Fechar ciclos e blogs é necessário

Fernando Pessoa é pra mim um dos escritores mais fantásticos que já existiram. Gosto da ironia de Machado de Assis [e acho terrível reduzi-lo à ironia apenas], gosto das terceiras margens de Guimarães Rosa, da Quadrilha de Drummond, da Pasárgada de  Manuel Bandeira…mas nada se compara ao que Fernando Pessoa produz em mim. Não poderia ser de outra forma neste que é o penúltimo post aqui no blog Análise de Textos. Sim, penúltimo, pois havia outro muito mais altruísta já escrito. Levei certo tempo pra digerir o fragmento que coloco abaixo e até acho que qualquer coisa que eu lhe acrescente será desnecessária, mas inseri alguns comentários relacionados a este blog em meio às palavras do poeta. Obrigado pela leitura e companhia, meus caros leitores:

Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final... [a minha aqui, chega ao fim]
Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. [a minha se perdeu em meio ao que o blog representa hoje]
Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.
Foi despedida do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações? [o blog perdeu o foco?]
Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu.... [e eu passei, mas as respostas vinham de todas as partes]
Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seus amigos, seus filhos, seus irmãos, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado. [estranho pensar, mas parar é progredir nesse caso]
Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco. [no passado é o único lugar onde não quero estar]
O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.
As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora...
Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem. [ou simplesmente deixar de atualizar um blog]
Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração... e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar. [bingo]
Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.
Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. [neste caso, perco pra ganhar]
Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais. [é muito mais que indiferença, é amar o que importa de verdade]
Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do "momento ideal". [e este blog já foi uma de minhas maiores paixões]
Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará! [entendem o porquê de parar?]
Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade. […]
Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.
Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.
Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é. Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu próprio, antes de conheceres alguém e de esperares que ele veja quem tu és..
E lembra-te:
Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão.

O que eu disse é verdade. Seria desnecessário acrescentar algo ao texto. Talvez, fechar o blog com algumas palavras diretamente a vocês fosse melhor. Ei-las então.

Sempre ouvi algumas palavras como maldições sobre nossas vidas. Talvez isso seja reflexo de uma educação repressora que tive em muitos momentos da vida. Isso não vem ao caso, porém usarei algumas dessas palavras aqui.

Aos meus amigos leitores, admiradores, pessoas que amam minha família, minhas filhas, meus amigos, eu espero que tudo aquilo que vocês me desejaram, todo perdão direcionado a mim, toda ajuda que um dia me foi dada, todo julgamento imparcial, tudo, tudo isso vocês tenham em dobro. Assim, espero retribuir de forma justa aquilo que eu, homem imperfeito, tenho recebido de todos vocês. Meu muito obrigado aos que contribuíram de alguma forma para que este blog seja o que é. A vocês, que torcem por mim, saibam que o blog continuará no ar e eu blogando, mas em novos projetos.

Texto originalmente postado no meu outro blog chamado Blog do Bauru. A fonte é o conhecido Pensador.info.

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Olá,

    Acredito em fechamento de ciclos e já passei por alguns, minha participação aqui foi tão somente pela leitura, agradeço pela qualidade dos textos e boa sorte nos projetos futuros

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Geraldo, acredito piamente nisso também. Para alguns é difícil até desapegar-se de algumas coisas, mas quando afastar-se é prenúncio de paz de espírito, o melhor mesmo é fechar. Obrigado pela visita, obrigado por manifestar-se e por ter sido um leitor nesse tempo em que eu atualizei o blog. Valeu.

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Quando penso em fechamento de ciclos sempre uma frase me vem a cabeça: "é preciso desistir do bom pra buscar o melhor", e fazer isso requer de nós uma grande coragem, coragem para abdicar do costume.

    Apesar de lamentarmos o fim de um projeto tão interessante como este, consigo entender que na vida temos que buscar a felicidade e se ela depender de escolhas como esta, que assim seja.

    Seja feliz, mas não esqueça de nos mandar notícias. rs

    Um Abraço

    @anakint

    ResponderExcluir
  4. Ana, sua colocação foi perfeita e deveria constar no post. É preciso realmente desistir do bom pra buscar o melhor. Qualquer coisa queeu diga aqui agora além de um MUITO OBRIGADO será irrelevante diante disso que disse. Obrigado pela visita e pelos comentários sempre pertinentes.

    ResponderExcluir
  5. Posso dizer que acompanhei fielmente o teu trabalho por aqui e fizeste de forma brilhante.

    Abs, professor!

    ResponderExcluir
  6. A mudança gera dúvidas, incertezas e perguntamos: Como vai ser agora? Aproveite isso e produza a energia do instinto de sobrevivencia que todos nós temos e que devemos usá-la nessas horas de mudanças.
    Adoro este blog!!

    ResponderExcluir
  7. Richard, sei que acompanhou e agradeço. Agradeço também pela visita e comentário.

    Dani Cristina, você tem razão. É isso que estou fazendo. Pensando em novas coisas, alçando novos voos, cuidando de quem eu amo. As outras coisas ficaram em segundo plano. Obrigado pelo comentário carinhoso.

    ResponderExcluir