Questões de concurso para Polícia Militar

Hoje faremos algumas questões de um concurso público promovido pela Cespe. Este processo seletivo era para admissão ao Curso de Formação de Oficiais Policiais Militares da Polícia Militar do DF. Como se vê nas questões apresentadas, há muita interpretação de texto nessas provas assim como há no Enem. E mais, com esta postagem, abrimos uma nova seção aqui no blog que é a de provas de concursos. Já recolhi muito material nos sites das instituições e postarei aos poucos por aqui. Você pode até se perguntar da vantagem disso visto que você mesmo poderia baixar as provas. Sim, é verdade, mas aqui você verá apenas o conteúdo de Língua Portuguesa já com o gabarito logo após os exercícios. me responda agora: onde você achará dessa forma?

Questões de concurso público de 2005

problemas de leitura

Cidadão
                                         Lucio Barbosa

1   Tá vendo aquele edifício moço?
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição,
4  Era quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
7  Olho pra cima e fico tonto
Mas me vem um cidadão
E me diz desconfiado,
10   "Tu tá aí admirado
Ou tá querendo roubar?"
Meu domingo tá perdido,
13   Vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E pra aumentar meu tédio
16  Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer
Tá vendo aquele colégio moço?
19   Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Pus a massa fiz cimento
22  Ajudei a rebocar
Minha filha inocente
Vem pra mim toda contente
25 "Pai vou me matricular"
Mas me vem um cidadão
"Criança de pé no chão
28  Aqui não pode estudar"
Essa dor doeu mais forte
Por que é que eu deixei o norte
31   Eu me pus a me dizer
Lá a seca castigava
Mas o pouco que eu plantava
34   Tinha direito a comer
Tá vendo aquela igreja moço?
Onde o padre diz amém
37  Pus o sino e o badalo
Enchi minha mão de calo
Lá eu trabalhei também
40  Lá foi que valeu a pena
Tem quermesse, tem novena
E o padre me deixa entrar
43  Foi lá que Cristo me disse
"Rapaz deixe de tolice
Não se deixe amedrontar
46  Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio fiz a serra
Não deixei nada faltar
49   Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar"

Julgue os itens a seguir, relacionados à leitura interpretativa do texto acima. Marque C para certo e E para errado.

1     O texto aborda o tema do processo de exclusão a que são submetidos os operários da construção civil, que não podem usufruir dos benefícios de seu trabalho.

2    A linguagem do protagonista revela que se trata de uma pessoa semi-analfabeta, preconceituosa e de parcos recursos econômicos.

3    A sequência 1 -edifício (primeira estrofe), 2-colégio (segunda estrofe) e 3-igreja (terceira estrofe) pode ser alterada para 2-1-3, sem que haja prejuízo à textualidade.

4     Predominam, no texto, sequências narrativas em que o contador da história apresenta seu posicionamento perante os fatos narrados.

5     Deduz-se, pela distribuição das ideias no espaço do papel, pela sonoridade das rimas, pelo metro dos versos e pelo ritmo melódico, tratar-se de texto literário.

Com relação a aspectos morfossintáticos e semânticos do texto I, julgue os itens a seguir.

6    A forma "tá" (v.1, 10, 11, 12) e a construção "Era quatro condução" (v.4) não respeitam o padrão escrito de nível culto.

7    As aspas nos versos 10 e 11, 25, 27 e 28, 44 e 51 estão empregadas para indicar que se trata de discurso indireto livre, ou semidireto.

8     Classificam-se como subordinadas as orações que compõem os versos 21 e 22, assim como as dos versos 47 e 48.

9    As palavras "desconfiado" (v.9) e "entristecido" (v.13) têm em comum o fato de serem formadas pelo processo de parassíntese vocabular.

10    Entre as orações "Essa dor doeu mais forte" (v.29) e "Por que é que eu deixei o norte" (v.30) há uma relação de causa e consequência.

11     O fato de a maioria dos versos serem de redondilha maior, com sete sílabas métricas, aproxima o texto dos gêneros textuais populares, como a literatura de cordel e as cantigas de roda infantis.

Confrontando o texto I às expressões artísticas da literatura brasileira, julgue os itens subsequentes.

12     O poema apresenta imagens que podem ser relacionadas à paisagem explorada pelo Arcadismo.

13     Pela temática,  o  texto  pode  ser aproximado  à poética vanguardista de Violão de Rua, que vigorou no Brasil nos meados da década de 60, antes do AI-5.

14     O desfecho da história, com o destaque ao aspecto religioso, justifica a relação temática que se estabelece entre o autor do texto e o escritor alagoano, ficcionista e poeta João Cabral de Melo Neto.

15     Pelo fragmento "Lá a seca castigava/Mas o pouco que eu plantava/Tinha direito a comer" (v.32-34), depreende-se que o texto apresenta temática análoga à do romance O Quinze, de Raquel de Queiroz.

16    No verso 49, a oração "o homem criou asas" é um exemplo de personificação.

 

Gabarito dos exercícios

1    C, 2    E, 3    E, 4    C, 5    C, 6    C, 7    E, 8    E, 9    E, 10    E, 11    C, 12    E, 13    C, 14    E, 15    C, 16    E

Postar um comentário

0 Comentários