Professor, você cuida da sua saúde?

Professor, meu amigo de lutas diárias para socializar o conhecimento, quero falar diretamente com você hoje. Você sabia que “Atualmente, 80 mil professores* no Brasil podem estar infectados com os vírus das hepatite B ou C, sem nem desconfiarem disso.”

professores_Hepatite_C


No ano passado, vocês devem se lembrar, participei de uma promoção na qual deveríamos escrever um post em que alertávamos nossos leitores sobre a necessidade de fazer o exame anti-HCV, o qual diagnostica a Hepatite C. Escrevi dois artigos. Um deles falava apenas da Hepatite, mas certo de que o alcance poderia ser muito maior, fiz também o Proposta de redação: Prevenção é o melhor remédio.
De lá pra cá, tenho acompanhado as postagens e vejo com entusiasmo a maneira como Ana Flor fala sobre a saúde de modo geral. Interessante é que associamos o blog apenas à Hepatite C e isso se revela inclusive na descrição do blog.
Hepatite C, Sem Medo. Compartilhe informações sobre a hepatite C numa abordagem otimista. Relatos pessoais e indicações de pesquisa.”

Mas o conteúdo vai além disso.

Voltando ao post que motivou este artigo, eu mesmo falei sobre a saúde do professor num recente artigo intitulado “E você? Cuida da sua saúde?”. Como docente, me vejo na obrigação de tratar não apenas da saúde cultural e desenvolvimento educacional dos meus alunos. Vejo-me na obrigação de alertá-los sobre os riscos que correm. Pergunto-me constantemente da validade de ver meus alunos bem sucedidos na universidade e à mercê da falta de informação sobre a própria saúde. Não, não quero que seja assim e espero que você também não seja omisso na responsabilidade de alertar sobre a necessidade de fazer o exame anti-HCV. A próxima vítima até pode ser um desconhecido, mas também pode ser um familiar.


Atualização: O post estava terminado quando tive a grata surpresa de saber que hoje é aniversário da Ana Flor e que ela acaba de colocar no ar um novo blog de nome bem apropriado: Apenas Mulheres de Verdade. Por que vocês não visitam assim como eu fiz?


Header_mulheres_de_verdade_final

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Querido @profBauru,

    Desde a sua participação no concurso do Animando-C no ano passado, você tem sido um grande aliado na luta contra a epidemia silenciosa de hepatite, que, infelizmente, vem tirando a vida de muitas pessoas por falta de informação.

    Adorei o post e só temos a agradecer. Espero que com ele você possa ajudar muita gente.

    Pra mim, foi um presente de aniversário. Um belo presente. =)

    Depois disso, preciso urgente criar um espaço de top parceiros no blog. E você, claro, estará entre eles.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ana Flor, fico bastante feliz com sua visita ao blog e seu segundo comentário (se não em falha a memória). Realmente me envolvi com o tema e isso ocorreu por diversos motivos. Dentre eles cito o fato de ter visto pessoas próximas de mim passando pla situação de ter sido diagnosticado com hepatite C e não ter informação nenhuma de como proceder. Seu blog ajudou-me demais nessas orientações e este post que escrevi é uma forma de agradecer publicamente por essa ajuda.
    Ficarei feliz também em aparecer entre os parceiros do seu blog. Bastante feliz eu ficarei.
    Obrigado e espero que o que tenho feito ajude realmente para que menos pessoas venham a sucumbir diante de uma situação onde a informação é muito importante.

    ResponderExcluir