Como trabalhar atividades de reescrita

Uma das atividades mais prazerosas para os alunos é trabalhar com seus próprios textos. Apesar de alguns não gostarem de expor suas produções para os colegas, uma das mais evidentes vantagens encontradas  neste tipo de atividade é que já há, inicialmente, uma relação “afetiva” entre o aluno e o objeto principal da aula. Nesta atividade proposta, temos a seguinte situação de produção de textos:

atividade-com-livro-Feiurinha

Reconte a história da princesa Feiurinha, a partir do parágrafo final do livro “O Fantástico Mistério de Feiurinha”, de Pedro Bandeira:

“Era uma vez, há muitos, muitos anos, uma linda menina que foi raptada, ainda no berço, por três bruxas malvadíssimas.”

Como é uma atividade de reescrita, usaremos como objeto de estudo o texto de um aluno de 6º ano. Vamos ao texto:

“as bruxas disseram Feiurinha nós vamos fazer uma surpresa para você é mesmo disse Feiurinha Ah nós já estamos sabendo que você quebrou o feitiço de bode elas fizeram o feitiço de urso e enfeitiçou Feiurinha.
O príncipe chegou e disse cadê a Feiurinha aí as bruxas disseram que eram elas cada um disse que era ela.”

Após o primeiro contato com o texto do aluno, foram feitos os primeiros registros diagnósticos:

O que precisa ser aprimorado:

1) A segmentação de parágrafos.
2) Apresentação do discurso direto.
3) O desenvolvimento do enredo.

O que pode ser explorado:

1) Detalhes para dar movimento e vida à história.
2) A linguagem apropriada ao tipo de texto.

A partir desse diagnóstico, vamos preparar os alunos para reescrever o texto e fazer a entrega do mesmo.

A) Primeiro momento

1) Prepare o ambiente para a reescrita: destaque as qualidades do texto escolhido, coloque o autor numa posição de destaque e estabeleça combinados com a classe.
2) Retome a proposta de produção e faça uma leitura do texto.
3) Levante os pontos que os alunos consideram que devem ser aprimorados.
4) Separe as informações contidas no texto.
5) Identifique a fala das personagens e do narrador.
6) Releia cada informação analisando seu grau de clareza.


B) Segundo momento

Inicie a reescrita de cada informação:

“As bruxas disseram”

Questione a ausência dos recursos linguísticos que podem ser usados para identificar a fala da personagem.

“Feiurinha nós vamos fazer uma surpresa para você.”

O que falta neste fragmento?
Relembre o uso do vocativo.
Explore as diferentes maneiras de uso da pontuação final.

“É mesmo”

Quais recursos linguísticos podem ser usados para indicar o discurso direto?
Explore as características da personagem: como Feiurinha falaria essa frase? Qual a entonação ideal e qual a pontuação indicada para produzir tal efeito?

‘Ah nós já estamos sabendo que você quebrou o feitiço do bode’

Explore a pontuação.
Use aspas para indicar a fala da personagem.
Observe que o fragmento já foi destacado com aspas, portanto a fala deverá receber aspas únicas.

“elas fizeram o feitiço de urso”

Questione: O leitor sabe o que é o feitiço de urso?
Sugira que se faça uma explicação usando dois pontos, ou ainda, modifique a frase para “um tal feitiço de urso que...”
Faça-os perceber que o artigo o induz a um conhecimento prévio.

“e enfeitiçou Feiurinha”

Inclua esta informação no fragmento anterior.

“O príncipe chegou”

Dê ação e movimento a essa cena.
Sugestões: Como o príncipe chegou? Vamos criar uma chegada majestosa e triunfal para o príncipe?

“e disse”

Crie um novo parágrafo para caracterizar melhor a maneira como ele disse. Exponha para o leitor o estado emocional do príncipe.

“Cadê Feiurinha”

Observe a linguagem empregada na fala do príncipe:
Analisando o tempo em que a história aconteceu, será que o príncipe diria exatamente essa frase?
Relembre a etimologia da palavra cadê e sugira uma nova escrita dessa fala.

“Aí as bruxas disseram que eram elas”

Sugira uma nova maneira de introduzir essa informação equivalente ao aí, porém mais elegante.
Repense o conteúdo dessa frase e reorganize-a buscando clareza de sentido.

C) Terceiro momento

Faça uma leitura do fragmento reescrito e ouça o parecer final da classe.

Texto Reescrito

“As bruxas disseram:
– Feiurinha, nós vamos fazer uma surpresa para você.
– É mesmo? – disse Feiurinha.
As bruxas, tentando enganar Feiurinha, disseram: ‘Ah... Nós estamos sabendo que você quebrou o feitiço do bode.’
Com suas mentes maliciosas, as bruxas inventaram que iriam dar um casaco de presente de casamento para Feiurinha.
Foi aí que fizeram o Feitiço do Urso: jogaram uma pele de urso nas costas da menina e a pobrezinha transformou-se em uma bruxa. Tal feitiço só podia ser desfeito com um corte de uma espada de prata na pele do urso.
Montado em seu alazão, eis que surge o bravo príncipe. Querendo salvar a sua amada ele disse:
– O que é feito de Feiurinha?!
Nesse momento as bruxas, para confundir o príncipe, disseram que cada uma delas era a Feiurinha.”


Observações finais:

1) O autor foi consultado para permitir a exposição do seu texto e, durante todo o trabalho, pôde autorizar ou não, as transformações  feitas no texto escrito por ele.

2) Quando alguma idéia não parecia ser unanimidade, a pessoa que a levantava precisava argumentar, e nem sempre convencia a classe.

3) Nem todos os alunos participam da mesma maneira nas atividades de reescrita, alguns interferem e sugerem mais, e outros apenas observam, mas isto não significa que o aproveitamento tenha a mesma resposta, observo que os alunos que pouco colaboram no aprimoramento do texto também demonstram mudanças em sua maneira de escrever.

4) A frequência dessas atividades tem levado meus alunos a escreverem sob um ponto de vista mais crítico e reflexivo.

Obs.: esta atividade foi enviada por uma amiga professora de Português do Ensino Fundamental lá no ano de 2004. Apesar disso, é uma atividade que pode ser adaptada para nossas classes hoje.

Postar um comentário

0 Comentários