As barreiras protecionistas – Exercício de interpretação de textos

Leia o texto abaixo para responder às questões 1 e 2.
A economia brasileira, há alguns anos, apresentava fortes barreiras protecionistas, e controles cambiais provocavam a valorização artificial do câmbio comercial, havendo ágio expressivo no mercado livre. A realidade hoje é outra. As barreiras tarifárias foram muito reduzidas, a taxa de câmbio é flutuante e não há diferença significativa entre o mercado oficial e o paralelo. Os modelos econométricos disponíveis, por menos precisos que sejam, são unânimes em apontar para uma desvalorização do real acima do seu equilíbrio de longo prazo, e não o contrário. Logo, onde está o problema? Por que gastar escassos recursos públicos – pois não se faz política industrial sem eles – para poupar divisas quando o mercado já está bem sinalizado nesta direção? Pode até haver outras razões para justificar a política proposta. Mas economia de divisas não é uma delas.

1. Assinale a opção em que as duas expressões exercem a mesma função sintática no texto.
a) “controles cambiais” = “fortes barreiras protecionistas”
b) “a valorização artificial do câmbio comercial” = “A economia brasileira”
c) “há alguns anos” = “hoje”
d) “a taxa de câmbio” = “diferença significativa”
e) “escassos recursos públicos” = “o mercado”

2. Julgue as asserções abaixo e marque a opção correspondente.
I. Caso a expressão “diferença significativa” seja colocada no plural a forma verbal que a antecede deve ser obrigatoriamente flexionada.
II. Se o artigo em “o paralelo” for eliminado, prejudica-se a compreensão de que existe, antes de “paralelo” elipse da palavra “mercado”.
III. A expressão “por menos precisos que sejam” permite a inferência de que o leitor pode considerar “Os modelos econométricos” pouco precisos.
IV. A grafia de “Por que” justifica-se por se tratar de conjunção explicativa.
V. O termo “delas” refere-se ao antecedente “outras razões”

A quantidade de item(ns) incorreto(s) é:
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

Gabarito 1: C
Gabarito 2: B

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