Aprendendo Português com Maurício de Sousa

Acho extremamente necessário levarmos quadrinhos para sala de aula. A despeito da opinião de alguns que acham que nossas provas estão infestadas de Calvin, Mafalda, Piratas do Tietê e outros personagens, vejo nas tirinhas uma chance ímpar de abordar assuntos que antes, quando usávamos apenas os textos clássicos de Camões, Pessoa ou mesmo dos nossos modernistas, era mais difícil. Espero que você entenda que não estou dizendo que a qualidade dos quadrinhos supera a dos nossos maiores escritores, mas que alguns assuntos são mais simples de serem introduzidos quando conseguimos criar um vínculo emocional com os alunos. Sobretudo nas séries iniciais, usava, e uso, quadrinhos da Turma da Mônica. Falei disso num artigo no blog Quero Aprender Português e hoje, depois de uma postagem no perfil da Turma da Mônica no Facebook, me vi guardando mais uma tirinha pra usar em minhas provas. Vejam só a história cujo humor se baseia simplesmente no uso bem pensado das palavras.

uso do hífen nas palavras

Se você não entendeu o humor da imagem, sugiro a leitura deste meu post referenciado nesta semana lá no Guia do Estudante.

Quer ver mais quadrinhos e até mesmo atividades usando as personagens da Turma da Mônica, acesse nosso blog sobre o assunto. Lá você verá um extenso material para séries iniciais e passatempos divertidos para as crianças.

Postar um comentário

0 Comentários