Estes são alguns exercícios selecionados para trabalhar com orações subordinadas com alunos do Ensino Médio. É importante que eles conheçam estas estruturas porque nos textos dissertativos deve-se apresentar uma linguagem mais elaborada que demonstre domínio da norma culta e dos mecanismos que possibilitam uma maior expressividade. Por isso mesmo, montei esta atividade para meus alunos que farão o Enem este ano.
EXCLUSÃO ESCOLAR
A lei determina que crianças e jovens frequentem a escola e prevê a progressiva extensão da obrigatoriedade do ensino para o ciclo médio. O senso comum reconhece que nem todos estudam e desconfia de que os excluídos sejam principalmente os meninos, chamados a trabalhar para contribuir com o sustento de famílias de baixa renda. As estatísticas porém revelam que a maior vítima da exclusão escolar é do sexo feminino, tem entre 15 e 17 anos , é pobre, negra ou parda e está grávida.
Estudo inédito da Unesco (órgão da ONU para educação, ciência e cultura) realizado com mais de 10 mil jovens em todo o Brasil indica que , dos mais de 1,5 milhão de meninos e meninas entre 15 e 17 anos que não estão na escola (18%), 56% são do sexo feminino. Em relação à renda, 69% pertencem às classes D e E. Quanto à cor, 72% são negros ou pardos. E um dos fatores que explicam a prevalência das adolescentes fora do sistema é a gravidez precoce.
Segundo a pesquisa, 21% dos jovens fora do ensino já haviam abandonado os estudos uma vez antes, sendo que 14% deles já o haviam feito em duas ou mais ocasiões. Quanto às jovens que deixam os estudos devido a uma gravidez precoce constatou-se que correm maior risco de repetir essa experiência.
As causas da má distribuição de renda e do racismo estão muito além do alcance de iniciativas pontuais no âmbito da educação. Isso não significa, é claro, que as autoridades nada tenham a fazer.
Ampliar a prevenção da gravidez precoce e apoiar a jovem gestante para que possa seguir com os estudos é um objetivo factível.
Para tanto, seria necessário ampliar os programas de educação sexual nas escolas e oferecer métodos contraceptivos. Em relação às já grávidas, poderiam sentir-se incentivadas a continuar estudando se houvesse escolas especiais com serviço de creche. A gravidez precoce deve ser antes de tudo evitada, mas, ocorrendo, é cruel que condene a adolescente à ignorância e à pobreza.
(Folha de São Paulo, 6 de janeiro de 2005)
1. Releia atentamente o primeiro período do texto.
a) Que relação de sentido se estabelece entre esse período e os seguintes?
b) Aponte os complementos das formas verbais determina e prevê.
2. Quais os complementos das formas verbais reconhece, desconfia e revelam (todas no primeiro parágrafo)?
3. Qual o complemento da forma verbal indica (segundo parágrafo)?
4. Qual o sujeito da forma verbal constatou-se (terceiro parágrafo)?
5. “Isso não significa, é claro, que as autoridades nada tenham a fazer.”
a) A que se refere o pronome isso?
b) Qual o efeito de sentido da expressão é claro?
6. “Para tanto, seria necessário ampliar os programas de educação sexual nas escolas e oferecer métodos contraceptivos.”
a) Qual o sujeito da forma verbal seria ?
b) Essa afirmação é impessoal ou está marcada pelo ponto de vista do produtor do texto? Explique.
7. “A gravidez precoce deve ser antes de tudo evitada, mas, ocorrendo, é cruel que condene a adolescente à ignorância e à pobreza.”
a) Qual o sujeito da forma verbal é ?
b) Cruel exprime um juízo de valor? Explique.
8. Exclusão escolar explicita por que os períodos compostos de que participam orações subordinadas substantivas são tão frequentes em textos dissertativos. Explique.
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