Vanguardas Europeias – exercícios de Literatura

Hoje veremos alguns exercícios sobre Vanguardas Europeias. Aqui no blog você encontrará as definições, encontrará também alguns outros exercícios sobre o assunto. Procure revisar estes assuntos já e não na véspera das provas, concursos e vestibulares. Ouço, já como chavão uma expressão que deveria ser levada mais a sério: aula dada, aula estudada. Por isso, leia o texto abaixo e responda o que se pede.

Futurismo

Leia o texto para responder às questões de 1 a 3.

Eu não pertenço a nenhuma das gerações revolucionárias. Eu pertenço a uma geração construtiva.
Eu sou um poeta português que ama a sua pátria. Eu tenho a idolatria da minha profissão e peso-a. Eu resolvo com a minha existência o significado actual da palavra poeta com toda a intensidade do privilégio.
Eu tenho 22 anos fortes de saúde e de inteligência.
Dispensai os velhos que vos aconselham para vosso bem e atirai-vos independentes pra sublime brutalidade da vida. Criai a vossa experiência e sereis os maiores. Ide buscar na guerra da Europa toda a força da nossa nova pátria. No front está concentrada toda a Europa, portanto a Civilização actual.
A guerra serve para mostrar os fortes, mas salva os fracos. [...]
A guerra, por razões de número e de tempo, acaba com todo o sentimento de saudade para com os mortos fazendo em troca o elogio dos vivos e condecorando-lhes a Sorte.
A guerra serve para mostrar os fortes e salvar os fracos.
Na guerra os fortes progridem e os fracos alcançam os fortes.
Portugal é um país de fracos. Portugal é um país decadente:
O povo completo será aquele que tiver reunido no seu máximo todas as qualidades e todos os defeitos. Coragem, Portugueses, só vos faltam as qualidades.

ALMADA NEGREIROS, José de. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997. (Fragmento).

1. Esse texto, escrito por José de Almada negreiros, traduz alguns dos princípios da geração de Orpheu.

  • Qual é, segundo Almada, o principal problema de Portugal?
  • Como o autor do texto vê seus compatriotas portugueses?

2.    Qual é a imagem que Almada negreiros faz de si mesmo?

3.    O texto faz um elogio à guerra.

  • O que há, segundo o texto, de positivo na guerra?
  • Essa apologia da guerra deixa clara a influência de uma das vanguardas culturais já estudadas. Que vanguarda é essa? Por quê?

Postar um comentário

0 Comentários