Exercícios complementares para 2º EM

No artigo de hoje vou compartilhar alguns exercícios que elaborei para minhas turmas de 2º EM. Neste bimestre temos trabalhado com alguns aspectos interessantes da linguagem. Além de tratar dos termos integrantes denominados complemento nominal e agente da passiva, trabalhamos nas aulas de gramática com a mudança de discurso direto para indireto, reconhecimento dos verbos de elocução e identificação das modalidades e aspectos dos verbos. Não coloquei gabarito porque fizemos a correção na própria lousa, juntos. Qualquer dúvida, coloquem aí nos comentários as respostas que interajo com vocês.

1-) Transforme o discurso direto em indireto, fazendo as devidas alterações:

a) – Não gosto de acordar cedo – disse a garota.

b) – Não fiz a tarefa porque estava com preguiça – afirmou o aluno.

c) – Amanhã irei ao médico – explicou o funcionário.

d) – Estou cansada de trabalhar – reclamou a mãe.

2-) Reescreva a fala abaixo, substituindo o verbo de elocução para que haja novos sentidos (pelo menos quatro verbos):

- Não sei o que estou fazendo aqui – afirmou o menino.

3-) Dê aos seguintes predicadores argumentos essenciais e não essenciais para que haja uma oração com sentido gramaticalmente:

a) Atrasado.

b) Caiu

c) Feliz

d) Disse

e) Escreveu

4-) Faça a ancoragem temporal, de modo que as orações abaixo se tornem gramaticais:

a) A escritora ____________um novo livro.

b) Muito calor

c) A comida esfriar

d) O bolo de chocolate

5-) Relacione as colunas, levando em conta o aspecto verbal expresso pelos verbos de ligação:

a) Progressivo, contínuo

b) Habitual, mais durativo

c) Conclusivo, pontual

d) Incoativo (início da ação)

e) Habitual, menos durativo

f) Interativo (repetição intervalar)

( ) Os alunos estão sempre reclamando da tarefa.

( ) Os corintianos estão sendo impacientes com o treinador do time.

( ) A professora foi impaciente com os alunos no momento da prova.

( ) A torcida fica feliz cada vez que seu time ganha.

( ) Os torcedores do São Paulo começaram a ficar chateados com os jogadores do time.

( ) Os alunos andam desinteressados de suas obrigações ultimamente.

6-) Reescreva a oração abaixo, de forma que a mudança do verbo auxiliar possa causar a mudança de sentido pedida:

“Os alunos do 2º ano precisam estudar mais.”

a) Necessidade

b) Obrigação

c) Desejo, vontade

d) Certeza

e) Permissão

Postar um comentário

0 Comentários