E você? Cuida de sua saúde?

Estranha a visão que algumas pessoas têm de si mesmas. Achando-se acima do bem e do mal, vivem desregradamente e acabam sendo cobradas no meio do caminho e não no fim como seria o curso natural das coisas.

Com professores não é diferente. Vejo (e eu usei desse dicurso muitas vezes) professores amigos falando que se matam de trabalhar agora que estão jovens, pois no fim da vida poderão diminuir o número de aulas, de escolas e assim, terão o descanso necessário.

Cerca de 22,6% dos professores pediram afastamento por licenças-médicas de acordo com a pesquisa Identidade Expropriada – Retrato do Educador Brasileiro realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em 2003. [Renata Chamarelli]

Dia a dia vemos professores saindo de licença médica e isso é reflexo direto das salas de aula cheias, cargas horárias desumanas, falta de lazer e um descontentamento enorme com as políticas públicas para a Educação.

Poderia alguém vir aqui dizer que há um bando de professores descontentes e por isso a Educação vai de mal a pior. Não discordo desse fato, mas ao ver-me relatando a situação, não é difícil ouvir também que se não estou satisfeito devo mudar. Pergunto: não devo eu lutar por melhores condições para exercer a atividade que escolhi como profissão? Esse tipo de mentalidade da classe patronal e até de colegas que, historicamente, fazem greves todos os anos por melhorias de salários acaba fechando um pouco a discussão.

Não vejo com bons olhos o caminho. São inúmeros os problemas que enfrentamos. Calar-se numa hora dessas é dar o prego para que alguém feche o nosso próprio caixão.

E você? É professor e não cuida da sua saúde? Conte sua experiência nos comentários.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Sou editor do blog Ensaios e Manifestos e de passagem por aqui , gostei do teor dos textos. Gostaria de convidar o autor a conhecer a proposta e o teor do blog , assim como está convidado a nos enviar um texto de tema livre (prosa , ensaio) para a postagem , dentro do espírito do Blog de ser um banco de idéias , ensaios e manifestos
    www.ensaiosemanifestos.blogspot.com
    [ ]s !

    ResponderExcluir
  2. É isso aí! Não devemos calar nunca e sim lutar por melhores condições de trabalho e pela melhoria do ensino. Se é a profissão que escolhemos jamais devemos deixar outros dizerem que devemos mudar de profissão. As pessoas que falam isso não entendem e não sabem o que é viver a Educação 24 horas por dia nas condições que vivemos.A luta continua, não podemos parar. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Lord Vader , muito legal o projeto do blog Ensaios e Manifestos. Fico feliz que tenha gostado deste espaço, mas agradeço o convite, pois tenho outros projetos paralelos que impedem-me de assumir outros compromissos. De qualquer forma, seja sempre bem-vindo ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  4. Surama, é realmente uma situação bastante difícil. Se todos os nossos problemas se resumissem a pensar nas maneiras como passaríamos os conteúdos necessários para os alunos terem ferramentas para interagir com o mundo, seria bem mais fácil. Obrigado por sua visita e seja sempre bem-vinda aqui.

    ResponderExcluir