressupostos, implícitos e tudo mais relacionado à interpretação de textos. Nos exercícios abaixo o que você precisa é descobrir o texto que contém defeito na estruturação sintática.

Obs.: se você é professor, procure resolver os exercícios antes de aplicá-los nos alunos. Há questões um pouco mais complexas para serem explicadas e ninguém gostaria de ficar numa situação constrangedora de não conseguir resolver um exercício quando questionado, não é?

Exercícios de estruturação sintática com gabarito

Exercícios sobre estrutura sintática

1.

a) Essa distinção - puramente de grau – decorre de uma maior ou menor valoração dos bens protegidos, razão pela qual um mesmo comportamento pode ensejar uma penalidade de natureza patrimonial, ao lado de outra privativa da liberdade, ou submeter o sujeito ativo a uma única sanção, o que se deve a questões de política legislativa.

b) Nesta análise cabe toda espécie de ilícito, seja civil, seja criminal. Não se aponta, em verdade, uma diferença ontológica entre um e outro. Há em ambos o mesmo fundamento ético: a infração de um dever preexistente e a impugnação do resultado à consciência do agente.

c) No exercício das atribuições que lhes são próprias, o Serviço de Patrimônio da União procede diligentemente por seu Órgão Central e Delegacias regionais, em cada um dos Estados da Federação, sempre com o sentido de defesa dos interesses da Fazenda Nacional.

d) Talvez quanto à conveniência administrativa, não seja essa a melhor solução. Mas aí o problema é outro. A uniformidade de trato da política bancária é desejável e, como tal, constitui solução de conveniência, assunto de política legislativa.

e) A comparação entre os dispositivos estatutários e os da lei regulamentada demonstra nitidamente que o Estatuto se situou estritamente dentro dos limites do poder regulamentar, inexistindo qualquer exorbitância.


2.

a) O nome BCCI não era muito conhecido até poucos meses, mas tornou-se um dos maiores pesadelos para cerca de três milhões de depositantes nos 69 países que o banco tinha agências.

b) Neste patamar, a Taxa Referencial reflete o cenário mais otimista para o comportamento dos preços no mês em curso: o de estabilidade.

c) No acumulado do ano, a evolução do índice de preços do setor atinge 96,61%, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira do Vestuário (Abravest).

d) A entidade pretende embargar os portos e entrar com processo junto à Procuradoria-Geral da República, pedindo investigação sobre o que considera concorrência desleal.

e) O expediente de atrasar o pagamento de impostos tem sido usado por muitas empresas como recurso para obter capital de giro sem recorrer aos elevados juros bancários.

3.

a) O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo CREA - SP avisa que expediu guias para pagamento da anuidade de 1991 aos profissionais que se encontram em débito, segundo seus cadastros.

b) O valor da cobrança está de acordo com a Resolução nº 355, do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CONFEA publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 14/05/91.

c) O pagamento da anuidade deverá ser feito em Banco, em parcela única até o dia 12/08/91 como consta da guia de pagamento, ou de forma parcelada, com vencimentos nos dias 13/08/91 e 12/09/91.

d) Para pagamento de forma parcelada, o profissional deverá dirigir-se à sede do  CREA-SP, situada na Rua Nestor Pestana, nº 87, São Paulo-SP, ou ao Posto de Atendimento de sua cidade.

e) Cumpre-nos alertar que, de acordo com as normas do Banco Central, se for escolhido o pagamento parcelado, incidirão sobre as parcelas pagas em agências bancárias taxa de expediente.


4.

a) Comunico o recebimento do oficio nº 987 D/RJ, por meio do qual Vossa Senhoria solicita a manifestação da Prefeitura a respeito do pedido de aforamento formulado por Fulano de Tal, relativo ao terreno de marinha situado na Ilha do Ipê, na Barra da Tijuca.

b) Esclareço à Vossa Senhoria que o Decreto nº 345, de 3/6/82, definiu as ilhas da Baixada de Jacarepaguá como áreas de preservação ecológica e paisagística.

c) Posteriormente, a Lei nº 241, de 4/8/86, destinou tais ilhas à atividade de lazer, desde que mantida a citada preservação.

d) Assim, a construção existente no terreno é ilegalizável.

e) Informo Vossa Senhoria ainda que se encontra em fase adiantada o estudo de macrodrenagem da Bacia de Jacarepaguá, que definirá os contornos das margens dos lagos e das ilhas, determinando as alterações que forem julgadas necessárias.

5.

a) Na linguagem comum o vocábulo “infração” significa a “ação de infringir”, portanto, quebramento, violação, transgressão.

b) O Direito, possuindo vocabulário próprio, a palavra sanção é equivoca, possuindo dois sentidos distintos: de um lado, exprime penalidade como coação legal sobre os indivíduos; de outro, significa a aprovação pela qual a autoridade competente transforma em lei os projetos elaborados pelo órgão legislativo.

c) A palavra “multa”, na linguagem comum, também está intimamente ligada à penalidade; representa a pena pecuniária, portanto uma sanção típica.

d) A multa é uma sanção que decorre de um comportamento em face da regra jurídica, não importando a província jurídica em que se situe tal conduta.

e) O conceito de sanção é genérico, pois se trata de providência inerente às normas jurídicas das mais
diversas espécies.

6.

a) Assino esta revista especializada há muitos anos, mas este mês ela chamou a minha atenção de modo especial, e vocês vão logo entender por quê.

b) A decisão final sobre os reajustes das prestações do SFH sairá ainda este mês. Persistem algumas dúvidas porque a indexação voltou só para a parcela do salário até três mínimos.

c) Conforme informação da Caixa Econômica Federal, os mutuários desejam saber porque aqueles que têm data-base em setembro e repasse em sessenta dias terão, em novembro, correção mais elevada.

d) Muitos desconhecem também os motivos por que se aplicarão a todos os mutuários com contratos de equivalência salarial plena as antecipações bimestrais e quadrimestrais pelo INPC.

e) Por que se aplica o índice da poupança de setembro/90 a agosto/91 mais 3% de ganho real, descontando as antecipações?

 

7.

a) A drástica queda nas vendas e a alta dos custos financeiros obrigaram os empresários e  seus executivos a inovar seus métodos administrativos e a recorrer a fórmulas ousadas que, na maioria dos casos, se mostraram eficientes.

b) O baixo índice de insolvência de empresas, diante do aprofundamento da crise de conjuntura econômica nos últimos 60 dias, serve também como indicação da agilidade e da capacidade das empresas brasileiras de reagir diante das situações novas.

c) Cada centavo aplicado no processo da produção merece longa reflexão por parte de alguns executivos. A sua eliminação é motivo de comemoração na empresa.

d) A maior batalha é travada contra os custos dos estoques, pois o tempo de permanência das matérias-primas e componentes nos armazéns representam despesas que, no final do processo, consomem o lucro ou ampliam o prejuízo.

e) Quando se mesclam recessão e inflação, o aumento da carga tributária, sobre gerar aumento de custos para aqueles que produzem e pagam tributos, desorganiza ainda mais a economia.


8.

a) A crise que acompanhou a transição do trabalho industrial, aqui assinalada, pode dar uma idéia pálida das dificuldades que se opõe à abolição da velha ordem familiar por outra, em que as instituições e as relações sociais, fundadas em princípios abstratos tendem a substituir-se aos laços de afeto e de sangue.

b) Ainda hoje persistem, aqui e ali, mesmo nas grandes cidades, algumas dessas famílias “retardatárias”, concentradas em si mesmas e obedientes ao velho ideal que andava educarem-se os filhos apenas para o círculo doméstico.

c) Mas essas mesmas tendem a desaparecer ante as exigências imperativas das novas condições de vida.

d)Segundo alguns pedagogos e psicólogos de nossos dias, a educação familiar deve ser apenas uma espécie de propedêutica da vida na sociedade, fora da família.

e) E se bem considerarmos as teorias modernas, veremos que elas tendem, cada vez mais, a separar o indivíduo da comunidade doméstica, a libertá-lo, por assim dizer, das “virtudes” familiares. Dir-se-á que essa separação e essa libertação representam as condições primárias e obrigatórias de qualquer adaptação à “vida prática”. (Sérgio Buarque de Holanda, com adaptações)


9. Indique o item onde o trecho sublinhado não representa seqüência coerente do trecho que o antecede.

a) O processo da aceleração constante da inflação provocou a hipertrofia do sistema financeiro brasileiro: entre 1970 e 1985, setor ampliou sua participação no PIB de 6,4% para 12,4%.

b) O problema crucial que se coloca para o mercado financeiro é visualizar qual será seu perfil quando o país atingir níveis baixos e estáveis de inflação, de forma tal que a sua estratégia de ajuste possa começar a ser montada com o menor custo.

c) A maior implicação da prática de saques a descoberto sobre as reservas, como forma de financiar gastos, é que os bancos estaduais passaram a ser virtuais emissores de moeda, comprometendo sensivelmente a execução de metas monetárias.

d) A primeira descontinuidade importante no processo de inchaço do setor financeiro ocorreu em 1986, com a queda da taxa de inflação. Neste período, o sistema bancário passou por uma primeira fase de encolhimento, que não trouxe efeitos traumáticos dado o forte crescimento dos demais setores da economia.

e) O reaparecimento do redesconto de créditos privados deverá envolver uma mudança neste conceito. O acesso ao redesconto, presentemente, é sinônimo de graves problemas de liquidez. Portanto, o redesconto é normal em qualquer sistema financeiro com inflação estável e baixa.
(Mendonça, J. R., M.C. Pinotti, e M. C. Barros, com adaptações)


10. Assinale a opção correta.

a) Essa medida é aquela que, ainda ontem, nos pediram para implementá-la.

b) Se eu não mais o vir, espero que você saiba convencê-lo de que suas reivindicações nada têm de sensatas.

c) Todas as questões que tinham na prova reduziam-se a algumas poucas exceções.

d) Não o comunicamos antes o ocorrido devido às modificações que foram introduzidas.

e) Não se cogitou de assunto  tão delicado que, como se observou, muitos de nós sequer conhecíamos o seu significado.


11. Assinale a opção que constitui sequência lógica e coesa para o texto abaixo e possa aparecer como sua sequência imediata.

“A escola desempenha a função social de reprodutora da estrutura de classes, mas de tal modo que a discriminação dentro dela não seja percebida como tal, mas como algo natural.”

a) Assim, os padrões culturais expressos no vocabulário, nas estruturas das frases e nas maneiras de relacionamento vigentes nas classes dominantes são aceitos, sem questionamentos, como os mais “corretos” e “adequados”, pela escola.

b) Logo, podemos concluir que o fracasso dos estudantes oriundos das classes trabalhadoras se deve, primordialmente, à sua própria incapacidade de origem.

c) Portanto, só o acesso dos filhos das classes operárias à escola poderá ocasionar a diminuição das diferenças sociais, em nosso país.

d) Esse o motivo a justificar a distribuição dos estudantes em turmas, de acordo com suas classes sociais de origem.

e) Essa dissimulação da discriminação tem como objetivo, antes de mais nada, proporcionar aos estudantes uma interação mais livre e igualitária.

 

Gabarito dos exercícios de estruturação sintática

1. C, 2. A, 3. E, 4. E, 5. B, 6. C, 7. D, 8. A, 9. E, 10. B, 11. A

Visite também meu site com mais exercícios de interpretação de textos. Acesse aqui.

Postar um comentário

1 Comentários