Economize no material escolar

Muitas pessoas que visitam o Análise de Textos têm filhos em idade escolar. Por isso, considero muito importante que posts como este sejam feitos, pois todos nós precisamos economizar. Além das despesas inevitáveis de começo de ano, como IPVA e IPTU, temos um gasto a mais: lista de material escolar.

material_escolar

Para ajustar os gastos ao orçamento e fugir das armadilhas do consumo descontrolado, a velha e boa pesquisa ainda é uma prática cansativa, mas muito importante. Algumas atitudes simples podem fazer muito bem ao bolso. Procure não se render ao consumismo inconsciente dos filhos. Os materiais "maquiados" que eles pedem são mais caros por um simples decalque de super-herói no caderno, estojo ou na mochila. Muitas vezes isso chega a mais que dobrar o preço destes produtos.Outra atitude, ainda pouco utilizada, pode ser de grande valia. É a compra em sistema de cooperativismo. Para isso, reúna os moradores do condomínio, da rua, do trabalho, do clube e se organize para uma compra coletiva de itens comuns da lista, como papel, caneta, borracha e régua. Com certeza haverá alguma economia. E para o ano que vem mais adeptos se juntarão ao grupo organizado.

Além dessas dicas, observe as abaixo:

  • Verifique quais os produtos da lista você já possui em casa e podem ser reaproveitados, entre eles os já utilizados por outra criança;
  • Participe da troca de livros didáticos com pais que têm filhos em idade escolar diferente
  • Atenção para a compra de vendedores ambulantes: o preço pode ser menor, mas não há emissão de nota fiscal e muitas vezes os produtos não têm certificação do órgão responsável.

O que a escola não pode fazer

  • Solicitar a compra de materiais de uso coletivo, como material de higiene e limpeza;
  • Cobrar taxas para suprir despesas com água, luz e telefone;
  • Exigir a aquisição de produtos de marca específica;
  • Determinara loja ou livraria onde o material deve ser comprado

E a qualidade dos produtos?

Segundo o Procon, todo produto deve apresentar informações adequadas, claras, com especificação correta sobre quantidade, características, composição, qualidade, prazo de validade e preço, bem como os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.
Os produtos importados devem seguir as mesmas recomendações dos nacionais e apresentar as informações em língua portuguesa.
O prazo para reclamar de produtos que apresentem algum problema é de 30 dias (não duráveis) e 90 dias (duráveis).
Nas compras feitas pela web, telefone ou catálogo, o consumidor tem prazo de sete dias para se arrepender.

Sou obrigado a comprar uniforme escolar?

Quanto ao uniforme escolar, atente pra isto:

  • Verifique se existe a obrigatoriedade do uniforme na escola;
  • Somente se a escola tiver uma marca devidamente registrada, poderá estabelecer que a compra seja feita na própria escola ou em outros estabelecimentos predeterminados.

Para ter mais informações visite o site do Procon: www.procon.sp.gov.br

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Bem válido as dicas, estou aproveitando.Sobre o uniforme, na nossa escola no inicio do ano fizemos uma reunião geral´e é decidido pelos pais.

    ResponderExcluir
  2. Acho muito certo a escola nao poder determinar onde tem que comprar o material. Sempre sai mais caro doq se a gente escolher ... eu por exemplo sempre compro nas Lojas Americanas ou no Carrefour ou no submarino, dependendo do que for ... assim eu consigo usar meu bonus da Inteligweb e economizar mais dinheiro ainda ...

    ResponderExcluir