Interpretação para EF - “O homem e a Galinha”

coesão e coerência textuaisNeste post vou compartilhar com vocês um arquivo que usei ainda quando trabalhava simultaneamente com Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Trabalhar com crianças com idades por volta de 11 anos foi um desafio. A linguagem que uso com os alunos, os exemplos do cotidiano estão muito mais próximos dos 16, 17, 18 anos do que dos pequeninos. Ainda assim foi um tempo maravilhoso e é muito bom reencontrá-los nos corredores da escola e ouvir que eles sentem saudades daquela época. Espero que a saudade não desapareça quando eu “tirar o couro deles no conteúdo do Ensino Médio”. Bem, esta é uma atividade de interpretação de texto, mas eu sempre usava textos assim para trabalhar a parte de ggramática também. Para esta atividade não tenho o gabarito, por isso não funcionárá me escrever pedindo APENAS o gabarito. Mas podemos trocar ideias sobre as respostas. Para outros artigos, assine nossa newsletter no final do artigo que mando, caso já não esteja no post, o gabarito.

I- TEXTO: “ O homem e a galinha”

Ruth Rocha

Era uma vez um homem que tinha uma galinha. Era uma galinha como as outras. Um dia a galinha botou um ovo de ouro. O homem ficou contente. Chamou a mulher:

___ Olha o ovo que a galinha botou.

A mulher ficou contente:

___ Vamos ficar ricos!

E a mulher começou a tratar bem da galinha. Todos os dias a mulher dava mingau para a galinha. Dava pão-de-ló, dava até sorvete. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse:

___ Pra que esse luxo com a galinha? Nunca vi galinha comer pão-de-ló... Muito menos tomar sorvete!

___ É, mas esta é diferente! Ela bota ovos de ouro!

O marido não quis conversa:

___ Acaba com isso, mulher. Galinha come é farelo.

Aí a mulher disse:

___ E se ela não botar mais ovos de ouro?

___ Bota sim ___ respondeu o marido.

A mulher todos os dias dava farelo à galinha. E a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse:

___ Farelo está muito caro, mulher, um dinheirão! A galinha pode muito bem comer milho.

___ E se ela não botar mais ovos de ouro?

___ Bota sim ___ o marido respondeu.

Aí a mulher começou a dar milho pra galinha. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse:

___ Pra que esse luxo de dar milho pra galinha? Ela que procure o de-comer no quintal !

___ E se ela não botar mais ovos de ouro? ___ a mulher perguntou.

___ Bota sim ___ o marido falou.

E a mulher soltou a galinha no quintal. Ela catava sozinha a comida dela. Todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Um dia a galinha encontrou o portão aberto. Foi embora e não voltou mais.

Dizem, eu não sei, que ela agora está numa boa casa onde tratam dela com pão-de-ló.

II- COMPREENSÃO DE TEXTO:

1) O texto recebe o título de “ O homem e a galinha”. Por que a história recebe esse título?

( ) Porque eles são os personagens principais da história narrada.
( ) Porque eles representam, respectivamente, o bem e o mal na história.
( ) Porque são os narradores da história.
( ) Porque ambos são personagens famosos de outras histórias.
( ) Porque representam a oposição homem- animal.

2) Qual das características a seguir pode ser atribuída à galinha?

( ) avareza;
( ) conformismo;
( ) ingratidão;
( ) revolta;
( ) hipocrisia

3) “Era uma vez um homem que tinha uma galinha”. De que outro modo poderia ser dita a frase destacada?

( ) Era uma vez uma galinha que vive com um homem.
( ) Era uma vez um homem criador de galinhas.
( ) Era uma vez um proprietário de uma galinha.
( ) Era uma vez uma galinha que tinha uma propriedade.
( ) Certa vez um homem criava uma galinha.

4) Era uma vez é uma expressão que indica tempo:

( ) bem localizado;
( ) determinado;
( ) preciso;
( ) indefinido;
( ) antigo

5) A presença de travessões indica:

( ) a admiração da mulher;
( ) a surpresa do homem;
( ) a fala dos personagens;
( ) a autoridade do homem;
( ) a fala do narrador da história.

6) “Dizem, eu não sei ...” Quem é o responsável por essas palavras?

( ) o homem;
( ) a galinha;
( ) o narrador;
( ) a mulher;
( ) o ovo.

7) No texto, prevalece o discurso:

( ) Direto
( ) Indireto

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