Enem 2013 – inscrições, datas e revisão

Aquilo que muita gente esperava, isto é, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram hoje, 13/5 e vão até o dia 27 de maio. Pela internet, para se inscrever é necessário acessar este endereço. Já a data do exame será nos dias 26 e 27 de outubro.

enem_2013_gabarito_da_prova

As informações necessárias para fazer a inscrição bem como os documentos e requisitos podem ser encontrados no endereço colocado anteriormente. Lá vocês verão algumas informações dadas aqui visto que este texto reproduz em partes aquele.

Como vocês sabem, o Enem é voltado para todas as pessoas que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013, mas, no caso de alunos que não são concluintes do Ensino Médio, a prova pode ser feita apenas como treino. 

O resultado no exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. Além disso, uma boa avaliação no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Neste ano o exame tem uma redação e quatro provas objetivas. Cada uma contém 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, os inscritos farão provas de ciências humanas e da natureza, com duração de quatro horas e 30 minutos. No segundo dia, as provas aplicadas serão de linguagens e códigos, matemática e redação, com duração de cinco horas e 30 minutos.

Para alegria de uns e tristeza de outros, o Ministério da Educação divulgou novas regras na correção da redação. O que se espera com isso é evitar as brincadeiras durante a elaboração da redação. Todo mundo viu a repercussão das provas com receitas de miojo ou hinos de clubes no ano passado.

Para ajudar os leitores do nosso blog a se prepararem melhor para a prova de Português. Por isso daremos dicas de redação e de interpretação de textos neste post no qual linkaremos outros artigos já publicados e os que virão.

Interpretação de textos na prova do Enem

Abaixo estão alguns dos artigos de revisão para entender melhor a prova de interpretação de textos do Enem. NA verdade, a prova inteira envolve esta competência visto que analisar, selecionar e fazer inferências sobre os textos é uma capacidade avaliada na prova.

Dicas de redação para a prova do Enem

A prova de redação do Enem exige do aluno a capacidade de analisar os dados da coletânea, selecionar as informações importantes e, diante disso, elaborar um texto coerente, coeso e que apresente uma proposta de intervenção que respeite os limites dados pelos examinadores.

Postar um comentário

0 Comentários