Existe receita para o bom texto?

Nos cursinhos espalhados pelo país, ouvimos falar de receitas dadas para que alunos escrevam melhor. Alguns chegam ao desatino de formatar de tal forma o texto de seus alunos que chega a ser difícil perceber algum estilo do autor.

Produzir textos, eu concordo, é uma das tarefas mais complexas, tanto para quem está na minha posição de docente preocupado com o desenvolvimento de seus alunos como para aquele que, na sala de aula ou nos blogs, todos os dias, dispõe-se a aprender.

De fato, não existe uma receita infalível para tal e os modelos comentados por mim aqui ou no Twitter dependem muito mais de como o leitor percebe e recebe a informação do que uma cópia ipsís verbís do que se diz ou informa.

Não é segredo e colegas já falaram publicamente o que pensam sobre isso, por isso, sempre parto da premissa de que redigir exige requisitos próprios, tais como, saber ler e, principalmente, saber entender.

Por este motivo, meu caro leitor que chegou aqui atrás de uma receita infalível para ser salvo na véspera do exame, lembre-se de que:

- Qualquer redator deve motivar-se a partir da leitura de bons textos para, com base no "velho", criar o novo;

- Somente depois do entendimento das idéias as quais vai expor, é possível extrapolar e criar o texto, segundo um plano pré-elaborado, uma vez que todas as nossas ações corriqueiras são normalmente planejadas;

A escrita é, ainda que você discorde, um ato corriqueiro. Fugir do modelo padrão de aula de redação que a escola impõe é o que busco há algum tempo. Não procuro fazer da redação, um ato solene no qual os alunos sentam-se quietinhos e deixam respingar o suor do trabalho penoso de colocar no papel suas ideias. Quantas não foram as vezes que chegaram à porta da sala em que eu ministrava para pedir uma "atividadezinha de redação", pois o professor de "tal" disciplina havia faltado. Que acha que fiz?

É isso, meu amigo e minha amiga, apenas pra início de conversa, pense no valor que dá à escrita em sua vida e quais as nuances que dá a cada ato de escrita.

Não deixe ainda de ler os seguintes posts a respeito do mesmo assunto:


Escrever Bem, basta querer

Como escrever bem em 10 passos

10 sugestões para escrever em blogs

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Ótimo post! Só acrescentaria ainda que o futuro redator,escritor, deve ler muito, ler bem e ler de tudo. Não se escreve bem sobre o que não se conhece, sobre o que não se sabe.Dessa forma, portanto, leitura e escrita são fundamentais, já que uma não vive sem a outra. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá , concordo contigo no que se refere a ler TUDO. O que você disse chega a ser ponto pacífico entre os blogueiros. Só se escreve bem sobre coisas que se entende... Por isso mesmo não me meto a escrever tutoriais. Já fiz isso uma vez e saiu meia boca e previsível. Já na língua portuguesa, caminho por mares já navegados e me garanto... um pouco, mas me garanto.

    ResponderExcluir
  3. Sempre tive muita dificuldade com redações, embora criatividade não fosse problema me faltava o talento para por as idéias no papel. Sempre achei muito frustrante ter uma excelente idéia e quando colocava-a no papel ela ficava distorcida ou imcompleta, e por mais que eu tentasse consertar, o texto só piorava.

    Hoje felizmente eu tenho um pouco mais de experiência, conheço melhor os modelos e tudo isso graças aos blogs. Se não fossem os blogs com certeza sofreria bem mais do que já sofro quando tenho que escrever algum trabalho acadêmico ou redigir um texto mais longo no meu blog.

    PS. Esse blog tem ficado melhor a cada dia.

    ResponderExcluir
  4. Teilor, tenho de confessar que fui um aluno medíocre no Ensino Médio, mas agradeço a uma tia que me obrigou a fazer faculdade de Letras, pois me ajudaria em futuros concursos. Descobri-me na faculdade. Já no primeiro ano era monitor de Língua Portuguesa na Produção de Textos. Decorava, inicialmente, alguns modelos, mas com o tempo fui percebendo que davam trela para meus devaneios linguísticos. mais tarde, descobri o blog como ferramneta de aperfeiçoamento. Mesmo sabendo que há muito por fazer, é mesmo um bom lugar para exercitar. Valeu pela visita e comentário, amigo!

    ResponderExcluir
  5. O amigo Teilor foi extremamente feliz quando reportou que aprendeu muito da escrita através dos blogs. Faço minhas as suas palavras. Assim como o Teilor, também tinha enormes dificuldades em passar para o papel as minhas ideias, mas através de muita leitura (livros e blogs,)acho que consegui algum progresso, mas sinto que tenho ainda um longo caminho pela frente e muito a melhorar.

    Professor, como sempre um ótimo texto e obrigado pela citação.

    ResponderExcluir