Como prender o leitor ao seu texto


Qual a vantagem em saber resumir uma informação? "São muitas" eu responderia. Não só seu tempo será otimizado, mas se você é jornalista e faltou à aula sobre Técnicas de Redação, deve ter uma dificuldade enorme em colocar no "espacinho" que te deram toda a história sórdida que descobriu naquele dia em que assistiu à sessão da Câmara. Numa época e que o Twitter virou ferramenta de trabalho e diversão, conseguir usar os 140 caracteres de forma eficaz é para poucos. Resumir, como já disse aqui nesse post do Blog do Bauru não se resume a copiar partes do texto. Volto ao assunto devido à repercussão daquele post. Qualquer um que se aventure a resumir um texto deve inicialmente saber diferenciar o que é o tópico-frasal e o que é "acessório". Vejamos um exemplo:
Os alunos do Rogério participaram de um grande massacre.
Nessa frase há uma indicação de um fato específico: um grande massacre sofrido pelos alunos do Rogério. Observe agora como é perfeitamente possível aumentar o que eu disse antes.
Os alunos do Rogério, que é um professor muito competente, participaram de um grande massacre.
No exemplo anterior, acrescentei uma característica do modesto professor. Vamos, agora, acrescentar um advérbio de lugar a essa frase:
Os alunos do Rogério, que é um professor muito competente, participaram de um grande massacre na casa da Eny.

Acrescentamos agora uma referência de tempo:
Os alunos do Rogério, que é um professor muito competente, participaram, durante as férias, de um grande massacre na casa da Eny.
Vejam, agora, a próxima frase:
Os alunos do Rogério, que é um professor muito competente, participaram, durante as férias, de um grande massacre na casa da Eny em comemoração à promoção do mestre.
Foi acrescentada à frase a causa do fato acontecido (massacre). Agora, acrescentaremos a frequência com que o fato ocorre:
Como em todos os anos, os alunos do Rogério, que é um professor muito competente, participaram, durante as férias, de um grande massacre na casa da Eny em comemoração à promoção do mestre.
Pronto. Como podemos resumir o parágrafo? Se retirarmos tudo que foi acrescentado à informação inicial , teremos apenas o essencial. Informações como o tempo, lugar, causa, freqüência com que o fato ocorre, às características das pessoas citadas, etc. Poderíamos, ainda, deixar apenas as informações estritamente essenciais.
Alunos participaram de massacre.
Você pode fazer assim, mas prefira manter o mínimo necessário para o entendimento. O conselho é válido, principalmente porque hoje em dia, os leitores não param para ler o que escrevemos por mais que uns segundinhos. E olha que o diminutivo não tem tom afetivo aqui não. 

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