Os elementos da obra literária

No artigo anterior falamos acerca dos conceitos básicos da Literatura e do fato de que literatura é mimeses. Hoje quero abordar outro aspecto importantíssimo para seus estudos. Quais são os componentes essenciais do texto literário? Vamos descobrir juntos? Continue a leitura deste artigo então.

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Componentes essenciais

  • Personagem: representação de um ser animado, racional ou não.
  • Ação: dinâmica entre as personagens, entrecruzamento das iniciativas pessoais. Ações principais e secundárias. Ação psicológica, física, social. A intriga.
  • Conflito: oposição de paixões e interesses: desejo x proibição, ódio x amor etc.
  • Narrador: 3ª pessoa e onisciente ou 1ª pessoa e autobiográfico (ou simplesmente observador).
  • Discurso: é o modo de apresentação da fala da personagem. Discurso direto (marcado por travessões). Discurso indireto (o narrador "relata" a fala da personagem).

Texto para os exercícios de 1 a 3

O texto a seguir focaliza uma personagem em ação; e, a julgar pelas atitudes e movimentos que ela pratica, podemos considerá-la extremamente conflituosa. Leia o texto e procure responder aos
exercícios.

O homem veio chegando e aos poucos diminuía o andar, observando a manobra do botequim. Diminuiu o passo mais, dando tempo a que os operários se afas-
tassem. Afinal parou. Os três homens tinham ficado ali conversando, e ele estacou, olhou pra trás, pretendendo voltar ao caminho, talvez. Depois ficou imóvel, aproveitando o tronco da árvore, disposto a esperar. Dali espiava os operários sem ser visto. Lhe dava aquela inquietação subitânea, voltava-se rápido. Parecia temer que alguém viesse pela calçada e o apanhasse escondido ali. Mas a rua estava deserta, não passava mais ninguém (...)
O homem se viu só. Houve um relaxamento de músculos pelo corpo dele, os ombros caíram, veio o suspiro de alívio. Reprincipiou a andar devagarinho, calmo outra vez. Na esquina ainda parou, espiando se o guarda ia longe. Nem sombra de guarda mais. Atravessou mais rápido a rua, passou pelo boteco do português, e agora andava com precaução, tirando o molho volumoso de chaves do bolso. Chegado em frente duma porta, foi disfarçadamente se dirigindo para a beira da calçada. Parou sobre a guia, aproveitando a sombra da árvore pra se esconder. Virou os olhos para um lado e outro, examinando a alameda. Num momento, se dirigiu quase num pulo para a porta, abriu-a, deslizou pela abertura, fechou a porta atrás de si, dando três voltas à chave.

Mário de Andrade. "Nelson". In Contos novos.

1. Pode-se dizer que a personagem constitui um tipo anti-social? Justifique a resposta.

2. Há conflito entre a personagem e seu espaço imediato? Justifique a resposta.

3. Qual o sentido, a finalidade das ações realizadas pela personagem?

Texto para os exercícios de 4 a 6

Sete anos de pastor Jacó servia Labão,
pai de Raquel, serrana bela;
mas não servia ao pai, servia a ela,
que a ela só por prêmio pretendia.
Os dias, na esperança de um só dia,
passava, contentando-se com vê-la;
porém o pai, usando de cautela,
em lugar de Raquel lhe dava Lia.
Vendo o triste pastor que com enganos
lhe fora assim negada a sua pastora,
como se a não tivera merecida,
começa de servir outros sete anos,
dizendo: mais servira, se não fora
para tão longo amor tão curta a vida!

Luís de Camões. Rimas.

4. Quais são as duas personagens decisivas neste poema de Camões? Justifique.

5. Quais são as ações importantes de Jacó?

6. Por que o conflito de Jacó não foi resolvido?

Texto para os exercícios de 7 a 10

O que se passava entre mim e Capitu naqueles dias sombrios, não se notará aqui, por ser tão miúdo e repetido, e já tão tarde que não se poderá dizê-lo sem falha nem eanseira. Mas o principal irá. E o principal é que os nossos temporais eram agora contínuos e terríveis.
Antes de descoberta aquela má terra da verdade, tivemos outros de pouca dura: não tardava que o céu se fizesse azul, o sol claro e o mar chão, por onde abríamos novamente as velas que nos levavam às ilhas e costas mais belas do universo, até que outro pé de vento desbaratava tudo, e nós, postos à capa, esperávamos outra bonança, que não era tardia nem dúbia, antes total, próxima e firme (...).
Já entre nós só faltava dizer a palavra última; nós a líamos, por*ém, nos olhos um do outro, vibrante e decisiva, e sempre que Ezequiel vinha para nós não fazia mais que separar-nos. Capitu propôs metê-lo em um colégio, donde só viesse aos sábados; custou muito ao menino aceitar esta situação.
- Quero ir com papai! Papai há de ir comigo! bradava ele.

Machado de Assis. Dom Casmurro.

7. A partir de que foco fala o narrador? Justifique com exemplos.

8. Há onisciência no foco? Se houver, mostre com exemplos. Se não, justifique essa ausência.

9. Qual a contradição evidente entre o desejo do narrador e o desejo de seu filho?

10. Machado de Assis é um romancista discreto. Que artifício utilizou para não entrar no terreno constrangedor das "brigas de família"?

Instrução para os exercícios de 11 a 13

Leia as frases a seguir e transforme-as em discurso indireto:

11. Há vagas para todos, disse o diretor.

12. O menino disse: sairei hoje mais tarde.

13. A mãe disse aos filhos: o café já está pronto.

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