No post anterior, mencionei que a adequação ao tema era importante. Tão importante quanto isso é estruturar corretamente o que se vai dizer. Comentei hoje numa classe de ensino médio que fico “irado” quando pego um texto que possui boas ideias, mas nenhuma estrutura, pois a penalização acaba anulando o que chamou a atenção pela originalidade. Por outro lado, o texto metódico, com começo meio e fim, ainda que fraco em argumentação acaba recebendo uma nota mediana, pois não há problemas coesivos nem contradição entre as partes do texto. Enfim, aprender a estruturar o texto dissertativo, narrativo e descritivo é muito importante e faz parte da somatória que produz uma nota muito boa. Temos para esse critério um total de 3 pontos.
ESTRUTURA
Aspectos considerados na avaliação deste critério:
a) Coerência textual : estabelece ligações lógicas entre as partes do texto (parágrafos, períodos, orações).
b) Coesão lexical : adequação no uso de recursos lexicais, tais como: sinônimos, reiteração, repetição.
c) Coesão gramatical: adequação no emprego de conectivos, tempos verbais, sequência temporal, relações anafóricas.
PONTUAÇÃO:
ZERO
• Texto TOTALMENTE desarticulado.
1,0
• Articula PRECARIAMENTE as partes do texto, apresentando GRAVES problemas na utilização dos recursos coesivos.
1,5
• Articula RAZOAVELMENTE as partes do texto, apresentando problemas FREQUENTES na utilização dos recursos coesivos.
2,0
• Articula BEM as partes do texto - ainda que apresente problemas pontuais na utilização dos recursos coesivos. Articula BEM as partes do texto, apresentando pouquíssimos problemas na utilização dos recursos coesivos.
3,0
• Articula MUITO BEM as partes do texto - ainda que apresente EVENTUAIS deslizes na utilização de recursos coesivos.
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