Por que é tão difícil escrever?

Qualquer um de nós, senhor de um assunto, é, em princípio, capaz de escrever sobre ele. Não há um jeito especial para a redação, ao contrário do que muita gente pensa. Há apenas uma falta de preparação inicial, que o esforço e a prática vencem.11 (J. Mattoso Câmara Jr.)

Nesta semana participei de um bate-papo com o metablogger Marcos Hordones via Twitcam. Durante a conversa, perguntei como ele mantinha a qualidade de seus textos num nível tão alto.  Sua resposta corrobora com minhas opiniões a respeito de escrita. Escreve bem quem lê muito. Disse isso num artigo intitulado "Como escrever mais e melhor". Quem lê muito conhece melhor as estruturas e possibilidades da Língua Portuguesa.


O ato de escrever que para alguns parece fácil e agradável, para outros representa um "parto" sem perspectivas favoráveis. Normalmente, nas produções de textos escolares, não se prepara o aluno para ser escritor. Muitas vezes, não se prepara nem para escrever satisfatoriamente numa linguagem que revele precisão vocabular e clareza de ideias.

Temos bons exemplos na internet. Vários e vários blogs primam pela qualidade da escrita, mas é necessário ser um conhecedor do idioma para reconhecer isso.

Por fim, um texto correto, preciso e bem concatenado resulta de um pensamento organizado, ao qual se somam a capacidade para aproveitar os recursos expressivos da língua e a interpretação analítica da realidade, em especial na dissertação.

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Pensamento Organizado?, vc quer demais de mim Bauru, ou eu penso muito, ou penso de forma organizada, mal acabo de elaborar um pensamento, já estou com outros dois, em sua maioria mais complexos em minha cabeça!

    Percebo que enquanto escrevo, muitas vezes mudo de opinião, no meio do texto mesmo, isso porque estou lendo outros textos, acompanhando o Twiiter, MSN e etc, e isso faz meus textos ficarem confusos, preciso elaborar mais, antes de escrever! =S

    Realmente, só tive uma professora (que por sinal, todos os alunos a odiavam!) que me preparou para escrever melhor, ela sim me fazia ler o que eu gostava, o que me traiza interesse, diferente dos demais que tive...

    Por fim... não, já acabou ali em cima mesmo =D, pessoas confusas são assim, acabam o pensamento do nada.

    ResponderExcluir
  2. Permito-me, Anderson, dizer que escrever é como o sexo. Por mais que você tenha lido sobre o assunto, por mais que tenha conversado e até ensinado outros a, verbalmente, fazer, por mais que você seja o terror das salas de bate-papo, só aprenderá mesmo a fazer quando colocar a mão na massa. Além disso, é comum antes do encontro planejar-se, imaginar onde colocará isso e aquilo, mas, na hora, precisamos ser adaptáveis. Por isso, treino e mais treino. Informação e mais informação. No fim das contas, verá que o caminho todos já sabemos e que é preciso apenas coragem para não fazer feio.

    ResponderExcluir
  3. Não esquecer, também, que a preguiça é outro fator prejudicial para a leitura e escrita! O famoso "Dá pra resumir?" ainda faz parte da "leitura" de muita gente.

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  4. É verdade, Marcelo, um pouco de esforço não faz mal a ninguém. Invariavelmente as pessoas preferem atividades que não exijam esforço intelectual. É por isso que a audiência das emissoras de televisão só cresce. Não se engane, no entanto. Eu vejo bastante tv, mas normalmente quando estou no computador. Acabo não me dedicando a nenhum dos dois de forma plena. Nesse aspecto da preguiça, ter um blog ajuda muito, principalmente se for um blog de opinião, pois exige de você um posicionamento embasado acerca de um assunto.

    ResponderExcluir
  5. Clareza de ideias - olha o esforço para escrever de acordo com a reforma! - é a parte mais difícil e ao mesmo tempo mais exigida, especialmente em tempos de "resume aeh", como disse o digitaqueeuteleio.

    Minha sorte foi ter uma família que incentivava a leitura como fonte de saber e hobby, além de um ou dois professores que não transformavam o ato de escrita em tormento.

    Sei que tive sorte, mas ainda me surpreendo em ver quem desgoste disso mesmo tendo todas as possibilidades ao alcance das mãos.

    ResponderExcluir
  6. Assim como a Emanuelle, aqui no comentário de cima, eu sempre fui muito incentivada a ler, desde criança. Meu pai não teve oportunidade de terminar o colégio regular, então terminou o ensino médio quando eu já era nascida, através de supletivo. Apesar disso, ele sempre foi muito apegado ao hábito de ler, me influenciando também. Ele nunca iniciou ensino superior, mas retém uma sabedoria global tão rica, que me faz admirá-lo cada vez mais. Graças à leitura, que ele me ensinou a exercer, hoje a escrita é uma de minhas paixões. Na gramática sempre tive facilidade e busco na leitura uma forma de me acrescentar um pouco mais. É... ler é tudo! hahaha (@JennyBerto)

    ResponderExcluir
  7. Bem que dizem que os comentários complementam o artigo.

    Gosto de ler algo que me dê vontade de ler, às vezes rebuscamos demais os nossos textos, o que deixa tudo muito chato.

    ResponderExcluir
  8. Nem preciso dizer que fiquei muito lisonjeado com sua citação, nem acho que tenho essa técnica toda citada por você.

    Mas num ponto somos unânimes: A LEITURA tem um papel determinante na criação de um bom texto. Quando criei meu 1º blog (Naftalina Pura) há cerca de 2 anos, meus textos não tinham mais do que um parágrafo e acabei sepultando esse projeto poucos meses depois.

    Já meu 2º projeto (Tutor Unopar) teve uma vida mais longa, durou cerca de 1 ano e foi justamente por causa desse blog que mergulhei de cabeça nas leituras. Peguei como referência alguns blogueiros famosos, passei a analisar seus estilos, suas técnicas e os padrões linguísticos utilizados em seus textos, para criar meu próprio estilo.

    Caro professor, entendo que não existe fórmula mágica para se escrever bem, o que faz uma pessoa se tornar um bom escritor, é estudo, dedicação e disciplina. Qualquer pessoa mais esclarecida consegue articular bem as palavras, se dedicar boa parte de seu tempo a estudar e ser mais exigente consigo mesmo.

    E como disse os autores Magna Becker Soares e Edson Nascimento Campos em sua Obra Técnica de Redação: "... Fazer uma REDAÇÃO significa construir atos de comunicação."

    ResponderExcluir