O assunto de hoje é saúde: HEPATITE C

Recentemente, a discussão em torno de algumas doenças “silenciosas” voltou à tona com a divulgação de um concurso cultural promovido pelo blog Animando-C. Considerando que o leitor deste espaço é, em sua maioria, formado por professores, achei por bem participar da proposta de alertar a população para a necessidade de fazer o exame que detecta esta doença também chamada de “assassina silenciosa”.

O QUE É A HEPATITE C?

A hepatite C é uma doença viral do fígado causada pelo vírus da hepatite C (HCV). A hepatite C exige cuidados, devido à inexistência de vacina e limitações do tratamento, e à sua alta tendência para a cronicidade que complica eventualmente em cirrose hepática. (fonte: Wiki)

COMO RECONHECER A HEPATITE C?

Nesse ponto começam os nossos problemas. Não há sintomas aparentes a não ser que a doença esteja em estágio avançado. Diferentemente do que alguns pensam, “a maior parte dos portadores de hepatite C não são amarelos e não tem nenhum outro sintoma” como afirma Ana Paula em seu blog. Vem daí o alerta para que sejam feitos os exames específicos para que o tratamento seja iniciado. Além disso, TODOS  devem tomar os cuidados necessários para não infectar outras pessoas.

COMO SE PEGA HEPATITE C

O principal meio de contágio é o sangue contaminado. Atente para as situações abaixo:

- Manicure: Poucas são as mulheres que levam seus próprios instrumentos. Esta é mais uma situação em que a desinformação é a vilã. O barato pode sair caro nesse caso.

- Tatuagens: Hoje em dia, com mais informação, os tatuadores colocam como diferencial o fato de terem estufas de esterilização, mas isso deveria ser a regra e não o diferencial;

- Vacinas: É obrigatório usar material descartável. Fique de olho ao tomar injeções;

 

Toda e qualquer situação em que haja contato com o sangue há o risco de transmissão de HEPATITE C. tome todos os cuidados necessários.

ESSA DOENÇA TEM CURA?

A resposta, ainda bem, é SIM. A duração do tratamento depende muito da resposta do paciente. Além disso, a cura não é completa em todos os casos, mas segundo leituras que fiz para escrever texto (ver links no final do post), há grandes avanços na medicina e os resultados são promissores.

Mais informações sobre a Hepatite C:

Hepatologia Médica: Hepatite C

Conheça mais sobre a Hepatite e saiba como evitá-la.

ABC da Saúde – Hepatite C

Hepatite C

A hepatite C tem cura confirmada cientificamente

Entenda a Hepatite C

Vídeo: Hepatite c, sem medo - prêmio Ministério da Saúde

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Fico muito feliz por tê-lo junto conosco divulgando o alerta da hepatite C.

    O contexto de desinformação sobre a doença que vivemos hoje impede que as pessoas tenham o diagnóstico precoce e, consequentemente, chances de cura.

    Obrigada por utilizar seu blog para dar a elas essa chance!

    Espero que seus leitores tenham ficado atentos a esse recado. Primeiro, porque possivelmente eles tenham idade para estar em algum grupo de prevalência. Dificilmente alguém acima dos 30 anos esteja livre de ter estado em situação de risco ao menos uma vez na vida, o que infelizmente já é suficiente para o contágio.

    Depois, porque são formadores de opiniões e pessoas importantes na disseminação de informações.

    Obrigada e boa sorte no concurso!

    Um abraço,
    Flor

    ResponderExcluir