Como montar um texto dissertativo

A montagem do texto é um dos momentos mais importantes, pois não basta ter o que dizer, mas também como se vai dizer. Neste momento de montagem do texto ocorre a escolha do que deve ficar e do que deve sair. Se necessário, acrescente algumas coisas e retire outras, "enxugando" e "refinando" o que escreveu.

Este é também, o momento de consultar a gramática e um bom dicionário. Após isso, ordenar as frases, fundamentalmente a partir de dois critérios:

  • Perceber a diferença entre o principal e o secundário, hierarquizando a seqüência de parágrafos de modo a tornar claro, legível e interessante o seu texto ao leitor.
  • Saber conciliar ponto de vista, opinião, tomada de posição com argumento, fundamentação, subsídio para que aquilo que você viu, relatou ou questiono;

Dê consistência ao seu texto. Ele precisa ter vínculo lógico com o real e ao mesmo tempo deve despertar prazer em quem lê.

Seja qual for o tipo, a base do bom texto está no equilíbrio entre afirmar (ou sugerir) e subsidiar com elementos pertinentes a afirmação.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Muito bom esse artigo.. é isso que faz toda diferença entre uma boa dissertação e um simples texto com introdução, argumentos e conclusão.
    bjs! @JennyBerto

    ResponderExcluir
  2. Escrever hoje em dia é quase uma arte. Especialmente para quem tem blog. Mas tem muita gente despreparada se metendo nisso.

    O mínimo que podemos esperar é que as pessoas dediquem algum tempo lendo (lendo muito) e tentando se desenvolver no uso da língua.

    Parabéns pelo artigo tão didático e simples.

    Marcos Lemos (@hordones)

    ResponderExcluir
  3. Jenifer, muito obrigado pela visita e por avisar-me sobre o problema no link. Passei a segui-la lá no Twitter também. Gosto de conhecer meus leitores. Grande abraço.

    Marcos, muito obrigado pelos elogios. Ouvir isso de alguém de cujos textos eu tanto gosto é muito gratificante. Espero melhorar mais os textos daqui, pois apesar da facilidade em ministrar as aulas, é bem mais difícil traduzir para uma linguagem adequada ao meio e à diversidade de leitores que tenho nos blogs.

    ResponderExcluir