Numa época em que é necessário ser poliglota na própria língua para comunicar bem nossas ideias, compreender as características dos diversos gêneros textuais é um saber necessário para ler bem os vários textos que uma prova de vestibular pode trazer. Dentre os tipos de redação técnica, a resenha critica é das mais úteis, pois avalia, de modo sintético e preciso, a importância de uma obra científica, de um texto literário ou de uma manifestação artística (cinema, teatro etc.). O objetivo da resenha crítica é oferecer ao leitor os dados necessários para que ele possa decidir quanto à maior ou menor importância do objeto da resenha e do interesse em ler a obra ou assistir ao espetáculo. A resenha deve, para esse fim, conter um resumo das informações, avaliar essas informações e a forma em que foram aproveitadas e justificar a avaliação feita, com base no objeto estudado.
Organização da resenha crítica
a) Cabeçalho - referência bibliográfica ou dados técnicos do objeto da resenha.
b) Dados considerados importantes sobre o autor (diretor e/ou produtor) do objeto em estudo.
c) Resumo do conteúdo.
d) Avaliação da obra quanto a conteúdo, forma, originalidade e importância para o campo de estudo.
Estilo da resenha crítica
- Linguagem clara, precisa e objetiva, tendo em vista a facilidade da comunicação.
- Linguagem ágil e dinâmica, que manteriha o leitor interessado pelo texto.
- Outras características de estilo dependem da personalidade do escritor e do veículo que transmite a resenha.
O leitor de uma resenha está interessado no seguinte:
- título do livro (e subtítulo, caso exista)
- nome(s) do(s) autor(es) ou do(s) organizador(es), de acordo com a folha de rosto;
- data da publicação;
- número da edição;
- nome da editora;
- local da publicação;
- número total de páginas (inclusive as páginas iniciais, com numeração romana);
- numero de tabelas, figuras e fotos;
- preço da obra.
A resenha deve dar respostas às seguintes indagações:
- De que trata o livro?
- Tem ele alguma característica especial?
- De que modo o assunto é abordado?
- Que conhecimentos prévios são exigidos para entendê-lo?
- A que tipo de leitor se dirige o autor?
- O tratamento dado ao tema é compreensivo?
- O livro foi escrito de modo interessante e agradável?
- As ilustrações foram bem escolhidas?
- O livro foi bem organizado?
- O leitor, que é a quem o livro se destina, irá achárá útil?
- Que resulta da comparação dessa obra com outras similares (caso existam) e com outros trabalhos do mesmo autor?
O objetivo de uma resenha não é exibir a erudição ou a graça de estilo do seu autor, mas informar os leitores. Não há lugar, numa resenha sobre livro científico, para perguntas retóricas ou para sarcasmo.
2 Comentários
Boa professor! Inspiração e foco também ajuda né? ab y
ResponderExcluirCertamente, Yvone, mas você há de concordar que alguém com inspiração e nenhuma técnica terá mais dificuldade no caso de uma resenha. Mas quando conhecemos a ferramenta e, de quebra, estamos inspirados, o resultado fica maravilhoso.
Excluir