Tudo que você queria saber sobre crase

[CHARGE] Seu Roger

Muitas são as pessoas que têm problemas com o uso da norma culta. Crase então é algo quase indecifrável. Há quem diga que a reforma ortográfica deveria ter abolido a crase também, mas discordo. Creio que essa reforma é pra inglês ver, visto que não facilitou em nada e mexeu com o que já estava certo. Na dúvida, melhor estudar, visto que são inúmeros os concursos que cobram os conhecimentos gramaticais ainda.

Aprenda, hoje, a usar a crase.

OBSERVE: Ele foi ............. praia.
O verbo ir pede preposição a e o substantivo casa pede artigo feminino a.

CONCLUSÃO: a + a = à. Ex: Ele foi à praia.

ASSIM: Quando a preposição “a” se une ao artigo definido “a”, dá-se a fusão de dois sons iguais, ocorrendo o que chamamos de CRASE, que é indicada pelo acento grave ( ` ).
Ex: O poeta apresentou-se à menina. (apresentou-se a + a menina = à menina)
Ele dedicou-se às crianças. ( dedicou-se a + as crianças = às crianças)

REGRA GERAL:
A crase ocorre diante de nomes femininos, salvo raríssimas exceções, como a que ocorre com os pronomes “aquele” e “aquilo”.
Ex: Referi-me àquele rapaz. (referi-me a + aquele = àquele).

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Para se saber se perante uma palavra feminina haverá crase, imagina-se um vocábulo masculino precedido de artigo. Se diante do masculino, usar-se “ ao ”, diante do feminino aparecerá “ à ”.
Ex: Referi-me à mulher. ( Referi-me ao homem)
Fui à loja. ( Fui ao clube)

PORÉM: Visitei a escola. ( Visitei o estádio)

CASOS ESPECIAIS:

1) Diante de nomes masculinos não se usa acento grave. Porém, quando se pode subentender, antes do nome masculino, uma das expressões: “à moda de” ou “à maneira de”, a crase ocorrerá.
Ex: Andou a pé. / Ele se referiu a homem sério.
Comprei um carro a prazo.

Mas: Usava bigode à Machado de Assis. (à moda de...)
Comprou sapatos à Luís XV. (à maneira de...)

2) Não se usa acento grave antes de: verbos, pronomes indefinidos, pronomes pessoais (retos, oblíquos e de tratamento) e pronomes demonstrativos.
Ex: Comi a valer. / Deu um presente a mim.
Não irás a nenhuma festa. / Referiu-se a V. Exa.
Dirigiram-se a nós.
Ofereci uma flor a esta menina.

Lembre-se de que a crase ocorrerá antes das seguintes palavras usadas no tratamento cerimonioso das pessoas: senhora, senhorita, dona e madame.
Ex: Dei o documento à senhora.

3) Como nomes de lugar (cidade, estado, país, etc ...), usar-se-á o seguinte recurso:
Mentalmente: “Quando venho, venho da: quando vou, craseio o ‘a’.”
“Quando venho, venho de: crasear por quê?”
Ex: Vou à Bahia . ( Venho da Bahia)
Vou a Brasília. ( Venho de Brasília)
NOTA: Se o nome de lugar vier determinado, a crase será obrigatória.
Ex: Vou à Brasília do Palácio da Alvorada.
Vou à Madri das Touradas. / Mas: Vou a Madri.
Vou à Paris da Torre Eiffel. / Mas: Vou a Paris.

4) A palavra CASA:
Ocorrem três casos: crase proibida, facultativa ou obrigatória.
PROIBIDA: Se a palavra “casa” não vier determinada ou não se especificar o seu dono.
Ex: Vou a casa. / Cheguei a casa tarde.
FACULTATIVA: Se for especificado o dono da casa.
Ex: Vou à casa dele. / Vou a casa dele.
OBRIGATÓRIA: Se for determinada a casa, ou se for um estabelecimento público ou comercial.
Ex: Vou à casa da Moeda. / Vou à casa da Tijuca.
Vou à casa florida.

5) A palavra TERRA:
Ocorrem dois casos:
* Se for uma região determinada ou planeta, a crase será obrigatória.
Ex: Vou à terra de meus avós. / Os astronautas voltaram à Terra.
* Se a palavra “terra” significar terra firme, chão, em oposição a mar, bordo, a crase será proibida.
Ex: Os marinheiros queriam ir a terra.

6) Com pronomes possessivos adjetivos, a crase é facultativa; mas, com pronomes possessivos substantivos, a crase será obrigatória.
Ex: Referi-me a ( à ) tua loja e não, à minha.

7) A palavra DISTÂNCIA:
Se a distância não vier determinada, não haverá crase; caso contrário, a crase ocorrerá.
Ex: O menino observa o pássaro a distância.
O menino observa o pássaro à distância de dois metros.

8) A palavra ATÉ:
Com a palavra “até”, a crase é facultativa.
Ex: Caminhamos até à (a) escola.

9) Usa-se acento grave diante de locuções adverbiais femininas:
Ex: Comprei a TV à vista. / Às vezes, o poeta parava de falar.
Saiu à noite. / Voltará às 8 horas.

NOTA: Se a locução adverbial indicar instrumento, alguns gramáticos aceitarão a crase, mas outros não a aceitarão.
Ex: Escrevi a carta a máquina / Escrevi a carta à máquina.
Combate a espada / Combate à espada.

10) Com nomes próprios femininos, a crase será facultativa:
Ex: Dei um anel de ouro à (a) Zilda.
NOTA: Se o nome próprio vier acompanhado de um adjetivo (ou outro adjunto), a crase ocorrerá.
Ex: Dei um presente à querida Zilda.

11) Quando aparecer um “a” no singular, antes de palavra feminina no plural (ou seja, de palavra feminina em sentido genérico), a crase não ocorrerá.
Ex: Não assisto a peças que não possuam um bom elenco.
Preparativos referentes a festas juninas.

12) Principais locuções que levam acento grave e que não levam acento grave:
LEVAM ACENTO: NÃO LEVAM ACENTO:
À vista A prazo / A prestação
À esquerda / À direita A jato
Às vezes A bordo
À milanesa A fim de
À tarde / À noite A par de
Às pressas A pé
À medida que / À proporção que A princípio
À paisana A postos
À tona A respeito
À toa


OBSERVAÇÃO FINAL:
Para sabermos se um substantivo feminino pede “a” com acento grave, usamos o artifício de empregá-lo em oração em que apareça regido das preposições DE, EM, POR. Se elas aparecerem sob as formas DA, NA, PELA, o substantivo pedirá acento grave.
Ex: Irei à choupana. (Sairei da choupana.)
Vou à Argentina. (Venho da Argentina.)
Dirigi-me à estrada principal. (Dirigi-me pela estrada principal.)
Espero ter ajudado. Esta é uma aula que “dei” (isso mesmo, dei, pois pelo que pagavam) quando lecionei numa cidadezinha chamada Piratininga… lá pelas bandas de Bauru.

Não perca nenhum post desse blog. Assine o Feed e acompanhe-me no Twitter.

Postar um comentário

7 Comentários

  1. extremamente útil =D as vezes me bagunço nisto, mas normal, nunca fui dedicado à gramática.

    hahhahahhahha

    ResponderExcluir
  2. Já adicionei esta página nos meus favoritos, vou voltar sem sono para estudar. Obrigada, professor! ;)

    ResponderExcluir
  3. Hugo, isso não é privilégio seu. Se quer saber, semana que vem trabalharei no ENEM. Sabe o que farei? Revisarei as respostas que os professores do cursinho darão na resolução da prova. Sabe aquelas correções que sites publicam logo depois que a prova acaba? Então, eu e alguns outros corretores iremos revisar, isso mesmo, revisar o que os professores darão como resposta para que não vá nenhuma besteira para o site. Ainda se preocupa por não ter se dedicado à Gramática?

    ResponderExcluir
  4. Du, minha querida, que bom receber sua visita nesse espaço. Espero que volte e mais ainda, sugira temas para que eu aborde aqui. Beijo grande, menina!

    ResponderExcluir
  5. 'um presente a mim mesma" tem crase?
    Um grande abraço,
    Andresa

    ResponderExcluir
  6. Eu também vou adicionar aos meu favoritos.
    Maravilhosa a sua forma de ensinar!
    Andresa

    ResponderExcluir
  7. Olá anônimo... não não há crase nessa situação.

    Outro anônimo, obrigado pela visita!

    ResponderExcluir