Escola pra quê?

Pode parecer estranho uma professora se perguntado sobre a utilidade da escola. Explico-me. A partir de reflexões de uma disciplina e de um trabalho que estou escrevendo hoje, estou discutindo o papel da escola. Foucault a compara com um presídio. Analogia pertinente, se olhamos os muros, os portões, os fiscais, os horários, o sistema de punições e prêmios.
Mas a escola também liberta, amplia horizontes, promove descobertas. Ainda que em âmbito restrito.
 Lembremos do mestre Paulo Freire (veja post da Jô aqui), que, apesar de não ter o título, foi o maior educador deste País e respeitado em vários cantos do planeta. E não foi a instituição escolar que o promoveu. Foram suas ideias e ideais.
Às vezes a escola oprime, aprisiona uma boa ideia. Ao longo de alguns anos de magistério vi alunos com potencial elevado serem marginalizados porque na escola não havia espaço para eles. A escola quer massificar, homogeneizar, criar blocos de pessoas que sigam na linha. E o traçado varia conforme o governo.
Não pretendo, como um colega meu, desfazer a escola a marretadas. Mas pretendo desenvolver o melhor possível dentro do que lhe cabe. Permitir liberdade de expressão e pensamento já é um ganho.
Porém, vejo que há outros espaços para o desenvolvimento de aptidões individuais. As pessoas unem-se em grupos para compartilhar e colaborar mutuamente, como aqui nessa Casa.
A escola serve para muitas coisas, mas perdeu seu rumo. Precisamos atualizar a escola e pensar para que a queremos. Conhecimento enciclopédico há de sobra na internet. Decoreba não serve pra muita coisa. Talvez propiciar reflexão, raciocínio lógico e matemático, rudimentos das diversas ciências, ética, responsabilidade, consciência ambiental, expressão artística, leitura, muita leitura e boas doses de escrita.
Talvez.
Pensemos.

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3 Comentários

  1. Concordo em partes com o que disse. Sim, uma escola antes de qualquer coisa nos lembra um presídio, mas será que isso lá é de todo mal? Não seria apenas um reflexo da sociedade de um modo geral?
    O papel da escola é passar conhecimento sim. Na internet há muita coisa, mas quantas pessoas que tem capacidade de auto-aprendizagem?
    Promover interação entre os alunos para lhes trazer mais conhecimento e para compartilharem entre si, pode ser feito com trabalhos extracurriculares. E se não há livre expressão de ideias, é única e simplesmente culpa do educador que não permite este tipo de coisa na sala de aula, assim como, também é sua "culpa" uma sala que não para de conversar. Já tive os três tipos de professores, os que impunham respeito e a classe prestava atenção, os "gente boa" que brincavam e mesmo assim tinham respeito dos alunos, e os bundões que nem tenho que comentar.

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  2. Obrigada pela opinião, Felipe.
    É provável que a escola seja um reflexo da sociedade sim.
    Sou a favor da livre expressão.
    Abraço,
    Chris

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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