Exercícios sobre anúncio publicitário [com respostas]


utilidades da língua Para maior clareza, transcrevo abaixo a legenda que atravessa a ilustração.
“Para nós é um zagueiro marcando o centroavante sob pressão. Umbro. A gente só pensa em futebol”
EXERCÍCIOS SOBRE UTILIDADES DA LÍNGUA
a) O texto da propaganda contém uma interpretação surpreendente da foto reproduzida. Transcreva o trecho que ilustra isso.
R.: “Para nós é um zagueiro marcando o centroavante sob pressão".
b) Qual seria a interpretação esperada?
R.: Uma possível interpretação seria: um garoto agarra-se à saia de sua mãe num espaço público.
c) Transcreva do texto as passagens que justificam a interpretação surpreendente.
R.: “Para nós é um zagueiro marcando o centroavante sob pressão".
d) Apesar de surpreendente, a versão dada à foto não é absurda, já que a correlação com o futebol serve de fundamento para cada um de seus itens. Tente identificar, na foto, os dados que permitem interpretar:
  • a mãe como centroavante: 0 fato de a mãe eetar ocupando uma posição central entre dois jogadores virados para a frente, como se estivessem no ataque.
  • o menino como zagueiro: 0 gesto do menino agarrando a saia da mãe lembra a marcação cerrada de zagueiros agarrando a camisa do centroavante, fato comum numa partida de futebol.
  • "buscando proteção" como "marcando sob pressão”: 0 gesto do menino segurando a roupa da mãe por trás lembra a marcação cerrada dos zagueiros, preocupados em não deixar o centroavante escapar ao sou controle.
e) Uma propaganda tem sempre a intenção de criar uma imagem positiva do anunciante e do produto anunciado. Que particularidades do texto analisado contribuem para criar essa imagem?
R.: Em primeiro lugar, o efeito de humor provocado pela interpretação dada a foto cria a possibilidade de uma reação de simpatia por parte do leitor. Em segundo, é transmitida a ideia de que a Umbro, fabricante de artigos esportivos, é fanática por futebol. Quem é apaixonado por alguma coisa, com certeza vai tratá-la com o máximo cuidado.
f) Com base no texto desse anúncio publicitário, é correto dizer que a língua reproduz (copia) o real ou que o interpreta? Justifique.
R.: O texto põe à mostra, com toda a evidência, o dado de que a língua nâo copia o real tal qual ele é, mas o interpreta segundo as possibilidades e intenções do observador. Há uma gritante diferença entre os dados da realidade e a imagem construída pela visão subjetiva do texto publicitário.

Postar um comentário

1 Comentários