Exercícios de compreensão de texto para EM

Vamos, neste artigo, fazer mais uma avaliação de interpretação de textos como forma de nos prepararmos melhor para o Enem e para os vestibulares agora do segundo semestre. Você já fez vários exercícios nos últimos dias e sabe que ao final encontrará um gabarito para conferir seu desempenho. Faça com compromisso visto que depende apenas de você o progresso em seus estudos.

DOCUMENTO

Encontro um caderno antigo, de adolescente. E, em vez das simples anotações que seriam preciosas como documento, descubro que eu só fazia literatura. Afinal, quando é que um adolescente já foi natural? E, folheando, aquelas velhas páginas, vejo, compungido, como as comparações caducam. Até as imagens morrem, dizia Braz Cubas. Quero crer que caduquem apenas. Eis aqui uma amostra daquele ''diário''.
''Era tal qual uma noite de tela cinematográfica. Silenciosa, parada, de um suave azul de tinta de escrever. O perfil escuro das árvores recortava-se cuidadosamente naquela imprimadura unida, igual, que estrelinhas azuis picotavam. Os bangalôs dormiam. Uma? duas? três horas da madrugada? Nem a lua sequer o sabia. A lua, relógio parado...''
Pois vocês já viram que mundo de coisas perdidas?! O cinema não é mais silencioso. Não se usa mais tinta de escrever. Não se usam mais bangalôs.
E ninguém mais se atreve a invocar a lua depois que os astronautas se invocaram contra ela.

Mário Quintana

01    O título do texto se refere:
A)    ao caderno como documento de uma época pessoal do autor;
B)    ao caderno como fonte de informações perdidas;
C)    aos dados documentais oficiais do autor;
D)    ao diário como textos inéditos de uma obra literária;
E)    aos textos publicados pelo autor quando menino.
      
02    ''Encontro um caderno antigo, de adolescente.''; nessa frase introdutória o autor:
A)    se refere a um caderno de um adolescente desconhecido;
B)    se refere a um tipo característico de caderno;
C)    se lembra de um fato passado há anos;
D)    já esclarece ao leitor que fala de si mesmo;
E)    declara que procurava algo importante em sua vida.
      
03    ''E, em vez das simples anotações que seriam preciosas como documento...''; a frase abaixo em que, em lugar de em vez de seria mais adequado dizer-se ao invés de é:
A)    Em vez de ler, preferiu dormir;
B)    Em vez de churrasco, quis feijoada;
C)    Em vez de sair, entrou;
D)    Em vez de um caderno, encontrou um livro;
E)    Em vez de anotações, encontrou um diário completo.
      
04    ''...que seriam preciosas como documento...''; o uso do futuro do pretérito, nesse segmento do texto, indica uma ação:
A)    impossível;
B)    duradoura;
C)    hipotética;
D)    ilógica;
E)    contínua.
      
05    ''Afinal, quando é que um adolescente já foi natural? ''; com essa pergunta, o autor:
A)    deseja saber algo que desconhece;
B)    questiona o leitor sobre seus conhecimentos;
C)    deseja conhecer-se melhor;
D)    afirma que a naturalidade não é marca dos adolescentes;
E)    quer saber em que momento da adolescência se é mais natural.
      
06    ''E, folheando, aquelas velhas páginas...''; nesse segmento do texto há um erro:
A)    não se devia usar vírgula após folheando;
B)    não se pode começar frase com E ;
C)    o adjetivo velhas deveria vir após o substantivo páginas;
D)    a forma gráfica correta é foleando;
E)    o demonstrativo aquelas deveria ser substituído por estas.
      
07    ''...vejo, compungido, como as comparações caducam.''; o verbo caducar, nesse segmento do texto, corresponde semanticamente a:
A)    enlouquecer;
B)    emocionar;
C)    envelhecer;
D)    aborrecer;
E)    ressurgir.
      
08    A prova de que ''as comparações caducam'' está em:
A)    ''Era tal qual uma noite de tela cinematográfica. Silenciosa, parada...'';
B)    ''O perfil escuro das árvores recortava-se cuidadosa-mente...'';
C)    ''A lua, relógio parado.'';
D)    ''Uma? duas? três horas da madrugada? '';
E)    ''...naquela imprimadura unida, igual, que estrelinhas azuis picotavam.''
      
09    O texto fala da lua como ''relógio parado'' porque ela:
A)    fica imóvel no céu;
B)    nem sempre está presente no céu noturno;
C)    encanta os namorados;
D)    também não sabe as horas da madrugada;
E)    é redonda e iluminada como os mostradores dos relógios.
      
10    No último parágrafo do texto, o autor fala da lua como símbolo:
A)    de progresso na ciência;
B)    de sentimento amoroso;
C)    de ilusão de ótica;
D)    de perda de valores morais;
E)    de retrocesso histórico.

GABARITO DOS EXERCÍCIOS DE COMPREENSÃO DE TEXTO

01-A | 02-B | 03-C | 04-C | 05-D | 06-A | 07-C | 08-A | 09-D | 10-B

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1 Comentários

  1. Participei de um concurso público na cidade de São Manuel - SP onde a questão 10 foi cancelada, em minha prova respondi a alternativa B como o gabarito do site. Como posso argumentar para que validem a questão, pois ao anular essa questão foi me tirado o cargo público, pode me ajudar?

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