Avaliação de interpretação de textos e gramática para 9º ano






Abaixo você encontrará uma avaliação de interpretação de textos para ser usada em turmas dos últimos anos do ensino fundamental. Usem-na.



TROCANDO  AS BOLAS
— Atirei o pau no gato-to-to, vamos todos cirandar, o cravo saiu ferido-do-do, para o meu amor passar.
— Que mania você tem de misturar tudo, Troca Bolas!  — reclamava a meninada.  — Assim não dá para brincar de roda. você nunca canta os versos direito! 
Troca Bolas era assim mesmo. Adorava confundir tudo.
Quando a irmãzinha do Troca Bolas pedia para ele contar uma história, o menino saía com esta:
— Era uma vez uma menina muito bonita, com a pele branca como a neve, que vivia num castelo de uma madrasta muito má. Um dia, ela colocou um chapeuzinho vermelho e foi levar doces para a vovozinha. Aí ela subiu uma escada e perdeu o sapatinho de cristal. Por isso, a bruxa prendeu a coitadinha numa torre e os cabelos dela ficaram compridos e o príncipe subiu neles para salvá-la...
É claro que a irmã do Troca Bolas não entendia nada. Mas como ainda era muito pequena, ria a valer.
E assim Troca bolas ia vivendo. Misturava tudo e o pessoal tinha de fazer um esforço tremendo para desmisturar as histórias dele.
Um dia a criançada estava brincando na praça, numa tarde de sol, em volta de um laguinho de cimento, quando alguém gritou:
— Acudam! A gatinha da irmã de Troca Bolas caiu no lago!
— Quem vai entrar no lago para tirar a gatinha de lá?
Só que não foi preciso que ninguém se molhasse. rapidamente, a água do lago começou a baixar e a gatinha conseguiu sair do lago.
O que tinha acontecido? Troca Bolas tinha corrido para abrir o registro da água  e esvaziar o lago. Todos aplaudiram:
— Grande idéia, Troca Bolas! Como é que você pensou nisso?
— Muito simples! — respondeu o menino. — Vocês não estavam pensando em tirar a gatinha da água? Pois eu pensei em tirar a água da gatinha.
(Pedro Bandeira – adaptação) 

1) Enumere os parágrafos.   (0,4)
O texto tem ______ parágrafos.

2) Leia o 1º parágrafo e escreva o que você descobriu. (1,0)

3) Escreva um parágrafo contando por que o personagem principal da história se chama Troca Bolas. (1,0)

4) Circule, no texto, o parágrafo em que Troca Bolas conta uma história para sua irmãzinha. (0,5)

5) Releia o parágrafo que você circulou. Escreva o nome de duas histórias que aparecem nesse parágrafo.
Agora, escreva o que essa história tem de diferente das outras histórias. (1,0)

6) Leia com atenção as frases abaixo e marque com um ( X ) as expressões que melhor substituem as expressões grifadas. (0,6)
a) Mas, como era muito pequena, ria a valer.
(     ) sorria
(     ) ria muito
(     ) ria baixo





b) O pessoal tinha que fazer um esforço tremendo para desmisturar as histórias dele.
(     ) grande esforço / desfazer
(     ) pouco esforço / juntar
(     ) relaxamento / bagunçar

7) Explique o que aconteceu com a gata da irmã de Troca Bolas. (1,0)

8) Justifique a afirmativa abaixo. (1,0)
“Ninguém se molhou para salvar a gatinha.”

9) Copie do texto: (0,9)
a) uma frase interrogativa.   
b) uma frase afirmativa.
c) uma frase exclamativa.

10) Circule nas frases as palavras que indicam ação (verbos) e depois, reescreva as frases no plural.(1,0)
a) Um dia ela colocou um chapeuzinho vermelho.
b) Ela subiu a escada e perdeu o sapatinho novo.

11) Retire do 5º parágrafo uma palavra: (0,6)
oxítona:
paroxítona:
proparoxítona:

12) Reescreva a frase fazendo a concordância. (1,0)
O menino contou uma história.
Eu
Ele
Nós
Eles
A gente

ATENÇÃO: Não posso deixar de convidar você a assinar o FEED do blog e receber as postagens mais recentes. Clique AQUI e assine o feed por e-mail. Se quiser ler em seu leitor de feeds, clique AQUI.




Postar um comentário

15 Comentários

  1. Achei muito interessante a atividade.Sou professora e vou aproveitá-la em uma de minhas aulas.Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  2. Isso esta muito facil para o 9o ano/8a serie

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito dos seus exercícios e gostaria que vc me enviasse blogs onde eu possa está acessando para me ajudar na minha prática diária. Meu email rafa.maria@hotmail.com. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo 1, Fico feliz que tenha servido para você este exercício. É, como se diz no interior, uma mão na roda podermos ter exercícios prontos para usarmos nessas horas e para ajudarmos nossos alunos a melhorarem na interpretação de textos.

    Anônimo 2, Há controvérsias, pois cada aluno é de um jeito. Creio que alunos não afeitos à interpretação de textos apresentam dificuldades que, numa atividade como esta, ficariam evidentes.

    Rafaella, logo teremos mais coisas novas, mas uma rápida pesquisa no Google mostraria ótimos blogs. Gosto bastante do "Por trás da Letras" e do "Conversa de Português".

    ResponderExcluir
  5. boas as perguntas , mais queria saber se eu acertei as respostas , sou do 8 ° ano . Obrigada pela atenção !

    ResponderExcluir
  6. tao muito faceis essas perguntas melhora ai po

    ResponderExcluir
  7. ta boom mais nao p/ 9 ano.. precisa melhorar :/

    ResponderExcluir
  8. Essa interpretação é para 6º ano fundamental.

    ResponderExcluir
  9. Achei a atividade interessante, mas o texto só terá significado se for feito um trabalho de contação de histórias, já que no 9º ano, acho pouco provável que os alunos tenham tido contato com essas histórias... Como eles dizem, "estamos na era da informática", embora saibamos que essa parte de contação de história tem que ser mantida viva... Particularmente, trabalho atividade desse nível no 6º, 7º anos.

    ResponderExcluir
  10. tá muito fácil ,isso não está em nível de 9ºano e sim 5º.

    ResponderExcluir
  11. está muito fácil ,é necessário uma melhora ,na minha opinião esse exercício, não está em nível de 9º ano e sim de 5º ano .

    ResponderExcluir
  12. tá muito fácil ,isso não está em nível de 9ºano e sim 5º.

    ResponderExcluir
  13. Precisa aumentar a dificuldade, ta fácil demais

    ResponderExcluir