Texto persuasivo - escrever para convencer

Todo aluno que esteja se preparando para o Enem e também para o vestibular sabe que escrever um bom texto argumentativo ou mesmo compreender os mecanismos usados para construi-lo são de suma importância. Neste aspecto, revisar as características dos gêneros textuais pode ser um diferencial entre os aprovados e os que voltarão para os bancos do cursinho. Por isso mesmo, depois de falar aqui em nosso site a respeito da utilidade da Língua Portuguesa e também sobre maneiras de compreender melhor um texto, volto ao assunto da interpretação de texto falando desta vez sobre texto e persuasão. Para isso, vamos enfocar no uso da função conativa nos textos. Primeiro farei algumas considerações sobre o assunto e depois faremos alguns exercícios, COM GABARITO, que nos ajudarão a estudar para os desafios que se colocarão a nossa frente.

Texto e persuasão

Vejamos algumas considerações sobre o assunto antes de passarmos para os exercícios.

  • Um texto pode ser produzido predominantemente com a intenção de interferir no comportamento das pessoas. Nesse caso, a preocupação maior é a busca da adesão do indivíduo, isto é, que ele leve em consideração o que está sendo proposto, acredite no que está sendo dito e, se for o caso, faça o que se recomenda. Quando a linguagem é usada com essa intenção, diz-se que está em jogo a função conativa, denominada também apelativa ou persuasiva. Nesse sentido são acionados os mais diversos recursos, que genericamente costuma-se chamar de argumentos.
  • Todo texto explora a função conativa, já que seu produtor sempre quer ser levado em consideração ou quer levar as pessoas a acreditar no que diz. Na função conativa assume destaque o uso de verbos no imperativo, de vocativos, de palavras ou expressões que envolvem apelo e provocam a mobilização do indivíduo.
  • Num texto de caráter conativo, nem sempre a intenção de interferir no comportamento das pessoas fica evidente. Há casos em que isso vem dissimulado, exatamente com o objetivo de obter maior efeito.

Ditas essas coisa, vejamos alguns exercícios selecionados justamente para você se preparar melhor para as provas.

Instruções para os exercícios de 1 a 4

Não há texto mais apropriado para ilustrar a função conativa da linguagem do que o anúncio publicitário. Para as empresas de publicidade, a produção desses textos é o seu ofício. Veja o exemplo que segue.

texto-persuasao
O texto que vem à esquerda da foto, necessário para compreender o sentido global da publicidade, vem transcrito a seguir:

Para fazer um calçado como Timberland não basta o trabalho de sapateiros, também é preciso a colaboração de engenheiros.
Dentro dele seus pés respiram aliviados, pois nossa tecnologia permite que a umidade seja liberada com mais facilidade, mantendo o pés arejados, secos e confortáveis.
Timberland também garante muita flexibilidade, estabilidade e tração. Por isso é um dos melhores fora-de-estrada que existe.

1. Assinale a afirmação incorreta sobre essa propaganda.
a) O nome "fora-de-estrada" dado a um tipo de calçado é um recurso explorado para enfatizar o fato de que se trata de um produto apropriado para terrenos acidentados e desfavoráveis.
b) A foto do calçado em branco e preto, tendo como fundo um solo acidentado e uma paisagem inóspita, contribui para levar o leitor a acreditar que esse produto enfrenta qualquer desafio ("aguenta qualquer parada").
c) O ambiente da foto, as legendas, as personagens, o clima de inverno, o tom escuro, tudo isso tem uma função evidente: alertar o potencial comprador para o fato de que o calçado é inapropriado para o ambiente urbano.
d) O ambiente inóspito criado pela foto é uma forma de persuadir o leitor de que se trata de um produto insuperável para ser usado no inverno.
e) Essa propaganda foi veiculada numa revista brasileira publicada no dia 9 de junho de 1999, estando, portanto, perfeitamente adequada à estação do inverno.

2. Certas propagandas "entregam o jogo", isto é, deixam evidente que se fala bem do produto só por obrigação, porque quem as fez foi pago para isso. Fica evidente que os argumentos explorados não têm consistência. Pode-se dizer que esse é o caso da publicidade do fora-de-estrada?

3. Qual é a frase do texto em que fica mais evidente o uso da função conativa da linguagem? Explique sua resposta.

4. Compare os dois enunciados que seguem.

I) PARA VOCÊ QUE SEMPRE
   S O N H O U   C O M
   UM FORA-DE-ESTRADA.

II) VOCÊ DEVE COMPRAR
    UM FORA-DE-ESTRADA.

a) Qual dos dois enunciados é mais atraente e mais simpático? Por quê?

b) A expressão "sonhou com" ganha destaque visual no texto. Que recurso foi explorado para atingir esse efeito?

5. Para induzir o consumidor a comprar esse tipo de calçado, vários argumentos são utilizados para qualificar o produto. Assinale a alternativa em que o argumento citado não é justificativa para a qualidade apontada.
a) Tecnologia avançada: "também é preciso a colaboração de engenheiros".
b) Asseio e proteção: "permite que a umidade seja liberada".
c)  Segurança e comodidade: "garante muita flexibilidade, estabilidade e tração".
d) Marginalidade e diferenciação: "é um dos melhores fora-de-estrada que existem".
e) Conforto e bem-estar: "Dentro dele seus pés respiram aliviados".

Texto para o exercício 6

Muitas vezes, um texto não tem nenhuma aparência de anúncio publicitário. O trecho a seguir, por exemplo, parece ter apenas a intenção de fazer um sumário das principais matérias tratadas na revista. Lendo-o, porém, com um olhar mais crítico, percebe-se nitidamente o objetivo de valorizar a revista e convencer o leitor a continuar comprando-a ou assinando-a.

Aberração corrigida

Semanalmente, mais de uma centena de profissionais sua a camisa para levar ao leitor de ISTO É uma revista cada vez mais importante e influente. Eles apontam aberrações a serem corrigidas e experiências bem-sucedidas na busca de um País melhor. O resultado final é uma revista sempre mais agradável de se ler e mais bonita de se ver. Enfim, uma revista imprescindível.
Os jornalistas Mário Simas e Mino Pedrosa relatam,  na reportagem que começa à pág. 120, a reviravolta do  caso PC. Os seguranças foram presos e a polícia agora vai atrás do irmão de Paulo César, o deputado Augusto Farias. A cômoda versão de suicídio, contestada pelos  dois repórteres desde o início das investigações, desaba  estrondosamente, soterrando a tese apressada de caso  encerrado. Uma aberração que começa a ser corrigida. - IstoÉ, 9/6/1999.

6) Assinale a alternativa em que ocorre uma afirmação que aparenta neutralidade, parecendo menos marcada por intenção de valorizar a revista.
a)".. .mais de uma centena de profissionais sua a camisa para levar ao leitor de Isto É uma  revista cada vez mais importante…”
b) "O resultado final é uma revista sempre mais  agradável de se ler e mais bonita de se ver.”
c) "Enfim, uma revista imprescindível.”
d) "Os jornalistas Mário Simas e Mino Pedrosa relatam, na reportagem que começa à pág. 120, a reviravolta do caso PC."
e) "A cômoda versão de suicídio, contestada pelos dois repórteres desde o início das investigações, desaba estrondosamente..."

Instrução para o exercício 7

O texto publicitário persegue um resultado: levar à aceitação do produto anunciado, que pode ser até uma ideia. Esse gênero de texto, evidentemente, só pode falar bem do produto, não se preocupando com nenhum comentário crítico, nenhum argumento contrário ao que se anuncia. É o que ocorre na questão a seguir.

7) (Fuvest-SP) "Um trecho moderno, de abordagem inovadora, que ensina de maneira cativante e, acima de tudo, eficiente. Mais do que isso, um material pautado por um método de ensino atual, que pensa em uma formação integral para o aluno, com valores que respeitam o seu crescimento e preparam para a vida."

O trecho acima, extraído de um texto publicitário, procura convencer o leitor por meio de juízos categóricos, isto é, juízos que, sem apresentar razões ou provas evidentes, não admitem contestação.

a) Transcreva duas expressões ou palavras que comprovam esse fato.

b) Justifique sua escolha.

Gabarito dos exercícios

1) C
2) Evidentemente, não. Pode até não ser verdade tudo o que a propaganda está dizendo, mas os argumentos utilizados criam a impressão de verdade.
3) Sem dúvida é o trecho que ocupa todo o topo da página: "Para você que sempre sonhou com um fora-de-estrada". A expressão "para você" deixa evidente a intenção de levar o leitor a comprar o produto.
4) a) O enunciado I é muito mais atraente e simpático. Em vez de dizer diretamente que o consumidor deve comprar o produto, ele apenas sugere a compra. Em vez de pressionar com uma obrigação indelicada ("você deve comprar"), pressupõe que o produto corresponde a um sonho do leitor. Em vez de adotar a atitude deselegante de "empurrar um produto" ao consumidor, assume a postura de quem está satisfazendo a um desejo, a uma aspiração de vida inteira.
b) Foi, sobretudo um recurso gráfico: a expressão ocupa a posição central entre as três que vêm no topo da página além disso, as letras são mais volumosas e mais distanciadas, de modo a ocupar todo o espaço da linha.
5) D
6) D
7) a) Todo o texto está permeado de juízos categóricos, ou seja, aqueles que devem ser aceitos sem contestação pelo leitor. Entre outras, eis duas possibilidades de respostas: "acima de tudo eficiente" e "uma formação integral".
b) Trata-se de afirmações genéricas que necessitamd e comprovação, ausente no texto. O leitor deve aceitá-las, sem possibilidade de contestação.

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