Análise de charge sobre “Os ratos na política”

obama_lula_ratos_politicos
Cada um tem os ratos que merece
Textos mistos são aqueles que apresentam uma parte verbal e outra não verbal. Essa charge acima é um bom exemplo disso. O tema já foi explorado em meu outro blog chamado “Blog de Charges” (onde foi originalmente publicado este post).

Na imagem temos Barack Obama de um lado e o presidente Lula do outro. No lado americano, o presidente pontuando algo no discurso.  Ali vemos a palavra “rato” sendo usada em seu sentido denotativo:
Rato: substantivo masculino
1    Rubrica: mastozoologia.
design. comum dos roedores da fam. dos murídeos, esp. daqueles do gên. Rattus, como o rato-preto e a ratazana, atualmente disseminados por todo o mundo, responsáveis pela destruição de grandes quantidades de alimento e pela transmissão de diversas doenças, como a peste bubônica
No segundo quadro, o presidente Lula. Atrás desse, a segunda ocorrência da palavra “rato”, mas dessa vez em seu sentido conotativo, sinônimo de político.
Rato: substantivo masculino
3    Derivação: sentido figurado.
pessoa que pratica furtos em locais públicos; ladrão
Crítica aos políticos? Isso é constante nos periódicos, nas charges, nos discursos dos analistas políticos. Cabe a cada um apresentar sua visão do fato. E você? Tem uma outra visão da charge? Fale nos comentários.

Postar um comentário

0 Comentários