Este é um exercício que propus como reforço par alguns alunos. São atividades de interpretação de texto e contemplam aquilo que exames como o Enem estão cobrando. Além da interpretação de textos, você verá atividades de pressupostos e implícitos e também algumas sobre palavras homófonas.
Atividade de interpretação de textos
1. Suponha uma notícia esportiva como essa:
“O jogo de ontem à noite no Pacaembu foi um espetáculo memorável. No gramado, os atletas do São Paulo e Corinthians deram uma exibição de arte. Nas arquibancadas, mesmo a torcida do Corinthians se comportou civilizadamente."
Ao ler a notícia, um torcedor corintiano protestou contra o jornal.
a) (0,5 ponto) O torcedor tinha motivo para fazer o protesto? Por quê?
b) (0,5 ponto) Qual é a palavra do noticiário mais reveladora da opinião do redator da notícia?
c) (1,0 ponto) Que pressuposto essa palavra estabelece dentro do contexto da notícia?
2. (1,0 ponto) A correção gramatical é uma propriedade importante, sobretudo para certos tipos de texto, mas não é garantia suficiente de qualidade. A propósito, leia os dois trechos transcritos a seguir e compare-os. Um deles foi extraído do documento Diretrizes para o Programa de Governo Estadual, de 1993, elaborado por um grande partido político brasileiro.
I) Tendo em conta a experiência de 1989, uma análise do quadro político-eleitoral estadual e nacional, a dificuldade de realizar amplas mudanças no modelo econômico-político e social brasileiro sem contar com uma sólida retaguarda do Estado de São Paulo, e a dificuldade de realizar um governo estadual democrático-popular sem o respaldo de políticas federais, consideramos ser possível e necessário, nas eleições de 1994, trabalhar com o cenário de uma vitória simultânea do nosso partido* para os governos paulista e federal.
* Coloquei a expressão "nosso partido" no lugar da sigla do partido.
II) Em 1994, a gente tem que ganhar a eleição pro governo estadual e pro federal. Os dois junto, porque, pelo que se viu em 1989, as jogadas eleitoreiras diz que não é fácil fazer mudança na política e na economia do Brasil sem o apoio de São Paulo. Nem dá pra fazer um governo bom pro povo em São Paulo sem a ajuda do governo federal.
Sobre os dois textos é correto um dos seguintes comentários:
( ) Os dois textos são confusos e cheios daquilo que na escola se costuma chamar de "erros gramaticais".
( ) O texto I é mais difícil de entender que o texto II, porque está redigido numa linguagem mais técnica.
( ) Ambos os textos são difíceis de entender, porque os dois apresentam "erros" elementares de gramática.
( ) O texto II, redigido numa linguagem mais popular, apesar de certos "erros" gramaticais, supera o texto I em clareza e precisão.
( ) Não é possível levar a sério o que está escrito no texto II, tantas são as imprecisões que ele contém.
3. (1,0 ponto) Assinale a opção em que a inversão dos termos altera o sentido fundamental do enunciado:
( ) Era uma poesia simples / Era uma simples poesia
( ) Possuía um sentimento vago / Possuía um vago sentimento
( ) Olhava uma parasita mimosa / Olhava uma mimosa parasita
( ) Havia um contraste eterno / Havia um eterno contraste
( ) Vivia um drama terrível / Vivia um terrível drama
4. (1,0 ponto) Para apreender o sentido de um texto não basta conhecer o significado de cada palavra isoladamente. É preciso também levar em conta as relações entre elas. Um texto com as mesmas palavras pode ter sentido completamente diferente se alterarmos o arranjo entre elas. Observe, por exemplo, a frase a seguir.
Livro ensina a ver como eram modernos os impressionistas. (Folha de S. Paulo, 25/5/99.)
Assinale a alternativa cuja frase preserva o sentido do texto original:
( ) Livro ensina a ver como eram os modernos impressionistas.
( ) Livro ensina a ver como os modernos eram impressionistas.
( ) Livro ensina a ver como os impressionistas eram modernos.
( ) Livro ensina a ver como eram os impressionistas modernos,
( ) Livro ensina a ver como os impressionistas modernos eram.
5. (2,0 ponto) Leia os textos a seguir, compare-os e, depois, responda à questão.
I) O vocalista do grupo norte-americano Red Hot Chili Peppers, Anthony Kiedis, 34, teve de ser operado em Los Angeles, Costa Oeste dos EUA, após fraturar o punho em um acidente de moto. O acidente aconteceu quando um automóvel que ia à sua frente fez uma manobra inesperada. O fato obrigou o grupo a cancelar shows no Havaí e no Alasca." (Folha de S. Paulo, 18/7/97.)
II) O vocalista do grupo norte-americano Red Hot Chili Peppers, Anthony Kiedis, 34, teve de ser operado em Los Angeles, Costa Oeste dos EUA, após fraturar o punho em um acidente de moto. O acidente aconteceu quando um automóvel que ia à sua frente fez uma manobra inesperada. O fato obrigou o músico a jogar sua moto contra um muro.
Pode-se dizer que a palavra fato significa a mesma coisa em ambos os textos? Justifique sua resposta.
Instruções para as questões de números 6 e 7:
Essas questões se referem a compreensão de leitura. Leia atentamente cada uma delas e assinale a alternativa que esteja de acordo com o texto apresentado. Baseie-se exclusivamente nas informações nele contidas.
Para fazer uma boa compra no ramo imobiliário, não basta ter dinheiro na mão. É imprescindível que o comprador seja frio, calculista e bem informado. Na hora de comprar um imóvel, a emoção é um dos maiores inimigos de um bom negócio. Assim, por mais que se goste de uma casa, convém manter sempre um certo ar de contrariedade. Se o vendedor perceber qualquer sinal de emoção, isso poderá custar dinheiro ao comprador. Não é por outra razão que quem compra para especular ou apenas para investir costuma conseguir um melhor negócio do que quem está à procura de um lugar para morar.
6. (1,0 ponto) Segundo o texto:
( ) Os vendedores, via de regra, buscam ludibriar os compradores, e vice-versa.
( ) O vendedor costuma aumentar o preço do imóvel quando o comprador não está bem informado sobre o mercado de valores.
( ) O mercado imobiliário oferece bons investimentos apenas para quem pretende especular.
( ) No ramo imobiliário, uma atitude que aparente indiferença pode propiciar negócio mais vantajoso para o comprador.
( ) No mercado imobiliário, o comprador realiza melhor negócio adquirindo uma propriedade de que não tenha gostado muito.
7. (1,0 ponto) Segundo o mesmo texto:
( ) Quanto maior a disponibilidade financeira do comprador, maior a probabilidade de sucesso no negócio imobiliário.
( ) Disponibilidade econômica não é o único fator que possibilita a realização de um bom negócio.
( ) O vendedor, por preferir negociar com investidores, desfavorece o comprador da casa própria.
( ) Gostar de uma casa é psicologicamente importante em qualquer tipo de compra, seja ela para residência ou para investimento.
( ) O mercado imobiliário oferece oportunidades mais seguras para o investidor que para o especulador.
8. (1,0 ponto) Complete as lacunas com mal / mau :
a) Sempre me sinto______________________ vou ao médico.
b) Não gosto que tratem______________________ os animais.
c) Um ______________________ exemplo não deve ser imitado.
d) Eu me preparei muito ______________________ para a competição.
e) Um ______________________ aluno costuma ir_______________________ nas provas.
1 Comentários
Rogério,
ResponderExcluirVocê tem o gabarito das atividades de pressupostos e implícitos? Gostaria que você me enviasse, por favor.
Gostei muito do material.