Dicas rápidas de Língua Portuguesa - É provável...

No post intitulado "Dicas rápidas de Língua Portuguesa - falsos sinônimos", comecei a abordar algumas dicas dadas pelo professor Sérgio Nogueira numa de suas publicações. Hoje volto, como prometido, com a diferença entre "eventual, possível, provável e potencial".

Sabia que EVENTUAL, POSSÍVEL, PROVÁVEL e POTENCIAL não são sinônimos?

Talvez você já tenha lido ou ouvido frases como: "Ciro é o EVENTUAL candidato do PT à presidência da república". Ou "Uma EVENTUAL derrota no próximo domingo deixará o Palmeiras em péssima situação".
Com muita freqüência encontramos o adjetivo EVENTUAL fora do seu real significado. EVENTUAL significa "esporádico, ocasional, o que ocorre de vez em quando".
Ora, o Ciro não é um candidato eventual. Na verdade, ele não é nem o PROVÁVEL candidato do PT. No segundo exemplo, o autor se referia a uma POSSÍVEL derrota do Palmeiras.

Observe outro exemplo: "O eleitor é convidado a expressar sua preocupação com o EVENTUAL retorno dos comunistas ao poder." Está errado também. Aqui o autor se referia a um "POSSÍVEL ou PROVÁVEL retorno dos comunistas ao poder".

E a diferença entre POSSÍVEL e PROVÁVEL.

POSSÍVEL é "o que pode acontecer" e PROVÁVEL é "o que deve acontecer". Situando o exemplo no passado, teríamos que, observando a tabela do campeonato brasileiro de 97, há duas ou três rodadas, poderíamos afirmar que a classificação do Grêmio entre os oito primeiros era POSSÍVEL, mas pouco PROVÁVEL. E isso se comprovou. Desta vez, eles estão de fora.

Vejamos um exemplo correto: "Os EVENTUAIS problemas econômicos internos não vão impedir que aquele país se associe também ao Mercosul." (Problemas EVENTUAIS = problemas "esporádicos, que ocorrem de vez em quando").

Agora vejamos mais exemplos errados: "A crise se tornará maior com a EVENTUAL perda do título." (O certo é a "POSSÍVEL perda do título"). "O Chicago Bulls é o EVENTUAL campeão desta temporada." (O certo é o "PROVÁVEL campeão desta temporada"). 

Observe agora outro tipo de erro: "O grupo Ecotex é um EVENTUAL candidato à compra". Nesse caso, EVENTUAL está sendo usado no sentido de POTENCIAL (= o que pode vir a ser, tem poder de vir a ser). O grupo Ecotex é um candidato POTENCIAL (= pode vir a ser candidato), e não um candidato EVENTUAL (= candidato esporádico, ocasional).

Ficou clara a diferença?
Se a diferença não ficou clara, vamos fazer uma comparação. O departamento da empresa onde você trabalha apresenta problemas EVENTUAIS ou problemas POTENCIAIS. Os problemas EVENTUAIS são "aqueles que ocorrem de vez em quando", e os problemas POTENCIAIS são aqueles casos que ainda não são mas podem tornar-se problemas. Mas se você ainda não percebeu a diferença, vamos a sua última chance. Responda rápido: Qual é a diferença entre uma amante EVENTUAL e uma amante POTENCIAL? Se você sabe a resposta, não precisa explicar.

Este post faz parte da série de dicas dadas pelo professor Sérgio Nogueira nos jornais em que é colunista.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Sobre as diferenças entre possível e provável, certa vez ouvi a resposta de um delegado que explica bem essa diferença. O repórter perguntou a ele se era possível que fulano fosse o culpado? Ele respondeu: possível é, só não sei se é provável.

    ResponderExcluir
  2. Pertinente o exemplo. Mais que isso, é verdadeira a diferença nesse caso. Valeu pela visita, José.

    ResponderExcluir