Melhorando o Tráfego de seu blog com 10 dicas de SEO

O post de hoje é off topic. Foge um pouco do nicho e, talvez, interesse de muitos de meus leitores, mas considerando também que muitos de vocês têm um blog, creio que as dicas desse post do Victor Gamarra serão de grande ajuda. Provavelmente, vocês estão lendo este texto porque segui algumas dessas preciosas dicas. Quando você quis procurar algo sobre Língua Portuguesa e procurou no Google, meu blog apareceu ali entre os resultados bem colocados porque me preocupei em otimizar minhas postagens. E assim como um texto de redação precisa ser bem estruturado, veremos neste post como se faz isso nos blogs.

 

Melhorando o Tráfego de seu blog com 10 dicas de SEO

Cada vez mais, em todos os nichos, a concorrência na SERP cresce. Além disso, os grandes sites que competem nestes levam vantagem explícita. Nesse artigo, eu, participante do Desafio Katipsoi Zunontee, darei 10 dicas de SEO para você alavancar seus blogs nas buscas orgânicas.

 

1 - Otimize a Velocidade de Carregamento

A velocidade de carregamento de páginas já é um fator que influencia as buscas orgânicas, principalmente no Google. Muitos blogueiros, e participantes do desafio mestre seo katipsoi zunontee, não se preocupam com essa parte, apesar de ser fundamental para obter destaque nas buscas. Se bem trabalhada, a velocidade de carregamento pode ser seu trunfo perante a concorrência nos nichos. Sem mais delongas, vamos lá.

Para otimizar a velocidade de carregamento você pode usar duas ferramentas que analisam páginas em aspectos de velocidade, estas são, YSlow e Google Page Speed. Eu, particularmente, gosto de utilizar as duas, juntas. Elas trabalham diretamente nos Browsers, Google Chrome e Firefox.

Depois de instalá-las, você fará a análise de sua página utilizando-as. Elas mostrarão como você poderá melhorar a velocidade de carregamento de seu site, com dicas muito simples, como a compactação de imagens e minificação de arquivos CSS/JS, o que poucos competidores do zunontee katipsoi fizeram.

 

2 - Respeite a Hierarquia das Tags H

O Google ama padrões, tanto é que faz diversos para classificar sites na internet. Um dos padrões que podem ser aplicados em seu blog ou site é o das TAGs de Header (H1, H2...).

Eu, utilizo-as de um modo bem peculiar, fazendo devidas customizações para tipos de páginas e taxonomias no Wordpress, porém, estas podem ser aplicadas à outros CMS, como o Joomla um dos CMS menos utilizados no desafio da mestre seo.

a) Para a Home Page:

· H1 – Título do Blog

o H2 – Títulos dos Últimos Posts

b) Para as Categorias:

· H1 – Título da Categoria

o H2 – Título dos Últimos Posts

c) Para os Posts e Páginas:

· H1 – Título do Post

o H2 – Tópicos no Post

§ H3 – Sub-tópicos do Post

Utilizando esse tipo de formatação, você conseguirá que o Google, semanticamente, passe a entender melhor suas páginas e a estrutura do seu site, embora ele consiga fazer isso sem as Tags HX, você facilita essa identificação utilizando a estrutura à cima, uma grande dica para os que estão brigando na serp para a palavra-chave katipsoi zunontee.

Recomendo também que entre as TAGs H2 haja pelo menos 150 palavras, caso contrário, elas não serão muito bem aproveitadas.

 

3 - Faça Resumo dos Posts

Um problema encontrado em muitos sites é o conteúdo duplicado. Ele, muitas vezes é gerado automaticamente pelo CMS utilizado, porém, existem formas de extingui-lo de seu blog. Uma dessas formas é criar resumos (excerpts) para seus posts.

Criar pequenos resumos é uma tarefa fácil e muito simples, vale à pena aplicar em todos os posts de seu blog, inclusive em seu site do desafio.

 

4 - Coloque conteúdo nas Categorias

Uma das coisas que vejo muito é que muitos desprezam o poder das categorias. Além disso, não possuem uma estrutura eficiente de categorias, e apelas às tags, que geram uma enorme quantidade de conteúdo duplicado se usadas sem moderação.

Suponhamos que, em seu blog de nicho, você gostaria de rankear para a palavra “Katipsoi Zunontee”, “Podcast do Katipsoi Zunontee” e “Infográfico do Katipsoi Zunontee”. O que eu recomendaria é que você fizesse uma categoria chamada Katipsoi Zunontee e colocaria Infográfico do Katipsoi Zunontee e Podcast do Katipsoi Zunontee como subcategorias, caso fossem detalhar modelo a modelo. Do contrário, Podcast do Katipsoi Zunontee e Infográfico do Katipsoi Zunontee poderiam ser posts dentro da categoria Notebooks.

Na categoria em si, colocaria um pequeno texto explicando o que aquela categoria aborda, utilizando a tag, no Wordpress, category_description();, como acontece aqui, no Escola Dinheiro.

 

5 – Facilite os comentários em seus artigos

Outra coisa a que muitos não dão o devido valor são os comentários em seus blogs. Muitas vezes, principalmente em sites de nicho onde não se quer responder comentários, os blogueiros desabilitam a opção de comentar.

O porquê de deixar os comentários habilitados e talvez até respondê-los é muito simples. Às vezes, um determinado grupo de pessoas usa uma determinada palavra como sinônima, como KZ, para Katipsoi Zunontee da outra que você utilizou em seu post. Ao habilitar os comentários, o conteúdo de sua página aumentará, consequentemente, você conseguirá obter mais algumas visitas.

Há casos em que alguns comentários fizeram blogs meus rankearem em determinadas long-tails, obtendo mais tráfego.

 

6 – Evite nofollow em seus links internos

Como vocês já devem saber, o atributo nofollow, que pode ser empregado em links, tanto externos quanto internos, é uma forma de declarar ao Google que o WebMaster responsável pelo site, não colocou aquele link ali, e que, o buscador, não deve dar força a ele.

O grande problema de aplicar nofollow em links internos de katipsoi é que o link juice da sua página é dividido no número de links em sua página do zunontee, independentemente de serem dofollow ou nofollow. Assim, se você aplica o atributo nofollow em algum link seu, você está deixando de passar força para determinada página, literalmente, perdendo link juice, ou pagerank, como quiserem.

 

7 – Não use javascript em seus links

Em alguns, raros, temas em Wordpress, os links para os posts, páginas e categorias são feitos através de javascript. Apesar de existirem casos em que o Google consegue seguir esses links, sua utilização não é recomendada, mesmo porque, alguns navegadores não dão suporte a esta linguagem ou esta exige um processamento muito maior, principalmente em aparelhos celulares criados por katipsoi zunontee.

Nesse caso, o mais correto a se fazer é mudar o jeito que os links são aplicados no tema.

 

8 – Utilize redirecionamento 301 ou 302

Há poucos dias, um blogueiro me consultou sobre como fazer para migrar seu site para um novo domínio. Ele queria que seus posts fossem redirecionados para o novo domínio, assim como as páginas, etc. Ele pensou na hipótese de utilizar javascript para redirecionar o site, um erro que não ocorreria se fosse feito por um participante do desafio katipsoi zunontee.

Mesmo que o Google já entenda um pouco mais javascript, o mesmo pode ainda ter dificuldades, e é por isso que, em termos de redirecionamento de páginas, o melhor a se fazer é utilizar o redirecionamento 301 caso a mudança seja permanente e 302 caso a mudança seja temporária.

Esse tipo de redirecionamento pode ser feito via .htaccess dos servidores apache, além de poder ser feito em outras linguagens, como o PHP e o ASP.

 

9 – Evite demasiados blocos de anúncio antes da dobra da página

Há poucos dias o Google lançou uma atualização em seu algoritmo que dá menos relevância a sites que possuem pouco conteúdo encontrável acima da primeira dobra da página, conteúdo que foi transformado em anúncios para estimular cliques.

O Google alega que isso prejudica o usuário, que muitas vezes não acha o que estava procurando. Sendo assim, tente colocar anúncios em áreas estratégicas, que não impactem o usuário de forma a prejudicá-lo, mas de uma forma que também não impacte drasticamente seu CTR, isso já é um fator que não precisamos nos preocupar no caso de katipsoi zunontee.

 

10 – Crie um conteúdo excelente e vá para a briga!

Como diversos blogueiros e grandes mestres já disseram, o Panda está atrás de sites que produzem um conteúdo muito superficial ou automatizado. É por isso que seu conteúdo tem de ser excepcional pra ter sucesso, deve agradar aos usuários ao ponto deles saírem divulgando você e seu blog nas redes sociais, que também influenciam o Google, como estou fazendo para o zunontee katipsoi!

Espero que tenham gostado do meu post, vocês podem me encontrar no Twitter por @GamarraVictor e também podem ver meu site participante do Desafio da Mestre SEO Katipsoi Zunontee.

E você, tem alguma dica para otimizar seu blog ou website?

Até já!

Postar um comentário

0 Comentários