Atividade de Português com tirinha da Mafalda

Tenho trazido aqui para o site várias atividades de interpretação de textos e esta é mais uma daquelas que os professores adoram para colocar em suas provas de interpretação de textos. Baseei-me numa tirinha da Mafalda e compartilho com vocês aqui as perguntas que podem ser aproveitadas em provas de interpretação de textos ou atividades para os alunos fazerem como tarefa para casa ou mesmo como complemento de suas aulas.

Exercícios de interpretação de textos com tirinha da Mafalda

image

1. A tira retrata uma situação em que pai e mãe conversam sobre a filha, Mafalda. Observe e analise o 1º e o 2º quadrinhos:

a) No 1º quadrinho, como se sente o pai ao dizer que a filha já vai para a escola? Justifique sua resposta com elementos verbais e não verbais da tira.

b) Como se sente a mãe de Mafalda no 2º quadrinho? Justifique.

2. Compare o 3º quadrinho aos dois primeiros. O que você nota de diferente?

3. No 4º quadrinho, o pai e a mãe falam simultaneamente uma frase já dita: "Temos uma filha que já vai para a escola!". Interprete, considerando toda a tira:

a) O que o uso do negrito nessa frase sugere?

b) No 4º quadrinho, essa frase tem o mesmo sentido que no 2º quadrinho? Justifique Sua resposta com elementos do texto.

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Você poderia fornecer o gabarito? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fátima, vamos responder juntos? Vou pedir ao pessoal da fanpage para nos ajudar. Acho que assim fica mais dinâmica esta interação.

      Vou fazer a primeira depois. :-)

      Excluir
    2. 1a. O pai de Mafalda se sente feliz, alegre. O elemento verbal que justifica essa resposta é a expressão "Que alegria" e os não verbal é o traçado de sua boca. (Seria possível também afirmar que ele se sente tranquilo, considerando sua postura.)

      Excluir
    3. 1b. A mãe de Mafalda também está feliz. (Observe que ela concorda com o pai. Além disso, o traçado da boca confirma essa alegria dela.)

      Excluir
  2. 1a.
    Pode-se constatar pela postura física (braços erguidos com mãos atrás da nuca, olhar embevecido e sorriso de satisfação) que o pai de Mafalda se sente bem sucedido como esposo e pai por ter uma filha bem criada e já frequentando a escola.
    Os termos “que alegria” e “já ir” reforçam a expressão física de tranqüilidade pela “missão”de par estar sendo bem cumprida.

    ResponderExcluir
  3. 1b.A mãe compartilha do sentimento de alegria do pai, no entanto, mais que alegre e satisfeita, sente-se maravilhada com o fato de a Mafalda já ir à escola e grata por serem pais nesta condição de felicidade. A expressão “maravilhoso” demonstra o grau de sua alegria e o termo “mesmo” confirma que ela compartilha da satisfação do pai mediante o fato.

    ResponderExcluir
  4. 3.
    No 3º quadrinho percebe-se, pela mudança de expressão, que ambos, a partir dos comentários feitos pelos dois, chegam a uma constatação - não tão feliz - a seu próprio respeito: a de que estão envelhecendo. Se sua filha Mafalda “já” está indo à escola, ela cresceu, ou seja, tempo passou.

    ResponderExcluir
  5. 3.
    Neste quadro reside o humor da tira uma vez que o sentido do enunciado – agora “gritado” pelo casal - tem seu sentido totalmente voltado à condição dos pais que se descobrem mais velhos, e não mais à descoberta da feliz condição da filha que crescida e bem criada, já vai à escola.

    ResponderExcluir
  6. 3a.
    Sugere que está sendo gritada pelo ”susto” que levaram ao “perceberem” que se Mafalda cresceu, eles estão velhos.

    ResponderExcluir
  7. 3b.
    Não. No segundo expressa a constatação dos pais de que Mafalda cresceu e os torna felizes e orgulhosos por já ir à escola. No 4º, expressa a constatação que tiveram durante a conversa de que estão velhos uma vez que sua filha cresceu.

    ResponderExcluir