5 erros que depreciam teu texto

O que você diria se soubesse que é possível, em cinco passos, descobrir quais os principais erros presentes nos textos escritos. Todos sabemos que a linguagem utilizada na redação deve estar de acordo com a norma culta. Isso significa, em poucas palavras, que a linguagem usada deve obedecer aos princípios estabelecidos pela gramática.


Para isso é necessário conhecer as normas que regem o uso da língua é fundamental para a produção de um texto correto. Repito isso constantemente em sala de aula. Em minhas afirmações digo que é pra isso que aprendemos as regras gramaticais. Conhecer as estruturas da língua possibilita que nos expressemos melhor na nossa língua padrão. Mas, diante das perguntas de alguns alunos, repito que não me lembraria de TODAS as regras e suas exceções.

Por isso mesmo tenho sempre um bom livro de consulta por perto.

Mas alguns erros são mais comuns que outros e cinco deles coloco abaixo:
  1. Grafia - tome cuidado com a grafia de palavras que não conheça. Em caso de dúvidas, consulte o dicionário. Se não for possível, substitua a palavra por outra cuja grafia você conheça. Não se esqueça de verificar a acentuação das palavras.
  2. Flexão das palavras - cuidado com a formação do plural de algumas palavras, sobretudo as compostas (primeiro-ministro, abaixo-assinado, luso-brasileiro, etc.)
  3. Concordância - lembre-se de que o verbo sempre concordará com o sujeito e os nomes devem estar concordando entre si.
  4. Regência - fique atento à regência de verbos e nomes, sobretudo daqueles que exigem a preposição a, a fim de não cometer erro no emprego da crase.
  5. Colocação dos pronomes - observe a colocação dos pronomes oblíquos átonos (me, te, se, nos, lhe, o, a, os, as).
Poderia listar mais uma dezena de erros que costumo ver, mas acho que por hoje está legal, não é?

Postar um comentário

0 Comentários