“A nível de” post isto aqui está sofrível

Meus caros leitores, existe uma dificuldade enorme por parte da maioria dos falantes, sejam eles ocupantes de cargos expressivos ou não, de usar certas expressões. Já falei de erros como “SEJE”, “MENAS” e hoje abordarei a confusão entre “A nível de” e “EM nível de”.

flores_free_lindas A nível de beleza, prefiro as orquídeas!

A nível ou EM nível?

O post poderia terminar aqui. Eu diria que o certo é EM NÍVEL e pronto. Vejam o exemplo:

"O problema só será resolvido em nível federal."

Tudo deve ser resolvido em alto nível. Você já viu alguma coisa ser resolvida "a alto nível".

A expressão A NÍVEL DE é simplesmente um modismo a ser evitado. Vejam exemplos disso que falei:

"A nível de tutoriais, suas idéias são excelentes."

As idéias podem ser excelentes, mas a sua linguagem...

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Em nível de postagem...rsrsrs

    Grata pela dica...prefiro as orquídeas!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Professor Bauru,

    Visitarei e divulgarei suas postagens.

    Se eu deslisar me avise na cara dura mesmo, Ultimamente tenho esquecido até a ortografia de palavras básicas. Falta de leitura de gramática ou preocupacao liguistica.

    ResponderExcluir
  3. , também prefiro as orquídeas. São muito menos "domesticadas". Obrigado pela visita e comentário.

    ResponderExcluir
  4. Hugo, muito obrigado, cara. Sobre avisá-lo, se eu vir algo aqui na leitura dos feeds, direi sim. Sobre esquecer-se, eu uso o tempo todo e todo o tempo o dicionário que está instalado no PC. É uma mão na roda. Ao primeiro sinal de dúvida, vou pra lá. Mas não nego que a falta de leitura piora essa situação. Muita coisa conheço não porque sei a regra, ou melhor, não porque eu tenha decorado a regra, mas por ter a imagem da palavra já internalizada.

    ResponderExcluir
  5. Leio mais livros de direito e o vocabulário lá é especializado, quando saio um pouco acabo sentindo dificuldade.

    Reconheço a falta de uma leitura mais aberta e o próprio word me habitual mal. Talvez fossemos melhores se ainda escrevessemos tudo a mão.

    ResponderExcluir
  6. Claro, Hugo, sofro desse mesmo mal. Por ter de preparar minhas aulas constantemente, sobra-me pouco tempo pra leitura por prazer estético. É o mal de quem trabalha mais do que deveria, né.

    ResponderExcluir
  7. Vira e mexe, descubro que alguma expressão que uso é incorreta.

    Aconteceu com o "a nivel de", que aboli do meu vocabulário há algum tempo. Também com o "a princípio", que substituí pelo "em princípio".

    E a descoberta mais recente: "vai de encontro" significa o oposto do que eu queria dizer. "Ir de encontro" seria como dar uma trombada de frente, ou seja, ideias não aderentes. O certo quando quero dizer que uma coisa casa com outra é ir AO encontro.

    Vivendo e aprendendo.

    Me ensinaram certo, professor?

    ResponderExcluir
  8. Ana, Duro né? Dia desses fiquei muito envergonhado. Lendo algumas redações vi os alunos escreverem MINUCIOSO. Eu olhava e falava... "caramba, está errado". Foram tantas ocorrências que resolvi ir no dicionário. Descobri que a vida toda eu falei errado. Eu falava MINUNCIOSO. Droga... nunca ninguém me corrigiu...

    Isso que você relatou sobre o "DE encontro" e o "AO encontro" está perfeito. Aprendeu certinho!

    Valeu pelo comentário!

    ResponderExcluir