Questões sobre o livro “Amar, verbo intransitivo”

Embora não seja adepto de avaliações de leitura, pois prefiro sempre valorizar o ato e não a cobrança, em certas fases da instrução escolar, as provas de leitura são um recurso usado para obrigar os alunos a lerem o mínimo que seja. Um dos livros que aparecem em listas de leitura para vestibulares é o “Amar, verbo intransitivo” de Mário de Andrade. Abaixo coloco algumas questões que podem ser usadas em avaliações de leitura ou, como eu gostaria que vocês fizessem, para estabelecer um debate em sala de aula.

Questões para debate sobre o livro de Mário de Andrade

1. Ao longo da obra, ocorre uma “lição de amor”. Que significado esta lição possui:
a) Para Carlos:
b) Para Fräulein:

2. A que cena o narrador se refere e por que ele se recusa a contá-la?

3. Entre o papel materialista e dominador do macho, os Felisbertos, e o papel alienado e sublimador da fêmea, as Lauras, entre a opressão masculina que a faz sofrer e a repressão feminina que a faz encarcerar os instintos sexuais, os desejos dionisíacos, o erotismo germanicamente vigiado pelo “homem-da-vida”, a realidade prática, Fräulein é um ser marginal, uma personalidade que não concorda consigo própria. Comente essa afirmativa.

4. Na obra, Carlos é considerado uma personagem linear. No que consiste essa linearidade?

5. Através da “lição de amor” da governanta alemã a Carlos, o adolescente primogênito da família Sousa Costa, também existe a questão do confronto, do contraponto entre a tradição, a cultura, a obediência às normas e às regras de decoro, representadas por Fräulein em sua face de “homem-da-vida” e a pesquisa sobre a identidade nacional. Comente essa afirmativa com argumentos coerentes e exemplos da obra.

6. Comente a relação de Fräulein e Tanaka e sua importância crítica na obra.

7. Por que o autor classifica a obra como idílio?

8. Como autor utiliza a metalinguagem ao longo da obra?

Leia a obra clicando neste link

Postar um comentário

1 Comentários