Metáforas, aniversários, Jorge Luis Borges e Pessoa

Hoje é meu aniversário. Eu poderia dentre outras coisas, estabelecer metáforas bastante interessantes sobre este ano em que vivi intensamente todos os sentimentos que, provavelmente, já foram "definidos" pelo ser humano, mas acho que o poema de Jorge Luis Borges retrata um pouco disso tudo. Comemorarei lendo-o durante este dia.

O tempo não só cura, mas também reconcilia - Vitor Hugo

INSTANTES
Se eu pudesse viver novamente a minha vida,
na próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser perfeito; relaxaria mais.
Seria mais tolo do que tenho sido; na verdade,
bem poucas coisas levaria a sério.
Seria menos higiênico.
Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria mais entardeceres,
subiria mais montanhas, nadaria mais rios.
Iria a lugares onde nunca fui,
tomaria mais sorvetes e menos lentilhas,
teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.
Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e produtivamente
cada minuto de sua vida; claro que tive momentos de alegria.
Mas, se pudesse voltar a viver, trataria de ter somente bons momentos.
Porque, se não sabes, disso é feita a vida, só de momentos,
não percas o agora.
Eu era um desses que nunca ia a parte alguma sem um termômetro,
uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um pára-quedas;
se eu voltasse a viver, viajaria mais leve.
Se eu pudesse voltar a viver, começaria a andar descalço
no começo da primavera, e continuaria assim até o fim do outono.
Daria mais voltas na minha rua, contemplaria mais amanheceres
e brincaria com mais crianças,
se tivesse outra vida pela frente.
Mas vejam, tenho 85 anos 36 anos
e sei que estou morrendo...
Enfim, obrigado pelo que senti, pelo que vivi, pelo que restou! :-)

Update: A primeira parte deste post escrevi há alguns meses... outros sentimentos, outra realidade, outro contexto. Hoje, outro texto se faz necessário. Ei-lo:

"Posso ter defeitos"
Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver
apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e
se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar
um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um “não”.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo…
Fernando Pessoa

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Querido Rogério,
    Lindo post! Perfeito para comemorar o aniversário da pessoa especial que você é.
    Que Deus tenha guardado pra você ainda muitas coisas boas nessa vida, também para suas lindas meninas.
    Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, querido!!!
    Que bom que está fazendo 36 anos e, diferente da pessoa do primeiro texto, tem todo o tempo do mundo pra mudar as atitudes que acha que tem de mudar pra ser feliz.
    "Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos"...eu acrescentaria: ser feliz é se apropriar dos sentimentos e usa-los (todos) para que o dia seguinte seja ainda melhor.
    Enfim, meu querido, não tenha medo de ser feliz, pois a felicidade é inevitável!!!
    Uma bejoca estalada e um abraço de urso nesse dia tão especial!!!

    ResponderExcluir
  3. Apesar do tom reflexivo... feliz aniversário!!! Ótimo post pra pensar.

    ResponderExcluir
  4. Seleções textuais à altura da comemoração. Parabéns professor.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Olha eu por aqui!
    Atrasada, afinal, os historiadores sempre precisam aprender a viver em harmonia com o tempo.

    Feliz Aniversário (atrasado)! Que a vida proporcione tudo o que é necessário para que você seja feliz!

    Parabéns!

    ResponderExcluir