Quem quer ser professor?

As universidades surpreendem cada vez mais quando se trata de tema de redação. Ninguém mais espera que sejam pedidos temas como “aborto”, “pena de morte” e nesse aspecto, acho cada vez mais válido que o estudante abra o leque de possibilidades temáticas. Veja o exemplo do tema da redação do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): a diminuição da procura dos jovens pela profissão de professor.

imagem_gratis_dicas_BBB11_flagras (53)

Imagem meramente ilustrativa

Os candidatos tinham como texto-base o trecho abaixo:

“É indiscutível que o professor é fundamental para o progresso de qualquer sociedade. Sob sua responsabilidade, formam-se vários profissionais, e, por este fato, a profissão de professor é muitas vezes apelidada de ‘profissão das profissões’. Entretanto, só isto não basta para caracterizar sua dimensão. É preciso olhar para o professor com olhos de quem quer ver um país melhor”.

Uma dissertação em que se avaliasse por que a profissão de professor se encontra desvalorizada entre jovens. Isso é o que a banca esperava. O estudante deveria ainda fazer uso de dados de uma pesquisa da Fundação Carlos Chagas e da relação candidato-vaga para os cursos de Licenciatura nos últimos vestibulares da UFRGS.

Fica provado que, assim como a Fuvest, outros vestibulares estão fugindo do senso comum quando se trata de temas de redação no vestibular.

Postar um comentário

0 Comentários