Compreensão da mensagem

Nunca pergunte a alguém se entendeu a mensagem, mas como a entendeu ou o que vai fazer.

Analise_de_textosFalei há algum tempo num de meus blogs que é mais válido, na função de professor, perguntar se a mensagem foi clara do que perguntar se os alunos entenderam. O efeito de tal expressão é mais psicológico que real. Digo isso porque muitas palavras carregam em si mesmas uma carga significativa e cultural que perpassa o simples significado do dicionário. O caso citado mostra um efeito interessante, pois dá a ideia de que se o aluno não entendeu, existe outra possibilidade de entender e assim não são fechadas as portas do entendimento. Este é um princípio prático de grande utilidade. É uma das maneiras de fazer o "feedback", isto é, de "checar" para ver como a mensagem foi entendida.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá Bauru

    Muito interessante esta abordagem e o pior é que você tem razão mesmo, as palavras tem um efeito psicológico mesmo, comigo funciona assim e acredito que com muita gente também. As pessoas me conquistam ou me desapontam mais pela maneira que dizem as coisas do que pelo conteúdo do que é dito.

    Lembro-me que quando estudava isso de perguntar se entendeu nunca funcionava mesmo, as pessoas tem vergonha de dizer talvez por não querer ser considerada fracassada perante o público, o pior é ouvir a continuação da frase: "perguntem agora porque na hora da prova já vai ser tarde demais" ou vai ou desce, é pra ensinar ou aterrorizar?

    Um abraço

    ResponderExcluir