Como fazer uma resenha crítica

Numa época em que é necessário ser poliglota na própria língua para comunicar bem nossas ideias, compreender as características dos diversos gêneros textuais é um saber necessário para ler bem os vários textos que uma prova de vestibular pode trazer. Dentre os tipos de redação técnica, a resenha critica é das mais úteis, pois avalia, de modo sintético e preciso, a importância de uma obra científica, de um texto literário ou de uma manifestação artística (cinema, teatro etc.). O objetivo da resenha crítica é oferecer ao leitor os dados necessários para que ele possa decidir quanto à maior ou menor importância do objeto da resenha e do interesse em ler a obra ou assistir ao espetáculo. A resenha deve, para esse fim, conter um resumo das informações, avaliar essas informações e a forma em que foram aproveitadas e justificar a avaliação feita, com base no objeto estudado.

como fazer uma Resenha

Organização da resenha crítica

a)   Cabeçalho - referência bibliográfica ou dados técnicos do objeto da resenha.
b)   Dados considerados importantes sobre o autor (diretor e/ou produtor) do objeto em estudo.
c)   Resumo do conteúdo.
d)  Avaliação da obra quanto a conteúdo, forma, originalidade e importância para o campo de estudo.

Estilo da resenha crítica

  • Linguagem clara, precisa e objetiva, tendo em vista a facilidade da comunicação.
  • Linguagem ágil e dinâmica, que manteriha o leitor interessado pelo texto.
  • Outras características de estilo dependem da personalidade do escritor e do veículo que transmite a resenha.

O leitor de uma resenha está interessado no seguinte:

  • título do livro (e subtítulo, caso exista)
  • nome(s) do(s) autor(es) ou do(s) organizador(es), de acordo com a folha de rosto;
  • data da publicação;
  • número da edição;
  • nome da editora;
  • local da publicação;
  • número total de páginas (inclusive as páginas iniciais, com numeração romana);
  • numero de tabelas, figuras e fotos;
  • preço da obra.

A resenha deve dar respostas às seguintes indagações:

  • De que trata o livro?
  • Tem ele alguma característica especial?
  • De que modo o assunto é abordado?
  • Que conhecimentos prévios são exigidos para entendê-lo?
  • A que tipo de leitor se dirige o autor?
  • O tratamento dado ao tema é compreensivo?
  • O livro foi escrito de modo interessante e agradável?
  • As ilustrações foram bem escolhidas?
  • O livro foi bem organizado?
  • O leitor, que é a quem o livro se destina, irá achárá útil?
  • Que resulta da comparação dessa obra com outras similares (caso existam) e com outros trabalhos do mesmo autor?

O objetivo de uma resenha não é exibir a erudição ou a graça de estilo do seu autor, mas informar os leitores. Não há lugar, numa resenha sobre livro científico, para perguntas retóricas ou para sarcasmo.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Boa professor! Inspiração e foco também ajuda né? ab y

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente, Yvone, mas você há de concordar que alguém com inspiração e nenhuma técnica terá mais dificuldade no caso de uma resenha. Mas quando conhecemos a ferramenta e, de quebra, estamos inspirados, o resultado fica maravilhoso.

      Excluir