Carta para político – Proposta de redação

Vamos praticar um pouco a nossa capacidade de criar intervenções, cobrar nossos direitos e estruturar um belo texto. Sugiro que vocês façam esta proposta de redação de carta. Não é comum ser pedido no Enem este gênero, mas creio que haja alunos que aspiram às mais diversas vagas nas universidades públicas e particulares e que são meus leitores aqui. Mãos à obra.

discurso_do_político_na_eleição_corrupção

 

Proposta de redação de construção de carta para político

Escreva uma carta para um político (prefeito, governador, presidente, senador, deputado), fa­zendo um pequeno relato de uma tragédia como "gancho" para argu­mentar em favor de uma política voltada para os problemas sociais, principalmente os que determi­nam tragédias individuais e/ou coletivas com tanta frequência. Em outras palavras, você quer conven­cê-lo de que é necessário que ele elabore projetos (se for um político do legislativo) ou que os aprove (se for um político do executivo) visando à solução de problemas sociais.

Instruções

1. O interlocutor (político) pode ser real ou fictício.

2. A linguagem deve ser adequada à situação e ao interlocutor (interpele-o com os pronomes de tratamento: Excelentíssimo Senhor - para pre­feito, governador, presidente; Ilustríssimo Se­nhor - para deputado e senador).

3. Situação real: você, com seu voto, ajudou a ele­ger esse político, portanto, como exercício de cidadania, tem o direito de reivindicar.

4. Situação real, embora deturpada: o político é eleito para trabalhar em prol de uma comuni­dade, não para se enriquecer.

5. Destaque um (uns) problema(s) social(ais) e su­gira alguns projetos.

6. Sugestão de alguns temas que podem ser abordados:

• Crianças na rua

• A prostituição de menores

• A droga na adolescência

• O trabalho infantil

• A ausência e a precariedade das escolas

• Saúde pública

• Moradia

• Violência nas mais variadas formas

7. Ao fazer sua reivindicação, aponte algumas consequências positivas que o projeto pode gerar, caso seja aprovado.

8. Procure trazer o interlocutor para dentro do texto, como se dialogasse frontalmente com ele, como se ele fizesse parte do texto na for­ma de um leitor implícito a quem a mensagem é dirigida.

9. Não se esqueça: o atendimento a seu pedido depende da eficácia de sua argumentação.

10. Segue um modelo de carta:

como_fazer_uma_carta_estrutura

Após tudo isso, sugiro a leitura de outro texto meu aqui no blog:

Postar um comentário

1 Comentários