Uma das atividades mais prazerosas para os alunos é trabalhar com seus próprios textos. Apesar de alguns não gostarem de expor suas produções para os colegas, uma das mais evidentes vantagens encontradas neste tipo de atividade é que já há, inicialmente, uma relação “afetiva” entre o aluno e o objeto principal da aula. Nesta atividade proposta, temos a seguinte situação de produção de textos:
Reconte a história da princesa Feiurinha, a partir do parágrafo final do livro “O Fantástico Mistério de Feiurinha”, de Pedro Bandeira:
“Era uma vez, há muitos, muitos anos, uma linda menina que foi raptada, ainda no berço, por três bruxas malvadíssimas.”
Como é uma atividade de reescrita, usaremos como objeto de estudo o texto de um aluno de 6º ano. Vamos ao texto:
“as bruxas disseram Feiurinha nós vamos fazer uma surpresa para você é mesmo disse Feiurinha Ah nós já estamos sabendo que você quebrou o feitiço de bode elas fizeram o feitiço de urso e enfeitiçou Feiurinha.
O príncipe chegou e disse cadê a Feiurinha aí as bruxas disseram que eram elas cada um disse que era ela.”
Após o primeiro contato com o texto do aluno, foram feitos os primeiros registros diagnósticos:
O que precisa ser aprimorado:
1) A segmentação de parágrafos.
2) Apresentação do discurso direto.
3) O desenvolvimento do enredo.
O que pode ser explorado:
1) Detalhes para dar movimento e vida à história.
2) A linguagem apropriada ao tipo de texto.
A partir desse diagnóstico, vamos preparar os alunos para reescrever o texto e fazer a entrega do mesmo.
A) Primeiro momento
1) Prepare o ambiente para a reescrita: destaque as qualidades do texto escolhido, coloque o autor numa posição de destaque e estabeleça combinados com a classe.
2) Retome a proposta de produção e faça uma leitura do texto.
3) Levante os pontos que os alunos consideram que devem ser aprimorados.
4) Separe as informações contidas no texto.
5) Identifique a fala das personagens e do narrador.
6) Releia cada informação analisando seu grau de clareza.
B) Segundo momento
Inicie a reescrita de cada informação:
“As bruxas disseram”
Questione a ausência dos recursos linguísticos que podem ser usados para identificar a fala da personagem.
“Feiurinha nós vamos fazer uma surpresa para você.”
O que falta neste fragmento?
Relembre o uso do vocativo.
Explore as diferentes maneiras de uso da pontuação final.
“É mesmo”
Quais recursos linguísticos podem ser usados para indicar o discurso direto?
Explore as características da personagem: como Feiurinha falaria essa frase? Qual a entonação ideal e qual a pontuação indicada para produzir tal efeito?
‘Ah nós já estamos sabendo que você quebrou o feitiço do bode’
Explore a pontuação.
Use aspas para indicar a fala da personagem.
Observe que o fragmento já foi destacado com aspas, portanto a fala deverá receber aspas únicas.
“elas fizeram o feitiço de urso”
Questione: O leitor sabe o que é o feitiço de urso?
Sugira que se faça uma explicação usando dois pontos, ou ainda, modifique a frase para “um tal feitiço de urso que...”
Faça-os perceber que o artigo o induz a um conhecimento prévio.
“e enfeitiçou Feiurinha”
Inclua esta informação no fragmento anterior.
“O príncipe chegou”
Dê ação e movimento a essa cena.
Sugestões: Como o príncipe chegou? Vamos criar uma chegada majestosa e triunfal para o príncipe?
“e disse”
Crie um novo parágrafo para caracterizar melhor a maneira como ele disse. Exponha para o leitor o estado emocional do príncipe.
“Cadê Feiurinha”
Observe a linguagem empregada na fala do príncipe:
Analisando o tempo em que a história aconteceu, será que o príncipe diria exatamente essa frase?
Relembre a etimologia da palavra cadê e sugira uma nova escrita dessa fala.
“Aí as bruxas disseram que eram elas”
Sugira uma nova maneira de introduzir essa informação equivalente ao aí, porém mais elegante.
Repense o conteúdo dessa frase e reorganize-a buscando clareza de sentido.
C) Terceiro momento
Faça uma leitura do fragmento reescrito e ouça o parecer final da classe.
Texto Reescrito
“As bruxas disseram:
– Feiurinha, nós vamos fazer uma surpresa para você.
– É mesmo? – disse Feiurinha.
As bruxas, tentando enganar Feiurinha, disseram: ‘Ah... Nós estamos sabendo que você quebrou o feitiço do bode.’
Com suas mentes maliciosas, as bruxas inventaram que iriam dar um casaco de presente de casamento para Feiurinha.
Foi aí que fizeram o Feitiço do Urso: jogaram uma pele de urso nas costas da menina e a pobrezinha transformou-se em uma bruxa. Tal feitiço só podia ser desfeito com um corte de uma espada de prata na pele do urso.
Montado em seu alazão, eis que surge o bravo príncipe. Querendo salvar a sua amada ele disse:
– O que é feito de Feiurinha?!
Nesse momento as bruxas, para confundir o príncipe, disseram que cada uma delas era a Feiurinha.”
Observações finais:
1) O autor foi consultado para permitir a exposição do seu texto e, durante todo o trabalho, pôde autorizar ou não, as transformações feitas no texto escrito por ele.
2) Quando alguma idéia não parecia ser unanimidade, a pessoa que a levantava precisava argumentar, e nem sempre convencia a classe.
3) Nem todos os alunos participam da mesma maneira nas atividades de reescrita, alguns interferem e sugerem mais, e outros apenas observam, mas isto não significa que o aproveitamento tenha a mesma resposta, observo que os alunos que pouco colaboram no aprimoramento do texto também demonstram mudanças em sua maneira de escrever.
4) A frequência dessas atividades tem levado meus alunos a escreverem sob um ponto de vista mais crítico e reflexivo.
Obs.: esta atividade foi enviada por uma amiga professora de Português do Ensino Fundamental lá no ano de 2004. Apesar disso, é uma atividade que pode ser adaptada para nossas classes hoje.
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