ESOPO E A LÍNGUA – interpretação de texto

No artigo de hoje você poderá ler uma prova de interpretação de textos baseada no texto “ESOPO E A LÍNGUA”. Atividades de interpretação são sempre o melhor caminho para preparar-se para as provas porque você acabará, invariavelmente, pegando o jeito das perguntas e entendendo o processo dos principais vestibulares. No artigo de hoje não temos o gabarito, mas as questões são bastante simples.

interpretação de textos

Prova de interpretação de textos

Esopo era um escravo de rara inteligência que servia à casa de um conhecido chefe militar da antiga Grécia. Certo dia, em que seu patrão conversava com outro companheiro sobre os males e as virtudes do mundo, Esopo foi chamado a dar a sua opinião sobre o assunto, ao que respondeu seguramente:
-- Tenho a mais absoluta certeza de que a maior virtude da Terra está á venda no mercado.
-- Como? – perguntou o amo, surpreso – Tens certeza do que estás falando? Como podes afirmar tal coisa?
-- Não só afirmo, como, se meu amo permitir, irei até lá e trarei a maior virtude da Terra.
Com a devida autorização do amo, saiu Esopo e, dali a alguns minutos, voltou carregando um pequeno embrulho. Ao abrir o pacote, o velho chefe encontrou vários pedaços de língua e, enfurecido, deu ao escravo uma chance para se explicar.
-- Meu amo, não vos enganei – retrucou Esopo --- A língua é, realmente, a maior das virtudes. Com ela podemos consolar, ensinar, esclarecer, aliviar e conduzir. Pela língua os ensinos dos filósofos são divulgados, os conceitos religiosos são espalhados, as obras dos poetas se tornam conhecidas de todos. Acaso podeis negar essas verdades, meu amo?
-- Boa, meu caro – retrucou o amo – Já que és desembaraçado, que tal trazer-me agora o pior vício do mundo?
-- É perfeitamente possível, senhor. E com nova autorização de meu amo, irei novamente ao mercado e de lá trarei o pior vício de toda Terra.
Concedida a permissão, Esopo saiu novamente e dali a minutos voltava com outro pacote, semelhante ao primeiro. Ao abri-lo, o amo encontrou novamente pedaços de língua. Desapontado, interrogou o escravo e obteve dele surpreendente resposta:
-- Por que vos admirais de minha escolha? Do mesmo modo que a língua, bem utilizada, se converte numa sublime virtude, quando relegada a planos inferiores, se transforma no pior dos vícios. Através dela tecem-se as intrigas e as violências verbais. Através dela, as verdades mais santas, por ela mesma ensinadas, podem ser corrompidas e apresentadas como anedotas vulgares e sem sentido. Através da língua, estabelecem-se as discussões infrutíferas, os desentendimentos prolongados e as confusões populares que levam ao desequilíbrio social. Acaso podeis refutar o que digo? – indagou Esopo.
Impressionado com a inteligência invulgar do serviçal, o senhor calou-se, comovido, e, no mesmo instante, reconhecendo o disparate que era ter um homem tão sábio como escravo, deu-lhe a liberdade.
Esopo aceitou a libertação e tornou-se, mais tarde, um contador de fábulas muito conhecido da Antiguidade, cujas histórias até hoje se espalham por todo o mundo.

(Autor desconhecido)

1) Essa narrativa tem como protagonistas:
( ) o amo e o patrão
( ) o chefe militar e o escravo
( ) o companheiro e o patrão
( ) o servo e o escravo

2) A passagem indagou Esopo” pode ser escrita, mantendo-se o mesmo sentido, como:
( ) respondeu Esopo;
( ) percebeu Esopo;
( ) perguntou Esopo;
( ) assegurou Esopo;

3) Segundo o texto, a língua tanto serve para as virtudes quanto para os vícios do mundo. Como exemplo de virtude e vício, respectivamente, podem-se citar:
( ) ensinamentos filosóficos e conceitos religiosos;
( ) discussões infrutíferas e obras literárias;
( ) rede de intrigas e desentendimentos;
( ) ensinamento das verdades santas e criação de anedotas vulgares;

4) Em “impressionado com a inteligência invulgar do serviçal...”, o adjetivo destacado significa:
( ) rara
( ) medíocre
( ) impopular
( ) respeitosa

5) Em Já que és desembaraçado, que tal trazer-me agora o pior vício do mundo?”, a oração destacada tem o sentido de:
( ) finalidade
( ) condição
( ) causa
( ) consequência

6) De acordo com o texto, quando a língua é mal utilizada, intrigas e violências verbais podem ser:
( ) confrontadas
( ) armadas
( ) superadas
( ) rejeitadas

7) Em “por ela mesma ensinadas...”, a palavra destacada está no feminino plural em concordância com:
( ) “violências”
( ) “anedotas”
( ) “verdades”
( ) “discussões”

8) Em “Ao abri-lo”, o pronome foi usado para substituir a seguinte palavra:
( ) pacote
( ) amo
( ) primeiro
( ) Esopo

9) O sentido de negação, em determinadas palavras, é dado por prefixos, como em:
( ) “impressionado” e “intrigas”
( ) “infrutíferas” e “desentendimentos”
( ) “desapontado” e “inteligência”
( ) “interrogou” e “ensinadas”

10) Nessa história, a libertação do escravo se deve ao fato de Esopo:
( ) fazer boas compras
( ) ser educado
( ) falar muito bem
( ) ter grande sabedoria

Para conferir vários exercícios com gabarito, acesse!

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