Questões sobre o uso do advérbio

Este é um dos exercícios que levarei para minhas turmas de primeiro ano do Ensino Médio nas próximas aulas. temos trabalhado, como já disse aqui, com palavras invariáveis e tenho buscado nos meus arquivos alguns exemplos de questões que poderiam figurar em nossas provas mensais. Compartilho com vocês mais esta. Se alguém quiser responder nos comentários, fica aí pros outros leitores conferirem e comentarem. Assim, crescemos todos.

Leia o texto que vem a seguir.

exercício de interpretação de textos

O caracol e a pitanga

Há dois dias o caracol galgava lentamente o tronco da pitangueira, subindo e parando, parando e subindo. Quarenta e oito horas de esforço tranquilo, de caminhar quase filosófico. De repente, enquanto ele fazia mais um movimento para avançar, desceu pelo tronco apressadamente no seu passo fustigado e ágil, uma formiga-maluca, dessas que vão e vêm mais rápidas que o coelho de desenho animado. Parou um instantinho, olhou zombeteira o caracol e disse: "Volta, volta, velho! Que é que você vai fazer lá em cima? Não é tempo de pitanga". "Vou indo, vou indo" — respondeu calmamente o caracol — "Quando eu chegar lá em cima vai ser tempo de pitanga".

Moral: No Brasil não há pressa.

O texto faz oposição entre dois tipos de movimento: a lerdeza do caracol e a pressa da formiga.

a) Transcreva, do texto, um advérbio que indique um significado compatível com a lerdeza do caracol.
b) Transcreva, do texto, o advérbio que caracteriza um movimento compatível com a pressa da formiga.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Bem, aqui vou eu me arriscar.

    a) lentamente
    b) apressadamente

    Por favor, diga que não errei! LOL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há há há... Você acertou. Eu disse que era simples :-)

      Valeu pelo comentário.

      Excluir