Organização textual do discurso argumentativo

Você já pensou em quais os elementos envolvidos na argumentação? Neste processo de chegar a conclusões, buscamos razões favoráveis e desfavoráveis a respeito de um tema de forma persuasiva, ou seja, fazendo com que os outros aceitem nossas conclusões. Após apresentar um tutorial de como devemos proceder para fazer uma leitura racional e também de trazer para cá algumas dicas de como devemos proceder para fazer um texto nota 10 no Enem, hoje vamos elencar uma série de elementos importantes dentro do processo de argumentação.

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Vamos a três pontos iniciais, três definições que permearão nosso papo hoje aqui:

  • Tema: Assunto a ser questionado, a ser legitimado.
  • Argumentador: quem desenvolve o raciocínio em torno do tema.
  • Interlocutor: a quem se dirigem os argumentos, quem deve participar da mesma opinião do argumentador.

A organização textual do discurso argumentativo compreende:

• Autor e focalização temática, construção de um ponto de vista em função das intenções comunicativas.
• Etapas:

- tema (proposta): permite a formulação de uma questão polêmica, explícita ou implícita no texto; o autor se posiciona;

- proposição (tese): posicionamento favorável ou desfavorável do autor em relação ao tema; é orientador de toda a sua argumentação;

- provas: argumentos que sustentam a proposição do autor, assegurando a validade dela e permitindo chegar à conclusão;

conclusão: retomada da proposição, já defendida coerentemente, ou uma possível decorrência dela.

Estratégias de organização

Estas são as principais estratégias de organização do discurso argumentativo:

  • comparação ou confronto;
  • exemplificação;
  • analogia;
  • argumentação de autoridade.

Conexão textual

Geralmente faz-se necessário o emprego de marcas linguísticas e gráficas da articulação do discurso argumentativo com outros discursos e sequências de texto. Observe alguns exemplos:

  • Transição da apresentação dos dados estatísticos para a análise argumentativa: "Antes de mais nada".
  • Introdução de uma retrospectiva histórica (sequência narrativa):
  • Faz um século"[...];"Em 1900".
  • “No período colonial"; [...]"No período imperial"...
  • Introdução de uma caracterização de fenômeno social (sequência descritiva).

Há necessidade, ainda, de marcadores textuais de progressão/segmentação temática: articulações hierárquicas, temporais e/ou lógicas entre as frases ou etapas do discurso argumentativo. Por exemplo: "Outro lado da questão'[...]; "Essa afirmação"[...];"Nem por isso"[...];"Além do mais"[…].

Elementos da lógica argumentativa

Asserção inicial - premissa:
a) afirmação factual: sua veracidade pode ser verificada pela confrontação com os fatos;
b) julgamento: inferência deduzida dos fatos, de menor confiabilidade que a afirmação factual;
c) palavra de autoridade: de responsabilidade de especialistas no assunto.

Asserção intermediária: faz a transição entre as asserções - inferência, prova, argumento.

Indução e dedução - processos argumentativos

Na indução, parte-se dos fatos e tenta-se chegar a algum modelo ou proposta argumentativa.

Tipos mais comuns:
generalização: conclusão baseada no estudo de um conjunto significativo de exemplos.
relação causal: relaciona dois fatos e conclui que um éa causa do outro.
analogia também denominada correlação, associa generalização e relação causal, estabelecendo uma ligação entre a consequência e uma causa possível.
Na dedução, parte-se de um julgamento geral e busca-se descobrir implicações específicas ou exemplos específicos.

Escolha das palavras

Uma criteriosa e conveniente seleção lexical que permita empregar vocábulos positivos, negativos ou neutros para apresentar uma mesma situação fará com que a persuasão atinja os objetivos do interlocutor.
Outros recursos possíveis:
•  empregar adjetivos, sufixos ou advérbios com carga semântica positiva ou negativa;
• repetir a expressão ou o termo;
• substituir a palavra com o intuito de acentuar ou atenuar a noção positiva ou negativa já presente;
• negativizar uma realidade mudando a palavra de campo semântico, por exemplo, do mundo humano para o mundo dos animais ou dos objetos.
A seguir, há exemplos de recursos lexicais empregados em artigos de opinião assinados.

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4 Comentários

  1. Bauru, se os estudantes procurassem seguir estas dicas, não teríamos tantas redações sofríveis. Um texto bem elaborado, apoiado em argumentos coerentes é o mínimo que se espera de um usuário da Língua, não?
    abraço, garoto

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  2. Me ajudou bastante, acho que me sairei melhor nas redações argumentativas :)

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