10 dicas para interpretar textos

Da Arte de Interpretar Textos


A literatura é a arte de recriar através da língua escrita. Sendo assim, temos vários tipos de gêneros textuais, formas de escrita; mas a grande dificuldade encontrada pelas pessoas é a interpretação de textos. Muitos dizem que não sabem interpretar, ou que é muito difícil. Concordo. Se você tem pouca leitura, consequentemente terá pouca argumentação, pouca visão, pouco ponto de vista e um grande medo de interpretar. A interpretação é o alargamento dos horizontes. E esse alargamento acontece justamente quando há leitura. Somos fragmentos de nossos escritos, de nossos pensamentos, de nossas histórias, muitas vezes contadas por outros. Quantas vezes você não leu algo e pensou:"Nossa, ele disse tudo que eu penso." Com certeza, várias vezes. Temos aí a identificação de nossos pensamentos com os pensamentos dos autores, mas para que aconteça, pelo menos não tenha preguiça de pensar, refletir, formar ideias e escrever quando puder e quiser.
A prática das escolas em relação à escrita e interpretação têm mudado, mas a passos lentos, aliás como tudo que acontece na educação. Ainda temos professores em sala de aula que cortam a veia literária de seus alunos com comentários medíocres, que permitem apenas uma interpretação possível, a que vem no livro do professor com a tarja "uso do professor/venda proibida".
Tornar-se, portanto, alguém que escreve e que lê em nosso país é uma tarefa àrdua, mas acredite, valerá a pena para sua vida futura. E, mesmo, que você diga que interpretar é difícil, você exercita isso a todo momento.Exercita através de sua leitura de mundo. Você sabe, por exemplo, quando alguém lhe manda um olhar de desaprovação mesmo sem ter dito nada.Sabe, quando a menina ou o menino está a fim de você numa boate pela troca de olhares. A todo e qualquer tempo, em nossas vidas, interpretamos, argumentamos, expomos nossos pontos de vista. Mas, basta o(a) professor(a) dizer "Vamos agora interpretar esse texto" para que as pessoas se calem. E ninguém sabe o que calado quer...pois ao se calar você perde oportunidades valiosas de interagir e crescer no conhecimento. Perca o medo de expor suas idéias. Faça isso como um exercício diário mesmo e verá que antes que pense, o medo terá ido embora.

Vou colocar aqui algumas dicas para quando você interpretar um texto:

  1. O autor escreveu com uma intenção - tentar descobrir qual é ela é a chave.
  2. Leia todo o texto uma primeira vez de forma despreocupada - assim você verá apenas os aspectos superficiais primeiro
  3. Na segunda leitura observe os detalhes, visualize em sua mente o cenário, os personagens - Quanto mais real for a leitura na sua mente, mais fácil será para interpretar o texto.
  4. Duvide do(a) autor(a) - Leia as entrelinhas,perceba o que o(a) autor(a) te diz sem escrever no texto.
  5. Não tenha medo de opinar - Já vi em sala de aula muitos alunos terem medo de dizer o que achavam e a resposta estaria correta se tivessem dito.
  6. Visualize vários caminhos, várias opções e interpretações - Só não viaje muito na interpretação.Veja os caminhos apontados pela escrita do(a) autor(a). Apegue-se aos caminhos que lhe são mostrados.
  7. Identifique as características físicas e psicológicas dos personagens - Se um determinado personagem tem como característica ser mentiroso, por exemplo, o que ele diz no texto poderá ser mentira não é mesmo? Analisar e identificar os personagens são pontos necessário para uma boa interpretação de texto.
  8. Observe a linguagem, o tempo e espaço - A sequência dos acontecimentos, o feedback, conta muito na hora de interpretar.
  9. Analise os acontecimentos de acordo com a época do texto - É importante que você saiba ou pesquise sobre a época narrada no texto, assim, certas contradições ou estranhamentos vistos por você podem ser apenas a cultura da época sendo demonstrada.
  10. Leia quantas vezes achar que deve - Não entendeu? Leia de novo. Nem todo dia estamos concentrados e a rapidez na leitura vem com o hábito.
Bem, não digo que seguindo essas dicas você agora interpretará todo texto que ler, mas já é um caminho. E, lembre-se:o hábito da leitura auxilia automaticamente a sua maneira de interpretar.

Postar um comentário

52 Comentários

  1. Gostei das dicas!!
    Realmente os textos merecem sempre uma atenção, sempre há algo a mais para ser descoberto!!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!
    Blog muito útil!

    ResponderExcluir
  3. everton bragamonte07/02/2011, 14:32

    Muito bacana
    Foi bastante útil mesmo
    abraço

    ResponderExcluir
  4. Legal
    interpretação de textos é fundamental na vida da gente,nos leva a caminhos distantes.

    ResponderExcluir
  5. muito legal agora vai dar pra mim entender melhor os textos da vida

    ResponderExcluir
  6. com certeza isso vai me ajudar na prova trimestral de amanhã!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  7. Voçê é o cara, wlw boy, bela dica

    ResponderExcluir
  8. As dicas são bem interessantes mas acredito que no item 06 Visualize vários caminhos, várias opções e interpretações, acredito que não dever ser seguido, pois há duas maneiras de se interpretar:
    Subjetivamente: a que cada pessoa pode interpretar a seu bel prazer
    Objetivamente: aquela interpretação que todos iremos chegar, uma única interpretação.
    Acredito que os examinadores nas provas só cobram a interpretação objetiva pois é a única que possui uma única resposta, imagine como seria se fosse aceito todos os tipos de interpretação, qual seria a resposta certa? qual seria a resposta errada?

    ResponderExcluir
  9. Vlw cara ! ajudou muito em ! Brigado mesmo .

    ResponderExcluir
  10. foi muito maneiro agora vai dar pra interpretar hum texto sem ter medo e sera muito adiante ao nosso futuro obrigado

    ResponderExcluir
  11. Muitoo Bom!!
    Quantas vezes em sala de aula, em determinada matéria eu não me pego sem ter noção nenhuma de como interpretar certo texto que seria no meu ponto de vista mais complexo. Agora eu ja tenho uma linha de raciocínio a seguir, facilitando minhas compreensões!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Pelas dicas ....
    E concordo com você sobre o hábito da leitura auxilia automaticamente a sua maneira de interpretar.

    ResponderExcluir
  13. muito legal eu acho que me ajudou bastante!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. HUMM GOSTEI DAS DICAS FORAM BEM POSITIVAS E CLARAS.E CONCORDO COM VOCÊ SOBRE O HÁBITO DE LEITURA.

    ResponderExcluir
  15. Hum adorei as dicas,foram objetivas e claras.E concordo com vc a respeito sobre o hábito da leitura isso ajuda bastante mesmo.

    ResponderExcluir
  16. é muito interessante pois relata coisas importantes que podem ajudar no dia a dia de um estudante ou pessoas que se interessam com o assunto.

    ResponderExcluir
  17. adorei as dicas pois com elas ficou mais facil de interpretar um texto! de:maryana santos

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito das dicas. Obrigado!

    ResponderExcluir
  19. muito obrigada pela dica vou adaptar no meu dia dia quero muito aprender a interpretar texto

    ResponderExcluir
  20. muito obrigada adorei a dica vou adaptar no meu dia dia quero muito aprender a interpretar texto

    ResponderExcluir
  21. muito obrigada pela dica vou adaptar no meu dia dia quero muito aprender a interpretar texto

    ResponderExcluir
  22. tenho muita dificulidade de interpreta texto, gostaria de seber um jeito mais facio de interpetra texto, me encinem vou agradeser muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa rapaz, primeiro melhore seu português se não fica complicado aprender a interpretar.

      Excluir
    2. rapaz para aprender a interpretar é necessário primeiramente saber o português, porque no seu caso é complicado pois nem o português correto o senhor sabe.

      Excluir
  23. ola pessoal bom dia, olha pessoal eu sou muito ruim de interpetração de texto, me ajudem gostaria muito de saber interpetra um texto com bastante esplicao.

    ResponderExcluir
  24. tenho muita dificulidade de interpreta texto, gostaria de seber um jeito mais facio de interpetra texto, me encinem vou agradeser muito.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns para quem montou esse blog!
    Justamente agora nessa época de 31 de agosto! Parabéns Santo Primaz! Muitas felicidades, muitos anos de vida! Seja próspero e abençoado!

    ResponderExcluir
  26. Estou fazendo Direito e preciso de mais preparação para interpretar os textos vindouros, me ajudem por favor!

    ResponderExcluir
  27. Muito bom esclareceu muitas dúvidas, ja aconteceu comigo de eu me calar e a resposta esta certa .

    ResponderExcluir
  28. hmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm. legal

    ResponderExcluir
  29. leegaal >.< vaamo ver se essa fita ae da certo mesmo haha'

    ResponderExcluir
  30. nossa! muito bom mesmo , eu adorei as dicas! gosto muito de ler e sei que isso irá melhorar minha interpretação. obrigado.

    ResponderExcluir
  31. nossa! muito bom mesmo , eu adorei as dicas! gosto muito de ler e sei que isso irá melhorar minha interpretação. obrigado.

    ResponderExcluir
  32. Vocês estão de parabéns, ótimas dicas, obrigado estava precisando.

    ResponderExcluir
  33. Bom dia,
    Discordo do Mateus. Acredito que os examinadores nas provas procuram respostas objetivas e coerentes.

    Vejam isto: http://dofundodalma.blogspot.com.br/2012/06/o-texto-tem-interpretacao-de-quem-o-le.html

    ResponderExcluir
  34. Bom dia,
    discordo do disse o Mateus, pois entendo que os examinadores de provas procuram respostas objetivas e coerentes, muitas vezes nem mesmo o autor sabe o que ele queria dizer, porque a criação literária confere ao autor liberdade para escrever sem que seja direcionada a um público, específico, o que não acontece com obras didáticas ou técnicas etc. Vejam isto: http://dofundodalma.blogspot.com.br/2012/06/o-texto-tem-interpretacao-de-quem-o-le.html

    ResponderExcluir
  35. valeu vai me ajudar a passar de ano :)

    ResponderExcluir
  36. cara valeuuuuuu vai me ajuda muito pra uma prova

    ResponderExcluir
  37. nossa legal de mais,pena que não descobri isso antes! realmente é muito legal!.......parabéns e obrigado!;...........

    ResponderExcluir
  38. muito boa dicas, seg tenha uma atividade de interpretação de texto na escola, da materia de redação, vou memorizar as dicas..

    ResponderExcluir