Literatura: conceitos fundamentais

Recentemente assisti a um Hangout do Guia do Estudante, parceiro aqui do nosso blog no qual sua editora-chefe falava com um professor de Literatura sobre um período bastante importante, o Romantismo. Por causa deste episódio é que resolvi voltar ao início das aulas do Ensino Médio e fazer uma série de postagens falando sobre o assunto aqui no blog. Vamos, no entanto, começar dos conceitos fundamentais da Literatura.

Literatura: conceitos fundamentais

Conceitos fundamentais da literaturaA obra de arte escrita

  • Tudo o que falamos some no espaço.
  • São parecidos os elementos de uma classe. Leões, por exemplo, são parecidos. Mas não há leões iguais.
  • Uma classe pode conter subclasses.
  • Podem-se repetir as palavras, mas não como foram pronunciadas.
  • Quanto mais longa a frase, mais difícil repeti-la.
  • Uma parte da memória dos homens vem sendo assumida por instrumentos de gravação e registro.
  • Uma certa perda de memória se nota nos homens da vida moderna; uma prova disso é que estes não conseguem mais guardar provérbios.
  • Literatura é memória.

Função poética da linguagem

  • As palavras são símbolos, porque representam coisas, ideias.
  • Uma palavra ou símbolo tem referência quando aponta um objeto real.
  • Há palavras que não têm referência, porém sugestões (saci, fantasma, fada etc).
  • Quando uma palavra desperta nossa atenção mais para si do que para sua referência, dizemos que ela está provida de função poética.
  • A função poética de uma palavra tende a aumentar à medida que ela se repete ao longo do texto e se combina com outras expressões, igualmente poéticas.

Instrução para os exercícios de 1 a 7

Coloque um X nas afirmações que interpretam corretamente os elementos da obra de arte escrita.

1. (   ) A fala desaparece no espaço - mais por causa da desatenção do que por qualquer outro motivo.
2. (   ) Na natureza, nem todos os indivíduos são singulares: alguns vegetais, por exemplo, são exatamente iguais aos outros.
3. (   ) O que muda são as palavras, e não o modo de pronunciá-las.
4. (   ) Memória e tradição oral são fatores relacionados um com o outro.
5. (   ) As editoras trabalham basicamente com a informação tipografada.
6. (   ) A letra é um fator de preservação ou registro do discurso.
7. (   ) Com a agitação da vida moderna, os provérbios foram desaparecendo.

Gabarito dos exercícios acima

As alternativas que devem ser assinaladas são as de número 4, 5, 6 e 7.

Postar um comentário

0 Comentários