Exercício de intertextualidade com poema

Nesta rápida postagem quero compratilhar com vocês um exercício que levei para uma de minhas aulas de redação. A partir da discussão sobre intertextualidade, discurso e interdiscursividade, levei os alunos a pensar sobre as relações existentes entre estes dois textos na imagem. O poema “Meus oito anos”, de Casimiro de Abreu e “Meus oito anos”, de Oswald de Andrade. Vejam abaixo as questões que respondemos em apenas uma aula. Caso queira deixar suas respostas aí nos comentários, mando pra você o gabarito que apresentei para os alunos. Mas você pode se cadastrar na newsletter do blog e receber o exercício e o gabarito na próxima semana, pois mandarei para todos os assinantes da minha lista. Caso queira ler algumas coisas ainda sobre Enem e entender como se escreve uma redação nota 1000, visita o meu site Mais Educativo.

Exercício com o poema “Meus oito anos”

poema

1. Ambos os poemas se intitulam "Meus oito anos". Compare-os.

a) Qual é o tema de ambos os textos?

b) Como o tema é abordado no poema de Casimira de Abreu?

c) E como é abordado no poema de Oswald de Andrade?

2. Oswald de Andrade cita explicitamente o poema de Casimiro de Abreu, mas muda alguns de seus elementos, como o verso "debaixo dos laranjais", que troca por "sem nenhum laranjais".

a) Como você explica a concordância, ou a falta de concordância, em "sem nenhum laranjais"?

b) Que efeito de sentido essa opção provoca no texto?

c) Na opinião do poeta modernista, como seria uma infância de verdade?

3. Os dois poemas podem ser tomados como discursos, isto é, textos produzi­dos por um locutor numa determinada situação histórica e com a finalidade de criar certos sentidos, de atingir determina­dos interlocutores, etc. Levando em conta que todo discurso reflete uma ideologia, isto é, uma forma particular de ver e pen­sar o mundo, responda:

a) O discurso de Oswald de Andrade con­firma, aplaude ou nega o discurso de Casimiro de Abreu?

b) Que efeito o discurso de Oswald pro­voca no leitor do texto?

Postar um comentário

0 Comentários