Vestibular da FUVEST – exercícios com gabarito [7]

Textos de Machado de Assis são comuns em exames vestibulares. Não poderia ser diferente visto que o “Bruxo do Velho Cosme” tratou em seus textos de temas universais. O texto que inicia os exercícios baseados nos vestibulares da FUVEST é dele. Aproveitem a deixa para praticar.

A Semana

Um dia desta semana, farto de vendavais, naufrágios, boatos, mentiras, polêmicas, farto de ver como se descompõem os homens, acionistas e diretores, importadores e industriais, farto de mim, de ti, de todos, de um tumulto sem vida, de um silêncio sem quietação, peguei de uma página de anúncios, e disse comigo:
- Eia, passemos em revista as procuras e ofertas, caixeiros desempregados, pianos, magnésias, sabonetes, oficiais de barbeiro, casas para alugar, amas-de-leite, cobradores, coqueluche, hipotecas, professores, tosses crônicas...
E o meu espírito, estendendo e juntando as mãos e os braços, como fazem os nadadores, que caem do alto, mergulhou por uma coluna abaixo. Quando voltou à tona trazia entre os dedos esta pérola:
“Uma viúva interessante, distinta, de boa família e independente de meios, deseja encontrar por esposo um homem de meia-idade, sério, instruído, e também com meios de vida, que esteja como ela cansado de viver só; resposta por carta ao escritório desta folha, com as iniciais M. R...., anunciando, a fim de ser procurada essa carta.”
Gentil viúva, eu não sou o homem que procuras, mas desejava ver-te, ou, quando menos, possuir o teu retrato, porque tu não és qualquer pessoa, tu vales alguma cousa mais que o comum das mulheres. Ai de quem está só! dizem as sagradas letras; mas não foi a religião que te inspirou esse anúncio. Nem motivo teológico, nem metafísico. Positivo também não, porque o positivismo é infenso às segundas núpcias. Que foi então, senão a triste, longa e aborrecida experiência? Não queres amar; estás cansada de viver só.
E a cláusula de ser o esposo outro aborrecido, farto de solidão, mostra que tu não queres enganar, nem sacrificar ninguém. Ficam desde já excluídos os sonhadores, os que amem o mistério e procurem justamente esta ocasião de comprar um bilhete na loteria da vida. Que não pedes um diálogo de amor, é claro, desde que impões a cláusula da meia-idade, zona em que as paixões arrefecem, onde as flores vão perdendo a cor purpúrea e o viço eterno. Não há de ser um náufrago, à espera de uma tábua de salvação, pois que exiges que também possua. E há de ser instruído, para encher com as cousas do espírito as longas noites do coração, e contar (sem as mãos presas) a tomada de Constantinopla.
Viúva dos meus pecados, quem és tu que sabes tanto? O teu anúncio lembra a carta de certo capitão da guarda de Nero. Rico, interessante, aborrrecido, como tu, escreveu um dia ao grave Sêneca, perguntando-lhe como se havia de curar do tédio que sentia, e explicava-se por figura: “Não é a tempestade que me aflige, é o enjôo do mar.” Viúva minha, o que tu queres realmente, não é um marido, é um remédio contra o enjôo. Vês que a travessia ainda é longa, porque a tua idade está entre trinta e dous e trinta e oito anos, o mar é agitado, o navio joga muito; precisas de um preparado para matar esse mal cruel e indefinível. Não te contentas com o remédio de Sêneca, que era justamente a solidão, “a vida retirada, em que a alma acha todo o seu sossego”. Tu já provaste esse preparado; não te fez nada. Tentas outro; mas queres menos um companheiro que uma companhia.
Machado de Assis, A Semana, 1892.

1)  Em qual dos elementos abaixo se baseia a imagem mais recorrente no texto?
a) água
b) terra
c) ar
d) fogo
e) sol

2)  No trecho “Ficam desde já excluídos os sonhadores...” (§ 6o.), entende-se que os sonhadores ficam excluídos do grupo dos que
a) têm condições de serem escolhidos.
b) desejam comprar um bilhete de loteria.
c) sacrificam os outros.
d) querem um diálogo de amor.
e) amam o mistério.

3)  No trecho “...precisas de um preparado para matar esse mal cruel e indefinível.” (§7o.), o “mal” é:
a) a falta de amor.
b) o tédio da solidão.
c) o enjôo de mar.
d) a saudade do casamento.
e) a aproximação da velhice.

4)  De acordo com o texto, o cronista teve desejo de ver a viúva porque
a) ela era distinta e interessante.
b) ela possuía bens que a tornavam independentes.
c) ela lhe parecia superior às outras mulheres.
d) ela estava triste e precisava de consolo.
e) ele também estava cansado de viver só.

5)  De acordo com o texto, o capitão
a) pretendia, por motivos pessoais, deixar suas funções de guarda do imperador.
b) não suportava mais a solidão das prolongadas viagens marítimas.
c) tinha a saúde abalada pelo sacudir constante do navio.
d) estava aborrecido porque tinha conflitos com seus companheiros de trabalho.
e) devia procurar a solução para o seu problema dentro de si mesmo.

6)  Infere-se do texto que, na opinião do cronista,
a) a viúva, tendo sido feliz no primeiro casamento, desejava retomar no segundo o ritmo daqueles dias que se haviam ido.
b) o primeiro marido da viúva fora uma pessoa séria e aborrecida, que poucas alegrias lhe dera enquanto vivo.
c) a viúva pretendia encontrar, no segundo casamento, uma vida mais cheia de aventuras e viagens emocionantes.
d) o verdadeiro objetivo da viúva era constituir uma fortuna razoável, juntando suas posses às do futuro marido.
e) a morte do primeiro marido deixara na vida de sua mulher um vazio que ela desejava preencher com outro casamento.

7)  De acordo com o texto,
a) o eventual pretendente à viúva deve procurar resposta a sua carta na redação do jornal.
b) a viúva, ou alguém em seu lugar, procurará na redação a carta do eventual pretendente.
c) o jornal veiculará novo anúncio, em respostas aos eventuais pretendentes da viúva
d) a viúva deixará na redação do jornal uma carta, em resposta ao pretendente eventualmente escolhido.
e) um novo anúncio fará saber ao eventual pretendente que a viúva oportunamente o procurará.

8)  Entre os excertos abaixo, assinale aquele em que o autor cria uma metáfora de “vida”:
a) ... como se descompõem os homens, acionistas e diretores, importadores e industriais
b) ... o meu espírito, estendendo e juntando as mãos e os braços, como fazem os nadadores, que caem do alto, mergulhou por uma coluna abaixo.
c) ... a meia-idade, zona em que as paixões arrefecem, onde as flores vão perdendo a cor púrpurea e o viço eterno.
d) ... a travessia ainda é longa, o mar é agitado, o navio joga muito.
e) ... o remédio é a solidão, a vida retirada, em que a alma acha todo o seu sossego.

9)  Assinale a alternativa em que o período proposto está corretamente pontuado.
a) Neste ponto viúva amiga, é natural que lhe perguntes, a propósito da Inglaterra como é que se explica, a vitória eleitoral de Gladstone.
b) Neste ponto, viúva amiga, é natural que lhe perguntes, a propósito da Inglaterra, como é que se explica a vitória eleitoral de Gladstone.
c) Neste ponto, viúva amiga é natural que, lhe perguntes a propósito da Inglaterra, como é que, se explica a vitória eleitoral, de Gladstone?
d) Neste ponto, viúva amiga, é natural, que lhe perguntes a propósito da Inglaterra, como é que, se explica a vitória eleitoral de Gladstone.
e) Neste ponto viúva amiga, é natural que lhe perguntes a propósito da Inglaterra como é, que se explica, a vitória eleitoral de Gladstone?

10)  A frase do capitão em sua carta a Sêneca referida em discurso indireto (§ 7o.) apresentaria, em discurso direto, a seguinte forma:
a) Sinto tédio, mas como se há de curar!
b) Quero curar-me do tédio que sinto.
c) Como hei de curar-me do tédio que sinto?
d) Sente-se um tédio, mas como curá-lo!
e) Qual há de ser a cura para o tédio que sinto?

11)  A transformação passiva da frase “A religião te inspirou esse anúncio.” apresentará o seguinte resultado:
a) Tu te inspiraste na religião para esse anúncio.
b) Esse anúncio inspirou-se na tua religião.
c) Tu foste inspirado pela religião nesse anúncio.
d) Esse anúncio te foi inspirado pela religião.
e) Tua religião foi inspirada nesse anúncio.

12)  “Eu não sou o homem que tu procuras, mas desejava ver-te, ou quando menos, possuir o teu retrato.”
Se o pronome tu fosse substituído por Vossa Excelência, em lugar das palavras grifadas no trecho acima transcrito teríamos, respectivamente, as seguintes formas:
a) procurais, ver-vos, vosso.
b) procura, vê-la, seu.
c) procura, vê-lo, vosso.
d) procurais, vê-la, vosso.
e) procurais, ver-vos, seu.

13)  “Ficam desde já excluídos os sonhadores, os que amem o mistério e procurem justamente esta ocasião de comprar um bilhete na loteria da vida.”
Se a primeira frase fosse volitiva, e o segundo e terceiro verbos grifados conotassem ação no plano da realidade, teríamos, respectivamente, as seguintes formas verbais:
a) fiquem, amassem, procurassem.
b) ficavam, tenham amado, tenham procurado.
c) ficariam, amariam, procurariam.
d) fiquem, amam, procuram.
e) ficariam, tivessem amado, tivessem procurado.

14)  “Que não pedes um diálogo de amor, é claro, desde que impões a cláusula da meia-idade.”
O segmento grifado poderia ser substituído, sem alteração do sentido da frase, por:
a) desde que imponhas.
b) se bem que impões.
c) contanto que imponhas.
d) conquanto que imponhas.
e) porquanto impões.

15)  “A cláusula mostra que tu não queres enganar.”
A classe gramatical da palavra que no trecho acima é a mesma da palavra que na seguinte frase: 
a) Ficam desde já excluídos os sonhadores, os que amem o mistério.
b) Não foi a religião que te inspirou esse anúncio.
c) Que não pedes um diálogo de amor, é claro.
d) Que foi então, senão a triste, longa e aborrecida experiência?
e) Quem és tu, que sabes tanto?

16)  Foram formadas pelo mesmo processo as seguintes palavras do texto:
a) vendavais, naufrágios, polêmicas.
b) descompõem, desempregados, desejava.
c) estendendo, escritório, espírito.
d) quietação, sabonete, nadador.
e) religião, irmão, solidão.

17)  “A identificação da natureza com o sofrimento humano, a tragédia perene do amante rejeitado, o jovem andarilho condenado à vida errante em sua curta eternidade, a solidão do artista. E, enfim, a resignação e a reconciliação ressentidas um pouco, por certo.”
O texto acima enumera preferências temáticas e concepções existenciais dos poetas:
a) barrocos.
b) arcádicos.
c) românticos.
d) simbolistas.
e) parnasianos.

18)  “O primeiro cearense, ainda no berço, emigrava da terra pátria. Havia aí a predestinação de uma raça?”
Eis aí uma reflexão sob a forma de pergunta que o autor, ________, faz a sim mesmo com toda a propriedade, e por motivos que podemos interpretar como pessoais , ao finalizar o romance ___________.

Assinale a alternativa que completa os espaços.
a) José Lins do Rego, Menino de Engenho
b) José de Alencar, Iracema
c) Graciliano Ramos, São Bernardo
d) Aluísio Azevedo, O Mulato
e) Graciliano Ramos, Vidas Secas

19)  “O herói é sempre um problema: não aceita o mundo, nem os outros, nem a si mesmo. Sofrendo pelas distâncias que o separam da placenta familiar ou grupal, introjeta o conflito numa conduta de extrema dureza que é a sua única máscara possível.”

O retrato de herói que o texto delineia ajusta-se a personalidade
a) do cético e um tanto cínico Brás Cubas.
b) do valente e fiel Poti.
c) do covarde e vingativo Toríbio Todo.
d) do desconfiado e autoritário Paulo Honório
e) do atormentado e penitente Augusto Matraga.

20)  “Em certa casa da Rua Cosme Velho
(que se abre no vazio)
venho visitar-te; e me recebes
na sala trastejada com simplicidade
onde pensamentos idos e vívidos
perdem o amarelo,
de novo interrogando o céu e a noite.
Outros leram da vida um capítulo, tu leste o livro inteiro.”

Com esses versos, abre-se o poema “A um Bruxo, com amor.” As alusões aí contidas permitem identificar o “Bruxo”, que o poeta tanto admira, como __________. Mais adiante, nos versos
“Conheces a fundo
a geologia moral dos Lobo Neves
e essa espécie de olhos derramados
que não foram feitos para ciumentos” ,
reconhecemos os perigosos olhos da personagem _________.

Assinale a alternativa que completa os espaços:
a) José de Alencar, Aurélia
b) Machado de Assis, Lucíola
c) Mário de Andrade, Fräulein Elza
d) Machado de Assis, Virgília
e) José de Alencar, Capitu

21)  “Só, incessante, um som de flauta chora,
Viúva, grácil, na escuridão tranqüila,
- Perdida voz que de entre as mais se exila,
- Festões de som dissimulando a hora.”
Os versos acima são marcados pela presença __________ e pela predominância de imagens auditivas, o que nos sugere a sua inclusão na estética ___________.
a) da comparação romântica
b) da aliteração simbolista
c) do paralelismo trovadoresca
d) da antítese barroca
e) do polissíndeto - modernista

22)  Na Farsa de Inês Pereira, Gil Vicente
a) retoma a análise do amor do velho apaixonado, desenvolvida em O Velho da Horta.
b) mostra a humilhação da jovem que não pode escolher seu marido, tema de várias peças desse autor.
c) denuncia a revolta da jovem confinada aos serviços domésticos, o que confere atualidade à obra.
d) conta a história de uma jovem que assassina o marido para se livrar dos maus tratos.
e) aponta, quando Lianor narra as ações do clérigo, uma solução religiosa para a decadência moral de seu tempo.

23)  Na lírica de Camões,
a) o metro usado para a composição dos sonetos é a redondilha maior.
b) encontram-se sonetos, odes, sátiras e outros.
c) cantar a Pátria é o centro das preocupações.
d) encontra-se uma fonte de inspiração de muitos poetas brasileiros do século XX.
e) a Mulher é vista em seus aspectos físicos, despojada de espiritualidade.

24)  Na novela Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco,
a) Simão ficou indeciso entre o amor de Mariana e o de Teresa.
b) Simão rejeitou a oportunidade que lhe foi oferecida para livrar-se do desterro.
c) a apresentação do pai e de suas origens justifica o orgulho que a família de Simão ostenta.
d) o autor revela grande respeito pelas instituições religiosas de seu tempo.
e) Ritinha, irmã mais nova de Simão, abandonou a família para apoiá-lo em suas dificuldades.

GABARITOS DOS EXERCÍCIOS DA FUVEST

1 A ,2 A ,3 B 4 C ,5 E ,6 E ,7 B ,8 D ,9 B ,10 C ,11 D ,12 B ,13 D ,14 E ,15 C ,16 D ,17 C ,18 B ,19 D ,20 D ,21 B ,22 C ,23 D ,24 B

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